Início » Por que não construímos casas no Brasil como os americanos?

Por que não construímos casas no Brasil como os americanos?

casa americana branca

Muito se fala sobre a facilidade e rapidez com que são construídas casas na América do Norte e como isso é tão difícil, demorado e custoso no Brasil. Por mais que muitos processos sejam repetidos, o resultado nunca é o mesmo e muitas pessoas sonham em um dia ter uma bela casa americana em seu terreno.

Descubra no conteúdo de hoje como são as casas nos Estados Unidos, de que modo elas são feitas e por que o tipo de construção utilizada costuma ser mais comum em outros países do que no Brasil e como você pode adaptar esse tipo de construção em diversos tipos de projetos, seja residencial ou comercial. Confira!

 

Por que não se fazem casas no Brasil como nos Estados Unidos?

No Brasil, para se iniciar o levantamento de paredes no sistema tradicional em alvenaria, é necessário que se utilize vergalhões, criar pilares, montar vigas e realizar um extenso trabalho com a colocação de blocos de concreto, distribuição de cimento e montagem de tubos de PVC e caixas de luz, além de, claro, finalizar com os revestimentos em azulejos.

Além de demorado, o modelo de construção brasileira sempre segue um processo diferente para desenvolver a obra, conforme os profissionais envolvidos e a complexidade da arquitetura, fator que acaba prejudicando o tempo, resultado da obra e durabilidade dela antes de exigir as primeiras manutenções estruturais.

As casas dos Estados Unidos são construídas por um processo que muitos consideram novo no Brasil, o steel frame, que utiliza materiais que não são comuns na construção convencional, vendidos apenas em lojas especializadas. Atualmente, você encontra no Brasil diversos profissionais especialistas nas construções a seco e empresas que fornecem os suprimentos necessários, mas ainda assim é um modelo em crescimento.

 

Como são feitas as casas nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, a construção das casas ocorre de maneira totalmente diferente do Brasil, desenvolvendo as residências através de estruturas formadas por perfis em aço chamadas de Steel Frame ou perfis de madeira, chamadas de Wood Frame. Nestas estruturas são fixadas as placas de fechamentos externos e internos que formam as paredes, a junção destes materiais proporcionam uma obra seca, limpa e ágil.

Com a ausência de tijolos e cimentos, o acabamento dessas construções é impecável, possui manutenção de temperatura e garante maior resistência no resultado final. Entenda mais sobre como é feita a estrutura e revestimentos das casas dos Estados Unidos:

Estrutura de Steel Frame

Muito popular nos Estados Unidos, o Steel Frame é um tipo de estrutura feita em aço que não utiliza tijolos no processo de montagem das paredes. Este tipo de sistema começou a ser utilizado a partir dos anos 1930 e se tornou altamente rentável para diversas construções e pode ser colocado logo após a fundação da obra.

estrutura steel frame de aço galvanizado

A composição do Steel Frame é de aço galvanizado e pode ser utilizado tanto em casas como em prédios baixos. Para se formarem as paredes, são utilizados perfis de aço distribuídos verticalmente com espaçamento conforme previsto no projeto estrutural, e perfis horizontais que travam a estrutura formando painéis, que posteriormente são revestidos com placas especiais para o sistema construtivo, como placas Glasroc, cimentícia, sistema EIFS e internamente o drywall.

Estrutura de Wood Frame

Esse tipo de estrutura é mais comum de ser utilizada nos Estados Unidos, Canadá e Japão, já que esses países possuem grandes florestas de madeira de excelente qualidade e com preços acessíveis, além de terem regulamentação por códigos de construção específicos. Tanto os perfis de Wood Framing quanto de Steel Frame são excelentes, sendo leves, econômicos e flexíveis.

Drywall

O drywall é de uso essencial nas construções a seco e é muito utilizado na estrutura das casas americanas, substituindo as tradicionais paredes de alvenaria. Além de ser um tipo de vedação mais rápida e prática, permite que você altere paredes sem comprometer a estrutura da casa, economizando até 60% do orçamento que se investiria na alvenaria.

paredes de drywall sem acabamento em construção

A resistência do Drywall vai depender da qualidade dos materiais utilizados e da correta instalação, seguindo as normas técnicas e recomendações do fabricante. O drywall simples é capaz de suportar cargas leves e resistir a impactos moderados, como batidas de móveis.

Já com a utilização de placas especiais como a placa Performa, que suporta até 50kg por ponto de fixação, tornando o sistema muito mais resistente.

Leia também: Drywall ou Alvenaria: qual opção é mais vantajosa?

Pisos de madeira ou vinílico

Os pisos de madeira ou de vinil são práticos de serem aplicados e não exigem o tempo, mão de obra e os materiais necessários que os pisos de cerâmica ou porcelanato exigem. Além disso, suas tonalidades naturais entregam sofisticação e conforto visual ao ambiente.

Os pisos vinílicos, são excelentes opções por serem de fácil aplicação, serem resistentes à água, dar uma manutenção térmico-acústica e proporcionar um aspecto uniforme ao ambiente.

Paredes texturizadas

Reforçamos a ideia de que nas obras em Steel Frame é mais fácil instalar revestimentos, pois as paredes em Steel Frame possuem uma superfície mais uniforme e regular, o que facilita o trabalho dos profissionais de acabamento e resulta em um acabamento final de alta qualidade.

Tanto para paredes internas e externas, também é possível utilizar revestimentos texturizados, que protegem as paredes e transformam os ambientes de forma criativa e prática.

Por que se constrói assim nos EUA?

A construção a seco não surge apenas por uma questão de praticidade e rapidez, mas também por uma necessidade de sustentabilidade, resistência e eficiência energética.

Pensando na resistência e durabilidade os locais onde mais se utiliza o Steel Frame são, normalmente, afetados por questões geográficas como a presença de terremotos e furacões, deste modo, exige-se ter estruturas muito resistentes, com o Steel Frame. A flexibilidade do sistema permite que ele absorva as vibrações geradas por eventos sísmicos, reduzindo o risco de colapso da estrutura.

O sistema de construção a seco é muito utilizado nos locais onde há neve e temperaturas muito baixas, auxiliando na manutenção da temperatura e protegendo do clima rígido, além da facilidade de instalação e uso dos sistemas de aquecimento e calefação utilizados nessas regiões.

Isso não significa que você não deva utilizar ele em outros lugares, como no Brasil, já que o Steel Frame é extremamente durável e não ocasiona as famosas rachaduras, tão comuns nas paredes das casas brasileiras, já que este é um sistema de construção inovador, econômico e muito durável, que está cada vez mais ganhando espaço na arquitetura nacional.

Entre os inúmeros benefícios que o Steel Frame proporciona para o universo da construção civil e arquitetura estão também:

•  Facilidade  e rapidez de construção;

•  Abundância de material;

•  Manutenção prática e quase inexistente;

•  Protege de climas rígidos e faz a manutenção da temperatura.

estrutura de casa em steel frame com algumas paredes em OSB

 

Vale a pena construir dessa forma no Brasil?

Apesar de não ser muito popular, as construções a seco estão ganhando muito espaço na construção civil e muitos profissionais da área já estão investindo nessa tendência, pois, a rapidez e a economia que a Steel Frame entregam para as residências e espaços comerciais se tornam as melhores opções atualmente.

Para você ter uma verdadeira casa americana, é necessário que você inicialmente contrate profissionais que conheçam esse modelo de construção e conte com empresas para serem parceiras da sua obra, entregando o que há de melhor em materiais e suprimentos, como a Espaço Smart: a maior rede de lojas de construção a seco do Brasil.

Acesse a loja e encontre Steel Framing, telhado Shingle, drywall, forros, pisos vinílicos e revestimentos sintéticos e tudo o que você precisa para a sua obra e não deixe de conferir nosso catálogo de casas prontas.

Agora que você já sabe o porquê as casas americanas são tão diferentes das residências brasileiras, continue em nosso portal e leia também a transformação da construção civil através do Steel Frame.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

2 Comentários

Fernanda gomes 1 de janeiro de 2024 - 21:34

Boa noite
Se eu fizer uma casa assim no estilo americana , será que vai ficar muito calor dentro da casa aqui no Brasil?

Responder
Ana Claudia Thomaz 2 de janeiro de 2024 - 17:13

Olá Fernanda! Tudo bem? Não, muito pelo contrario, as construções no sistema construtivo em Steel Frame possuem um isolamento térmico e acústico superior aos outros sistemas construtivos. Ela é extremamente confortável tanto no verão quanto no inverno, sua casa ficará quentinha no inverno e fresca no verão, isso devido as lãs de isolamento que são adicionadas no interior das paredes. Temos muitos cases de sucesso em nosso canal do YouTube, em que os clientes relatam esse conforto que eles sentiram em suas residências, confira: https://www.youtube.com/playlist?list=PLW_s054JEa4cc-0eJSwfwTLPO6qB2prQp

Responder

Deixe um comentário