Home Case de Sucesso Casa de Steel Frame de campo em 150 dias

Casa de Steel Frame de campo em 150 dias

Acompanhe nossa matéria e conheça como o sonho da casa de campo em Steel Framing se tornou real em 150 dias.

CASA DE STEEL FRAME DE CAMPO EM 150 DIAS

O Light Steel Frame é um sistema construtivo com estrutura em aço, que cada vez mais vem se tornando tendência construtiva e de sustentabilidade no Brasil. Ele possui  inúmeras vantagens econômicas e ambientais, além deste sistema construtivo possuir vida útil prolongada.

Ele possui vantagens e desvantagens como qualquer outro sistema construtivo, mas seus benefícios se superam dos sistemas construtivos tradicionais. Conheça tudo em nosso blog sobre o sistema construtivo em Light Steel Frame, um sistema inovador

O sistema é versátil e pode ser utilizado com diferentes modelos de projetos, inclusive com fachada de vidro. Ele pode ser pode ser construído por profissionais autônomos ou por construtoras, no sistema chave na mão ou somente mão de obra.

Pensando nas vantagens do sistema construtivo esta residência de campo foi construída em Steel Framing, ela está situada em Ponta Grossa no PR e possui 2 pavimentos com área total de 450m². É uma residência que possui grande destaque pois além de ser um projeto marcante ela é uma obra em Steel Frame no ano de 2014.

A construção a seco e as soluções usadas fazem parte de um sistema industrializado que torna os produtos mais eficazes, permitem rapidez na obra e perfeito acabamento. 

O steel Frame é um tipo de construção civil onde a estrutura é feita de aço, além disso o aço é galvanizado para proporcionar maior durabilidade.

O proprietário Rogério relata que “Sempre quis um sistema que misturasse sustentabilidade com eficiência termo acústica. Estou extremamente satisfeito com a minha casa de campo. Minha experiência com a Espaço Smart foi excelente! Equipe muito qualificada tecnicamente!”

casas de steel frame

Entendendo as soluções de Light Steel Framing usadas:

Mezanino: para a laje do mezanino do segundo pavimento foi utilizado o Painel Wall de 40mm. Elas são placas para laje seca e permitem qualquer tipo de acabamento, além de possuírem excelente termoacústica, proteção contra cupins e alta resistência a cargas distribuídas.

Segundo Renan, um dos diretores da Espaço Smart, “essa decisão agradou bastante pois foi uma solução rápida e bem resolvida.” Para os banheiros do mezanino foi optado por não realizar rebaixo da laje na área do box sendo utilizado como solução o sóculo.

SmartSide LAP: Foi utilizado para revestimento externo da casa em LSF, deixando o projeto bonito e funcional, além de:

Possuir textura de madeira;

Revestir, vedar e contraventar a estrutura;

Tem proteção contra cupins e fungos;

Rápida instalação;

Diminuição do acumulo de sujeira e pó;

Conheça o case de sucesso de uma casa em steel framing que foi utilizado o Smartside LAP, trazendo beleza e praticidade a obra.

Piso Vinilico: Para melhor conforto e aconchego dos ambientes do piso superior e escada foi optado pelo piso vinílico. Eles oferecem praticidade na instalação, ajudam no isolamento termoacústico e possuem alta durabilidade. Neste caso o piso foi instalado direto no Painel Wall. O modelo de piso vinílico instalado no local é o modelo clicado, ele facilita a instalação pois não é necessário o uso de adesivo.

Materiais Termoacústicos: Como a região onde se situa a residência é muito fria e com forte incidência de vento, foi realizado isolamento com lã de vidro de 50mm em todas as paredes, assim proporcionando um desempenho melhor em isolamento térmico, deixando o ambiente com temperatura agradável.

casas de steel frame

Segundo Rafael Neumann da Espaço Smart, “Internamente a casa possui um ambiente de pé direito duplo que traria uma falta de privacidade entre os ambientes inferior e superior caso essa área não fosse tratada acusticamente. Então foi desenvolvido um sistema de parede revestido com Nexacustic 16 na cor Machiatto de um lado e do outro painéis absorvedores Decorsound. Essa solução trouxe um conforto acústico interno à casa”.

Esquadrias de PVC: Foram escolhidas esquadrias de PVC com vidro duplo pois proporcionam altos índices de isolamento acústico. Além de possuírem baixa condução de frio ou calor mantendo o ambiente quente no inverno e fresco no verão.

Telhas Shingle: Para completar o belíssimo projeto foi optado pelo sistema de telhado SMART Shingle. Esse sistema é o único 100% estanque do mercado com alta resistência e leveza. A beleza do telhado ficou inconfundível, sendo um dos destaques da casa.

Além das soluções citadas, nesta obra também podemos verificar como o sistema Steel Frame tem total compatibilidade com outros materiais, como o fogão a lenha e a churrasqueira que foram construídos em alvenaria, os pilares da varanda que são de aço galvanizado e revestidos de madeira natural e a parede externa de Steel Framing revestida com pedras. Mas para que a obra seja bem sucedida é necessário que os materiais de revestimentos sejam planejadas na fase de projeto para serem consideradas no cálculo estrutural.

Renan, também explicou sobre a obra que “um dos grandes desafios além dos grandes vãos, foi a lareira existente no centro da sala de estar, como ela era suspensa a chaminé foi fixada na estrutura da cobertura. Para isso foi necessário analisar a melhor forma de instalação para que ela não ficasse instável e se movendo.”

Segundo Rafael Buss, engenheiro responsável pelo projeto estrutural em steel frame “este projeto foi complexo devido a obra ter grandes vãos sem paredes (conceito aberto com ambientes integrados) e grandes esquadrias, sendo necessário um cálculo estrutural preciso e minucioso. A obra foi realizada totalmente em aço leve, os pilares da varanda foram projetados com encaixes como se fossem legos para proporcionar melhor resistência. Também foram inseridos elementos de travamento para enrijecer a estrutura da casa.’’ casas de steel frame

Rafael continua: “na estrutura do telhado que era consideravelmente grande e com forte ação dos ventos por ser um local aberto foi necessária uma análise e cálculo especial, que levou em consideração a força dos ventos para o dimensionamento. Os elementos de estrutura (tesouras) mediam 10 metros de comprimento e para que não existisse problemas de deformações foi necessário reforços estruturais nas tesouras.”

Nesta obra foi optado pela pré montagem dos painéis fora do canteiro de obras, assim os painéis chegavam prontos evitando adversidades. A obra era distante da cidade e se houvesse necessidade de qualquer material ou ferramenta que não estivesse no local atrasaria a obra.

Qual o tempo do início a finalização da obra?

A construção teve início após o tempo de cura do radier (fundação rasa), começando com a montagem dos perfis de aço galvanizado, esta etapa foi concluída no prazo de 30 dias.

Na segunda etapa, que ocorreu até os próximos 60 dias de obra foram realizadas as instalações elétricas e hidráulicas.

Na etapa a seguir, foram iniciados as fixações das placas e os acabamentos na qual teve duração de 90 a 120 dias de obra.

E a finalização total da obra ocorreu no prazo de 150 dias.

A qualidade e rapidez da obra se tornaram um diferencial para a obra, além de ser um sistema extremamente durável, que gera menor impacto ao meio ambiente.

Conheça o showroom interativo do sistema em nossas lojas físicas e conheça todas as vantagens deste sistema de alta qualidade e rapidez. Conheça todas as matérias sobre a construção a seco em nosso blog e escolha os materiais corretos para sua obra.

Acesse no e-commerce e fique por dentro das novidades da construção a seco, você pode comprar sem sair da comodidade de seu lar! E caso tenha dúvidas, nossa equipe de atendimento está pronta para lhe ajudar pelo whatsapp!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar