Início » Qual tipo de piso escolher no meu projeto em Steel Frame?

Qual tipo de piso escolher no meu projeto em Steel Frame?

Por conta da grande quantidade de tipos de piso com seus diferentes acabamentos, as mais diversas cores e também os seus formatos distintos que a escolha, muitas vezes, acaba sendo complicada até mesmo para quem trabalha diretamente na criação do projeto, como arquitetos e designers de interiores.

E para te ajudar nessa decisão e oferecer uma orientação clara para escolher o tipo ideal de piso, o blog da Espaço Smart traz um guia completo com os principais modelos de pisos disponíveis no mercado atualmente, indicando quais são eles e como eles podem se encaixar adequadamente na sua construção, seja ela convencional ou no sistema Steel Frame.

Continue lendo e aproveite todo o nosso conteúdo!

Tipos de piso: conheça quais são, onde usar e como escolher

Uma das perguntas que mais surge durante o projeto de uma obra ou reforma é “Será que é possível utilizar qualquer tipo de piso para esse tipo de ambiente?” Bom, a resposta nesse caso é simples: depende.

Existem fatores que podem fazer a escolha ser ainda mais assertiva, como a temperatura média do local da construção, umidade, qual o cômodo onde o piso será instalado ou mesmo se haverá tráfego constante naquele espaço.

Atualmente existem diferentes tipos de piso disponíveis no mercado e cada um com suas particularidades, como cores, formatos, texturas e também produzidos com diferentes materiais. Ou seja, cada um deles conta com suas próprias características únicas.

Entre os principais e mais aconselhados para uso em projetos Steel Frame estão os pisos:

  • Porcelanato — produzido em cerâmica de alta qualidade e fabricado com 70% de minerais e 30% de argila;
  • Cerâmicos — feitos com uma mistura de pelo menos 70% de argila e outros 30% de compostos como pedras;
  • Ladrilho — oferecendo estética moderna e charme artesanal;
  • Mármore — um revestimento elegante e sofisticado que pode ser usado em muitos ambientes;
  • Granito — revestimento bastante popular e extremamente resistente a riscos, manchas e calor;
  • Laminado de madeira — apresenta aparência semelhante à madeira natural devido à sua lâmina de madeira na camada superior;
  • Piso vinílico — essa é a opção mais versáteis e com melhor custo e benefício para diversos ambientes, além de também poder revestir pisos em locais de alta circulação.Casa de alto padrão com piso vinílico

Acesse e confira quais são as 7 principais diferenças entre Piso Vinílico e Laminado.

Todos os tipos de pisos mencionados são perfeitamente adequados para construções em estrutura Steel Frame, pois oferecem as condições ideais de instalação para esse tipo de obra. Além disso, eles podem ser facilmente adaptados para se adequarem a qualquer ambiente em que forem utilizados.

No entanto, é preciso observar alguns detalhes muito importantes relacionados ao tipo de piso e ao ambiente propriamente dito, já que cada um dos espaços irá apresentar particularidades específicas que delimitam os pisos que podem ser instalados ali. Confira os exemplos!

Piso para cozinha

Ao escolher pisos para uma cozinha é importante considerar principalmente a resistência do piso à umidade, já que essa é uma área propensa à presença de água e vapor, sendo necessários pisos produzidos em materiais que não sejam facilmente danificados ou deformados quando expostos à umidade.

Piso para banheiro

A mesma dica também se refere aos pisos direcionados para instalação em banheiros. Nesse caso, é preciso ter ainda mais cautela e escolher com muito mais atenção, já que essa é uma área com nível de umidade ainda mais alto, por ser nesse espaço onde ocorrem atividades como banho e uso de pias e chuveiros. Cerâmicas ou porcelanatos são ótimas opções.

Piso para sala

Uma das principais questões que devem ser observadas no momento da escolha do piso para sala é o estilo decorativo do ambiente, bem como as preferências pessoais de quem irá utilizar o ambiente. Para a sala de estar, os pisos vinílicos costumam ser uma ótima escolha, sendo encontrados em uma ampla variedade de estilos, cores e padrões.

Além disso, o vinílico oferece uma sensação mais confortável sob os pés, tornando-o uma escolha agradável para um ambiente onde se costuma passar bastante tempo.

Piso para quarto

Na hora de escolher o piso certo para o quarto, além do visual citado anteriormente, também é importante ficar atento ao conforto térmico que o piso oferece, o isolamento acústico mais adequado, o nível de facilidade de limpeza e, claro, a estética e estilo do piso combinando com todo o design da construção como um todo.

quarto com piso vinílico

Após a sua leitura, conheça as 10 Vantagens do Piso Vinílico.

O que avaliar na hora de escolher o tipo de piso?

Além de pensar qual o melhor tipo de piso para cada ambiente e também na estética de cada um deles, é preciso também avaliar alguns fatores muito importantes para fazer a melhor escolha e optar pelo tipo de piso ideal.

Em suma, é fundamental observar qual piso irá oferecer a melhor otimização do espaço, assim como a funcionalidade dele para o ambiente, seja ele um ambiente residencial ou mesmo comercial. Confira o que você deve avaliar na hora de escolher o tipo de piso!

1. Finalidade do ambiente

Ao avaliar a finalidade do piso para o ambiente ao qual ele será instalado, é essencial observar a quantidade de pessoas que irão transitar por aquele ambiente. Em casos de espaços comerciais, o piso precisa, obrigatoriamente, oferecer ainda mais durabilidade e resistência ao desgaste. Outro requisito é a sua praticidade de limpeza e manutenção.

2. Necessidade de manutenção

Agora, quando se trata da manutenção do piso, é importante destacar que diferentes tipos exigem cuidados específicos. É necessário esclarecer alguns fatores para entender as necessidades de cada um.

Em geral, os pisos podem apresentar resistência a manchas, riscos e arranhões, mas também é preciso ficar de olho na sensibilidade a produtos químicos ou mesmo se eles irão exigir algum tipo de tratamento especial ao longo do tempo, como polimento, selagem ou aplicação de ceras.

3. Capacidade antiderrapante

A capacidade antiderrapante de um piso é um dos fatores principais que devem ser observados com muito cuidado para garantir a segurança de quem utiliza ou transita por aquele espaço, especialmente em áreas propensas a escorregões, como banheiros, cozinhas e áreas externas.

O coeficiente de atrito e textura da superfície precisam ser verificados e observados com muita atenção e, em casos de necessidade, a instalação de revestimentos antiderrapantes pode ser de grande ajuda.

4. Facilidade de instalação

Quando for escolher o tipo de piso para sua obra, verifique também se o piso que será usado oferece uma instalação dinâmica. Pisos vinílicos colados e clicados (com sistema de encaixe), são opções práticas e não necessitam de ferramentas especializadas, tornando a instalação mais rápida.

No entanto, em certos ambientes, a instalação de pisos de mármore ou granito pode demandar um processo mais complexo, como colagem ou assentamento com argamassa.

5. Melhor custo-benefício

Quando se fala em termos de qualidade, durabilidade e estética, é preciso avaliar o melhor custo-benefício para cada tipo de piso disponível.

Para isso, compare os preços considerando os custos por metro quadrado ou por peça e levando em conta também o espaço ao qual será colocado e quais são os métodos de instalação de cada um.

Um último ponto, observe o custo de manutenção que eles podem apresentar e faça comparações detalhadas de cada uma das diferentes opções.

Qual é o piso mais fácil de instalar?

A facilidade de instalação do piso dependerá dos diferentes fatores de cada modelo. No entanto, existem alguns tipos considerados mais fáceis de colocar, por oferecerem sistemas de encaixe.

piso vinílico fácil de instalar

Ao adquirir pisos vinílicos para o seu projeto, é sempre recomendado seguir as instruções do fabricante e, mais do que isso, a contratação de profissionais especializados para garantir uma instalação adequada e duradoura.

Os pisos vinílicos, por exemplo, podem ser encontrados em duas opções: os clicados com sistema de encaixe e os que são colados, ambos permitem cortes fáceis para adaptação e ajuste nos mais variados ambientes.

Após a sua leitura, confira também mais sobre o piso vinílico: o que é, onde comprar e preço médio!

Espaço Smart: inspiração inovadora, eficaz e sustentável!

Agora que você já conhece e sabe exatamente quais são os tipos de pisos para construções no sistema Steel Frame, e também quais são os melhores para cada tipo de projeto e espaço, aproveite e confira também as melhores técnicas para colocar piso vinílico em 5 passos e mais algumas dicas para ter qualidade na instalação.

Conheça tudo sobre as inovações em revestimento e construção Steel Frame com o blog da Espaço Smart e tenha as informações certas para seus projetos. Nos vemos na próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário