Home Aprenda Ciclo de vida de um edifício

Ciclo de vida de um edifício

Você sabia que existe um ciclo de vida para os edifícios? Saiba como funciona e quais são as etapas que ele compreende!

Quando se fala em ciclo de vida de um edifício, normalmente nos referimos ao seu ciclo construtivo, mas há outros aspectos que também merecem atenção, como o ciclo de vida de uma edificação.

Em virtude da preocupação com o mercado da construção em relação ao meio ambiente, foram criadas iniciativas de análise do ciclo de vida das edificações.

Inicialmente ela visava reduzir custos operacionais, mais tarde foram incluídas mais opções visando uma obra sustentável com vida longa. Existem muitas edificações que ainda não levam em consideração os impactos ambientais negativos que a escolha de certos materiais e sistemas construtivos podem fazer no meio ambiente.

E isso também prejudica o imóvel ao longo de sua vida útil na questão de eficiência energética, pois geralmente estes impactos não são pensados no momento em que o projeto é elaborado. É importante que a estrutura do estudo tenha início com a escolha dos materiais e do método construtivo, com isso o projeto é aprimorado e consequentemente ajuda a reduzir os impactos ambientais.

Surgiu então a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), a qual busca avaliar os impactos das edificações em toda sua vida útil, desde o projeto até a demolição (quando necessária). As edificações devem ser projetadas para ter um longo tempo de uso e os materiais utilizados podem influenciar.

ciclo de vida de uma edificação

São reunidas informações e avaliações de entradas, saídas e potenciais impactos que podem ser produzidos ao longo da vida útil do edifício. A análise inicial da edificação se dá pelo terreno, o impacto que o edifício causará no entorno e as condições climáticas do local.

O transporte, utilização dos materiais e manutenção também podem interferir na qualidade do ciclo de vida. Os insumos que apresentem uma boa performance ambiental e econômica aliadas a tecnologia garantem uma construção eficiente.

A Análise do Ciclo de Vida auxilia e mensura a performance ambiental dos insumos, sistemas e instalações. A avaliação leva em consideração desde a extração de matéria prima para a fabricação dos materiais e componentes utilizados até a reciclagem e reutilização.

O estudo do ciclo de vida é divido em 5 fases: Definição de objetivo e escopo, análise de inventário do ciclo de vida (ICV), avaliação de impactos de ciclo de vida (AICV) e interpretação de resultados.

Na etapa de definição de objetivo e escopo a equipe de projeto deve analisar os impactos que o sistema pode trazer no entorno e o processo da edificação.

Na análise do inventário são coletados os dados e cálculos dos insumos a serem utilizados e seu impacto no meio ambiente. É a etapa que demanda maior tempo, pois nem sempre os dados são de fácil levantamento.

Na fase de avaliação dos impactos, são classificados, caracterizados, normalizados, agrupados e ponderados os dados coletados.

A interpretação dos dados conclui este processo de análise, assim escolhendo os melhores insumos, operação e manutenção da edificação.

Todas as fases podem ser revistas e revisadas, de forma que o resultado seja consistente com o objetivo proposto.

Construções Inovadoras

Como vimos, um edifício pode ter seu ciclo de vida mensurado, sendo estudado e reavaliado para se tornar mais eficiente e que esteja em conformidade com a sustentabilidade.

A escolha dos materiais e sistema construtivo mais tecnológico e industrializado se tornam as opções que mais se encaixam no proposito. O Steel Frame, veio com esta pegada tecnológica e sustentável, é um tipo de construção totalmente industrializado, onde seus materiais já vêm prontos de fábrica para a montagem, são padronizados e com alta qualidade.

A montagem do sistema Light Steel Framing é rápida, sem desperdícios, sem sujeira e entulhos, além disso, é um sistema com excelente desempenho termoacústico, trazendo mais qualidade de vida e fidelidade ao orçamento. A principal característica do sistema é sua exuberante e resistente estrutura metálica, que é feita com perfis de aço galvanizado conformados a frio.

Steel Frame

Para fechamentos internos e externos da estrutura de aço são utilizadas placas com materiais e resistências diversificadas,  são adicionados isolantes térmicos e acústicos no interior das paredes, como a lã de rocha, de PET e de vidro.

Uma residência com estrutura em Steel Frame possui menor peso estrutural se comparando a uma obra convencional, a obra em Steel Frame também se destaca na instalação elétrica e hidráulica . Acesse nosso blog de conteúdos e fique por dentro de mais informações.

A análise do ciclo de vida na construção civil traz praticas inovadoras que contribuem com o meio ambiente. A Espaço Smart preza pela qualidade dos projetos, materiais e sistemas para a construção de edifícios eficientes, inteligentes e sustentáveis. Conheça mais sobre nossos serviços e materiais, visitando nossas lojas físicas ou acesse nosso site!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar