Início » Como colocar piso vinilico em 5 passos (+ dicas)

Como colocar piso vinilico em 5 passos (+ dicas)

réguas de piso vinílico

Colocação de piso vinílico: guia para instalar

O piso vinílico vem sendo cada vez mais utilizado em projetos residenciais e comerciais devido aos seus inúmeros benefícios, como excelente manutenção térmica, praticidade e rapidez na instalação e pouca necessidade de manutenção ao longo do tempo.

Se você já conferiu nosso guia sobre piso vinílico, quais são os tipos e onde comprar, acompanhe agora nosso passo a passo de como colocar o vinílico, como nivelar o contrapiso e quais são os produtos essenciais para a preparação do piso. Conheça as etapas:

1. Nivele o contrapiso

Um dos problemas enfrentados posteriormente pela falta de preparação do contrapiso é o aparecimento de bolhas nas réguas, manchas internas e, até mesmo, ele ficar mal-acabado e torto, sendo identificado isso apenas ao final da aplicação do revestimento. Para evitar isso, a preparação do piso é essencial e indispensável.

Em pisos que já possuem cerâmica, você pode fazer a aplicação e distribuição de uma massa niveladora, ela será responsável por deixar o piso liso e uniforme, sem os vãos do rejunte ou ondulações do desenho da cerâmica.

Se você possui apenas um contrapiso após limpar todo o local, aplique um primer autonivelante para garantir a minimização dos defeitos de bases porosas, assim como evitar o aparecimento de bolhas ou o descolamento da superfície.

pessoa aplicando massa niveladora em contrapiso

2. Limpe toda a superfície do piso

Após a preparação do piso, seja com a aplicação da massa ou do primer, dê o intervalo de tempo necessário para a secagem indicada pelo fabricante do produto, para somente depois realizar novamente a limpeza do local. Reforçamos que a limpeza é extremamente importante para que você garanta a total fixação das réguas.

Em caso de realizar a limpeza com um pano úmido, deixe o contrapiso secar completamente antes de seguir com os próximos passos. O importante é nunca deixar o piso com uma textura empoeirada, áspera ou porosa.

3. Faça uma paginação do vinílico

Disponha as réguas sobre o local onde elas serão instaladas, já realizando os cortes necessários nas peças. Essa é a etapa em que você fará as projeções do seu piso, conferindo o total de réguas necessárias, bem como já conferindo uma prévia do resultado do seu revestimento.

Invista todo o tempo necessário nesta etapa para que você já planeje todos os acabamentos, cantos, entradas e saiba gerenciar as sobras de materiais e os cortes necessários.

4. Aplique a cola e fixe as réguas

Com toda a superfície pronta e as peças já paginadas, você pode começar a aplicação do adesivo colante para vinílico, espalhando-o com o auxílio de um pincel e esperando que ele dê uma leve fixação, para apenas depois colocar as réguas sobre o piso.

pessoa fixando réguas de piso vinílico no contrapiso

Ao colocá-las sobre o adesivo, pressione-as para garantir a fixação total. Você pode utilizar um martelo de borracha como apoio, batendo levemente sobre o vinílico para dar maior aderência.

5. Finalize instalando os rodapés

Não é recomendado pisar sobre o piso enquanto ele ainda estiver úmido. Espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante e somente após o intervalo necessário você pode finalizar o piso do seu ambiente, instalando os rodapés. Existem adesivos que auxiliam a fixação das peças como também você pode aplicá-lo com o auxílio de um prego sem cabeça.

Finalize seu ambiente distribuindo sua mobília e decoração!

O que aplicar antes do piso vinílico?

Antes do piso vinílico é essencial que você aplique produtos para preparação de piso, como a massa niveladora, quando se tratar de um piso com cerâmica e um primer autonivelante quando se tratar apenas de um contrapiso. Independentemente do local, sempre antes de instalar o piso vinílico é essencial que você impermeabilize, nivele e regule toda a superfície.

Pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica?

Sim! Mas antes de aplicar, sempre utilize uma massa niveladora para deixar o piso liso e sem as ondulações dos rejuntes ou do desenho da cerâmica. Os pisos vinílicos podem ser colocados nos ambientes e superfícies internas, desde que preparado o contrapiso conforme as orientações repassadas pelo fabricante.

Quanto tempo demora para o piso vinílico secar?

A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas. Ao não seguir as orientações de intervalo recomendadas, você pode acabar por criar desníveis nas réguas do vinílico, bem como estimular o aparecimento de bolhas e descolamento das peças.

Vale a pena instalar piso vinílico?

Sim! Atualmente, o piso vinílico possui um dos melhores custo-benefício em revestimento interno, além de ser prático e rápido de instalar! Este é um revestimento durável e exige pouca manutenção, sendo uma das melhores escolhas para quem preza por conforto térmico e acústico, além de beleza para diferentes propostas de ambientes.

Leia também: Conheça as 10 Vantagens do Piso Vinílico

piso vinílico instalado em metade de um ambiente

Agora que você já sabe como é feita a instalação do piso vinílico, continue em nosso blog e conheça 10 razões para utilizar carpete em sua residência e deixá-la confortável, sofisticada e moderna!

Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

2 Comentários

Raimundo Nonato dos Santos Dutra 26 de fevereiro de 2024 - 21:36

Quero participar de cursos de aplicação dos pisos citados acima.

Responder
Ana Claudia Thomaz 29 de fevereiro de 2024 - 10:30

Olá, Raimundo! Tudo bem? Oferecemos treinamentos de instalação de piso vinílico em nossas lojas, na Smart Academia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento através deste WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5542991543845 e nos informe sua região. Assim, poderemos direcioná-lo à loja mais próxima e informar a data do próximo treinamento.

Responder

Deixe um comentário