Início » Light Steel Frame enferruja? Entenda tudo sobre o material

Light Steel Frame enferruja? Entenda tudo sobre o material

Light Steel Frame enferruja? Entenda tudo sobre o material

O Sistema Light Steel Frame (LSF) é um tipo de construção que vem se expandindo significativamente por todo o Brasil há alguns anos. Isso porque essa tecnologia oferece uma série de vantagens na hora de erguer uma edificação, pela sua alta qualidade e durabilidade e também pela rapidez e economia que ela oferece.

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas quanto à segurança que o LSF oferece e se esse sistema consegue ser mais seguro que outros tipos tradicionais de construção. Entre as principais dúvidas está a preocupação referente à proteção contra o enferrujamento e se é possível construir com Steel Frame em locais de alta umidade.

Para esclarecer essas dúvidas e te ajudar a entender melhor o que é e por que vale a pena investir nesse sistema, o blog da Espaço Smart traz informações completas que vão te ajudar a decidir na escolha do Steel Frame para o seu projeto. Boa leitura!

O que é o sistema Light Steel Frame?

O sistema de construção conhecido como Light Steel Frame, utiliza perfis de aço galvanizado para formar a estrutura principal de edificações, sejam elas residenciais ou comerciais, substituindo as tradicionais construções em alvenaria ou madeira. Essa técnica é caracterizada pela montagem da estrutura com o uso de perfis pré-fabricados ou peças individuais de aço leve.

estrutura em light steel frame

O sistema é composto por perfis de aço galvanizado formados a frio, resultando em um material leve, resistente e durável, projetados para poderem se encaixar entre si formando a estrutura da edificação. Ou seja, com ele são formadas as paredes, lajes, telhados e outros elementos da estrutura principal.

Como seus componentes são pré-fabricados sob medida, podem ser facilmente transportados e montados no local da obra, reduzindo o tempo de construção em comparação com métodos convencionais e garantindo maior economia de materiais. Além disso, o uso do aço leve oferece uma estrutura mais leve em comparação com a alvenaria.

O sistema Light Steel Frame também permite maior flexibilidade dos projetos, dando uma maior liberdade arquitetônica e resistência a terremotos e outros eventos sísmicos e reduzindo os resíduos e lixo gerados durante a construção.

Confira: Steel Framing e a resistência a terremotos: saiba mais sobre a resistência desta incrível tecnologia de construção

Qual é o aço galvanizado certo para Steel Frame?

O tipo de aço utilizado no sistema Light Steel Frame é o aço galvanizado a frio produzido por um processo no qual o aço é revestido com uma camada de zinco (Z-275), sendo um produto seguro, altamente recomendado e amplamente utilizado nas construções nos Estados Unidos e Europa.

obra com fundição e estrutura em LSF

O revestimento de zinco aplicado ao aço proporciona uma resistência excepcional à corrosão, contribuindo para a durabilidade e a longevidade da estrutura, dependendo das especificações do projeto e dos requisitos da norma técnica aplicável.

Os perfis para steel frame vendidos na Espaço Smart possuem galvanização mínima de Z275 (275 g de zinco/m²), os perfis com esta galvanização são os mais utilizados. Para áreas litorâneas ou industriais de alta agressividade, são indicados os perfis com galvanização Z350 (350g de zinco/m²).

É importante que os perfis utilizados em sua obra tenham um revestimento de zinco adequado para garantir uma proteção eficaz contra a corrosão, especificados na ABNT NBR 15253, os perfis fornecidos pela Espaço Smart seguem todas as normas vigentes.

Quais são as vantagens do aço galvanizado no Steel Frame?

O uso do aço galvanizado no sistema Light Steel Frame oferece várias vantagens significativas que contribuem para a eficiência e durabilidade da estrutura. São, em geral, características que ajudam ainda mais a tornar esse sistema a escolha ideal e também por serem uma opção muito mais sustentável. Confira:

1. Proteção à corrosão

O revestimento de zinco (Z-275 e Z-350) proporciona uma excelente resistência à corrosão atuando diretamente como uma camada de proteção e impedindo o contato direto do aço com o ambiente, incluindo a umidade e a exposição a agentes corrosivos. Todo esse processo aumenta a vida útil da estrutura e reduz a necessidade de manutenção extensiva e em períodos curtos de tempo.

2. Durabilidade

O aço galvanizado é altamente durável e resistente, capaz de suportar altas cargas estruturais, movimentações térmicas e outras tensões por um período muito mais prolongado. Essa durabilidade resulta em uma estrutura estável e de longa duração.

3. Material reciclável

Exatamente por permitir maior flexibilidade no projeto arquitetônico, os perfis de aço galvanizado podem ser facilmente moldados e adaptados para criar estruturas personalizadas, permitindo uma variedade de designs arquitetônicos e possibilitando a incorporação de elementos estéticos.

Além disso, o processo de galvanização a frio não gera resíduos tóxicos, ajudando ainda mais na reutilização dos materiais da estrutura sem que eles percam suas propriedades físicas e mecânicas e permitindo que sejam reciclados no final de sua vida útil e transformados em novos produtos de aço.

4. Economia na fundação

O sistema Light Steel Frame é também super leve e oferece maior facilidade no transporte, na manipulação e na montagem de seus componentes. Essa alta leveza do aço ajuda a reduzir as cargas estruturais na fundação, gerando maior economia no projeto e durante a execução da obra.

obra grande com estrutura em LSF

5. Resistente à maresia

O processo de revestimento cria uma camada de zinco capaz de proteger toda a estrutura da corrosão da maresia. Para que essa resistência a maresia seja efetiva, essa camada de zinco utilizada no aço precisa ser a mínima prevista em norma para que ela seja segura, oferecendo uma barreira eficaz contra a umidade e a exposição a substâncias corrosivas, como o sal presente no ambiente marinho.

Após a sua leitura, confira: Por que não construímos casas no Brasil como os americanos?

Posso construir com Light Steel Frame na praia?

Sim, é possível construir uma excelente edificação usando o sistema Light Steel Frame em áreas próximas à praia ou mesmo em regiões litorâneas.

No entanto, ao construir sua casa na praia ou em áreas com alta exposição à maresia, é importante tomar algumas precauções para garantir ainda mais resistência e durabilidade da estrutura, como:

  • Em áreas de até 2.000 metros do mar ou industriais de alta agressividade é indicado a utilização de perfis com galvanização de Z-350 (350g de zinco por m²);
  • Garantir proteção contra corrosão adequada utilizando parafusos e conexões também resistentes à corrosão, de preferência de aço inoxidável e anticorrosivos.

Tenha sua casa de praia mais segura e durável com a Espaço Smart!

Com todas essas informações e detalhes sobre o sistema LSF para construções na praia você já pode investir sem problemas e sem dores de cabeça em seu projeto, não é mesmo? Para executar a obra, procure um profissional especializado em Steel Frame e método BIM para você acompanhar cada detalhe do seu projeto com segurança!

telhado com estrutura em LSF

E se você ainda quer saber muito mais sobre esse sistema incrível e pretende investir também em outros tipos de construção, aproveite para conferir tudo sobre o sistema Steel Frame aqui no blog e ficar por dentro dos mínimos detalhes.

Fique de olho nas nossas postagens novas toda semana e nos vemos na próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário