Início » Steel Framing e a resistência a terremotos

Steel Framing e a resistência a terremotos

Será que o sistema Steel Framing é resistente a terremotos? Saiba mais sobre a resistência desta incrível tecnologia de construção

O Steel Framing é uma inovação na arte de construir, que utiliza perfis de aço leve e galvanizado como base estrutural, deixando para trás as tradicionais vigas e pilares de concreto.

Esse método moderno e dinâmico tem se tornado cada vez mais popular em diferentes partes do mundo, graças à sua eficiência, velocidade de montagem e liberdade criativa para os projetos arquitetônicos. É uma técnica que alia tecnologia e praticidade, oferecendo soluções sustentáveis e econômicas para a construção civil.

O Steel Frame possui uma alta resistência, pois devido a composição de sua estrutura leve, flexível e que absorve impactos, ele apresenta vantagens significativas em relação as construções tracionais de alvenaria frente a terremotos.

Resistência do Steel Frame

As construções em Steel Frame possuem uma estrutura bastante resistente e durável, isso se deve ao uso de perfis de aço galvanizado que são leves, porém muito resistentes, e que são unidos por meio de parafusos e outros elementos de fixação.

Quando são utilizados materiais industrializados a qualidade final da obra é maior, trazendo mais durabilidade, eficiência e um acabamento mais uniforme.

As estruturas em Steel Frame são projetadas para suportar diversos tipos de cargas, como o peso da própria construção, além de ventos e outros fenômenos naturais. Além disso, o uso de materiais resistentes à corrosão, como o aço galvanizado, faz com que essas construções tenham uma vida útil muito longa.

Com sua estrutura altamente dinâmica e interligada, o Light Steel Frame demonstra uma notável capacidade de lidar com as forças do vento, distribuindo adequadamente suas cargas. Mas essa é apenas uma das razões pelas quais as casas construídas com essa técnica são conhecidas por sua segurança excepcional.

Durante o Furacão Andrew em 1992, que devastou o sul da Flórida, as casas em Steel Frame se destacaram por sua resistência notável. Além disso, estudos indicam que o sistema em Light Steel Framing oferece maior resistência a terremotos em comparação com o método construtivo tradicional.

Muitas pessoas erroneamente atribuem a resistência de uma construção ao seu peso, no entanto esta suposição é um engano, pois a resistência não é determinada pela massa do edifício e sim na combinação de fatores como o projeto, sistema construtivo, materiais e execução.steel-frame-terremoto

O peso do edifício em alvenaria ajudará a manter a construção no chão, resistindo perfeitamente a cargas de ventos e impactos como uma batida de um automóvel, mas no caso de um terremoto a própria terra se move, movendo a fundação do edifício. A massa que está se movendo é tão grande que o peso do edifício não faz diferença, sendo jogada de um lado para outro.

E quanto maior a massa do edifício em movimento maior será a força exercida sobre os elementos da estrutura e sobre as ligações entre estes elementos, ou seja, quanto mais pesado for o edifício, mas força ele tem para se despedaçar.

A construção em alvenaria é uma estrutura robusta, rígida e pesada, assim ela não aceita movimentações, o que pode levar a sua desintegração durante um terremoto.

Uma estrutura mais leve como o Steel Frame sofre menos força da massa do próprio edifício, o aço é um material extremamente resistente e leve que absorve as vibrações e movimentos, não apresentando deformações excessivas e menos riscos aos usuários, pois é uma estrutura projetada para absorver diferentes tipos de ações externas.

Steel Framing e terremotos

Terremotos são eventos naturais que podem causar danos às estruturas e afetar as pessoas de maneira devastadora, podendo derrubar um edifício em poucos minutos.

Embora o Brasil não seja considerado uma região de alto risco sísmico a utilização do Steel Framing é uma opção que traz mais segurança, pois ele apresenta um ótimo desempenho frente a tempestades e terremotos. Por isso é o principal tipo de construção nos Estados Unidos e locais com incidência de abalos sísmicos, pois, como ele absorve estas solicitações externas o edifício torna-se mais seguro do que um sistema com estrutura rígida.

Como a construção em Steel Framing é mais leve e flexível do que a alvenaria ele possui menos massa e menos força para quebrar-se durante os tremores de terra.

No entanto, é importante destacar que, para que estas construções sejam resistentes a terremotos, é necessário um projeto com cálculos especiais para as cargas especificadas, além da qualidade da construção e montagem, bem como o planejamento adequado da obra.

O Steel Framing absorvendo as oscilações e tremores sem sofrer deformações significativas, além disso, a estrutura leve e flexível do sistema construtivo faz com que a edificação apresente menor massa, o que reduz a força exercida sobre o solo e minimiza os danos em caso de abalos sísmicos.

Também é necessário analisar cuidadosamente o impacto dos ventos para ser feito o cálculo de acordo com a localização da construção, uma vez que a intensidade varia de região para região. Os cálculos levam em consideração tanto as forças estáticas quanto dinâmicas dos ventos, a fim de desenvolver um projeto capaz de suportar essas cargas.

Quando necessário, reforços são planejados com antecedência para garantir que a estrutura não sofra deformações indesejáveis. Em áreas com alta atividade sísmica, é comum que se incluam requisitos para que as estruturas sejam capazes de resistir aos fortes terremotos.

A estrutura em aço pode ser uma opção preferida para algumas dessas regiões, devido à sua capacidade de flexão e resistência à tração, o que pode ajudar a evitar falhas estruturais durante um terremoto. Confira neste vídeo um teste simulando um abalo sísmico:

Os perfis de aço galvanizado são muito flexíveis e, por isso, em caso de impacto forte, eles se dobrariam reduzindo o impacto na estrutura do prédio. Isso significa que caso ocorra o evento sísmico máximo para o qual ele foi projetado, poderá surgir deformidades, mas o edifício não sofrerá um colapso progressivo como ocorre em um edifico de alvenaria. Assim, o prédio não cairia sobre dos moradores, o que evitaria consideravelmente acidentes com vítimas.

Edificação eficiente

Construir com o sistema em Steel Framing é uma escolha extremamente vantajosa, com alta resistência, durabilidade e uma opção mais rápida e sustentável. A segurança é garantida pelo seu processo construtivo que seguem rigorosos padrões de qualidade e segurança.

É um sistema construtivo que reúne diversos benefícios e muito claramente como vimos possui alta resistência, sendo um sistema diferenciado e de qualidade construtiva. Conheça mais sobre o Steel Frame em nosso conteúdo do Blog.

Conheça pessoalmente o sistema construtivo em nossas lojas físicas, e venha fazer seu orçamento conosco, diretamente na loja ou pelo nosso atendimento do WhatsApp. Sua residência e sua família merecem a eficiência e qualidade do Steel Framing.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário