Início » Estrutura metálica para telhado: vale a pena?

Estrutura metálica para telhado: vale a pena?

casa com estrutura de telhado em steel frame

A construção de um telhado no sistema shingle exige uma série de fatores fundamentais para que sua estrutura consiga suportar e acomodar as telhas e o peso dos demais componentes do sistema. Antigamente, a opção mais utilizada era em madeira, mas isso vem mudando com os avanços da tecnologia.

A estrutura metálica para telhado, utilizada principalmente em construções do tipo Steel Frame, possuem alta eficiência e durabilidade, e por ser um tipo de material bastante versátil, proporciona uma produtividade de até 4 vezes mais metros quadrados instalados quando comparado aos materiais de madeira e metálicos soldados.

Por isso, se você planeja construir a estrutura de cobertura de sua casa ou área comercial utilizando esse sistema e quer conhecer as vantagens da estrutura para sua obra, o blog da Espaço Smart traz informações e detalhes completos sobre esse material para que você possa optar por ele com total tranquilidade. Acompanhe e aproveite!

O que é uma estrutura metálica?

As estruturas metálicas para telhado são estruturas projetadas especialmente para a cobertura de obras em Steel Frame, mas também podem ser usadas em outros tipos de construção quando necessário.

estrutura metálica em telhado

São tipos de estrutura que possuem grande durabilidade e uma vida útil muito maior que as utilizadas em madeira, ao apresentarem aço galvanizado em sua composição, sendo materiais projetados para sustentar e distribuir o peso da cobertura de forma muito mais adequada e segura.

Esse tipo de estrutura é caracterizado por não ser inflamável, pela sua resistência, durabilidade e capacidade de suportar grandes vãos sem a necessidade de pilares intermediários. Sua manutenção é extremamente baixa, necessitando apenas de vistorias periódicas por questões de padrão de segurança.

Seus perfis são produzidos em fábricas que estão conforme as normas da ABNT e recebem certificados de qualidade antes mesmo de chegar à obra. Apresentam alta facilidade de instalação, são muito mais seguras e permitem a elevação e finalização da obra em espaço de tempo muito menor.

O que é mais barato para telhado: estrutura metálica ou madeira?

As estruturas metálicas são, sim, muito mais baratas que outras mais tradicionais no mercado atualmente, além de apresentarem maior custo e benefício.

Por exemplo, para que a madeira utilizada na estrutura de cobertura tenha maior durabilidade e seja ideal para o uso, ela precisa ser configurada como madeira de lei e também precisa passar por tratamentos químicos para que se tenha maior resistência e proteção contra as adversidades, além disso, leva um tempo e mão de obra maior para ser instalada.

Sendo assim, a madeira se torna mais cara que uma estrutura em aço, ao necessitar de maior trabalho para ser utilizada em obras. Nas estruturas de cobertura metálica são usados materiais industrializados que já vem prontos da fábrica, logo, não há desperdícios de materiais gerando mais economia.

Outro fator que mostra seu ótimo custo-benefício da estrutura metálica no método construtivo Steel Framing, é que estruturas do tipo são extremamente eficientes, pois sua produtividade de execução quando comparada aos sistemas de madeira e sistemas metálicos soldados.

Para a montagem da estrutura são utilizados perfis em aço leve galvanizados e formados a frio, sendo essa galvanização a aplicação de uma camada fina de zinco que protege o aço e evita a corrosão. Também são naturalmente repelentes a pragas, como formigas, fungos e cupins.

visão externa de telhado de casa utilizando estrutura metálica

Após sua leitura, continue em nosso blog e confira: Desvendando os bastidores de uma construção em Steel Framing

Quanto custa o m² de estrutura metálica para telhado?

O custo da estrutura metálica para telhado pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como a área total a ser coberta, o tipo de estrutura, a localização geográfica e a complexidade do projeto.

Projetos mais complexos ou personalizados podem ter custos mais altos, enquanto estruturas padronizadas ou em grandes volumes podem ter custos mais baixos.

Esses custos podem variar de cerca de R$ 150 até R$ 400 por metro quadrado. No entanto, é importante ressaltar que esse valor é apenas uma estimativa e sua variação dependerá muito do projeto.

Por isso, é recomendável que se faça um bom planejamento de orçamentos focados no tipo de projeto e buscando fornecedores e/ou empresas especializadas em construção a seco, com entrega dos componentes e acessórios para todo o Brasil.

Confira: Estrutura pronta de cobertura metálica em Steel Frame

Vantagens da estrutura metálica para telhado

Já trouxemos diversos benefícios e comparativos sobre este tipo de estrutura, mas vale sempre a pena pontuar muito bem e enfatizar essas vantagens, já que é um sistema que cresce cada vez mais e tem grande potencial para quem procura a melhor combinação de custos baixos, velocidade na construção e durabilidade a longo prazo.

placas osb cobrindo estrutura metálica para telhado

10 motivos para utilizar estrutura metálica em cobertura

O sistema de estrutura em aço galvanizado para telhado oferece uma série de diferentes opções de construção, servindo muito bem para estruturas residenciais, comerciais e até mesmo para galpões e depósitos. Conheça alguns motivos para você investir:

  1. Maior tempo de vida útil quando comparadas à madeira;
  2. Material não inflamável e repelente aos fungos e pragas;
  3. Nível de manutenção quase nulo;
  4. Maior resistência estrutural;
  5. Zero desperdício de materiais;
  6. Maior nível de limpeza na obra;
  7. Não trincam e não empenam;
  8. Material extremamente leve;
  9. Redução significativa nas cargas da estrutura;
  10. Permite instalação em qualquer localização (áreas litorâneas, florestais, regiões chuvosas).

inicio de um projeto utilizando estrutura metálica

Espaço Smart: seu blog de construção com a melhor informação

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre esse sistema incrível? Então fique mais um pouco conosco e conheça também as mantas de subcobertura e suas vantagens e descubra o porquê elas são as melhores escolhas na hora de construir a sua estrutura metálica.

Tudo o que você precisa e procura em informação sobre Steel Frame e construção à seco aqui no blog da Espaço Smart você encontra. Fique de olho em nossos posts e tenha conteúdos novos toda semana!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar