Início » Desvendando os bastidores de uma construção em Steel Framing

Desvendando os bastidores de uma construção em Steel Framing

Conheça as principais etapas de uma construção em Steel Framing

O Steel Framing é um sistema construtivo que utiliza materiais industrializados e tecnologias que facilitam a construção e reduzem o tempo de execução da obra, além disso a o sistema possui alta qualidade, eficiência e é sustentável.

O Steel Framing trabalha com cargas distribuídas, ou seja, as paredes são constituídas por painéis formados pelos perfis, estes recebem e transmitem as cargas até a fundação. É um sistema construtivo limpo e ecologicamente correto.

Projeto

O passo inicial é o projeto arquitetônico, ele é essencial para uma obra de excelência pois ele contém as principais informações sobre a obra. É a partir dele que são desenvolvidos o projeto estrutural, elétrico, hidráulico e projeto de interiores, ele também é a base para o orçamento da construção.

Mão de obra especializada

A escolha de mão de obra especializada no sistema construtivo também é muito importante, pois a construção exige precisão e conhecimento, sendo ideal a escolha de pessoas que ja tenham experiência na execução de projetos em Steel Frame, garantindo assim a qualidade da obra e eficiência do sistema construtivo.

Fundação

O Steel Framing aceita qualquer tipo de fundação, mas, comumente é utilizado o radier, que é uma fundação rasa, constituída por uma espécie de laje que absorve as cargas e as distribui uniformemente sobre o solo. Como é uma fundação rasa são economizados materiais na construção do radier e obtidos ganhos no tempo da execução das etapas de obra.

Com o radier, a construção em Steel Framing economiza até 30 % se comparado a outros sistemas convencionais como a alvenaria, pois é um sistema construtivo leve, que diminui cargas e reduz a quantidade de materiais utilizados para a fundação.

Para evitar a umidade do solo ou infiltrações, é importante prever o contrapiso de no mínimo 16 cm de altura do solo. Nas calçadas, garagens e terraços é necessário fazer a inclinação de no mínimo 2% para escoamento da água.

Impermeabilizante

É importante a impermeabilização do radier em todo o perímetro e nas linhas onde serão instalados os painéis das paredes  para proteger o perfil de umidade.

Banda acústica

Ela é utilizada para vedar o perímetro da parede na parte inferior do perfil, ela impede a passagem do som, água e ar pelas frestas entre os perfis e os elementos estruturais, assim, aumentando a eficiência energética do sistema.

Estrutura

A estrutura principal é formada em perfis de aço galvanizado, estes perfis (montantes e guias) podem ser comerciais (sticks) ou engenheirados. Os perfis sticks são comercializados em barras de 3,00 e 6,00 metros de comprimento, eles são cortadas no canteiro de obras para se adequar ao projeto, é ideal para reformas e ampliações. construção em aço steel frame

Já os perfis engenheirados são perfis que saem de fábrica cortados no comprimento conforme necessidades do projeto, e o melhor: os perfis de cada painel de parede são embalados separadamente para facilitar e trazer agilidade na montagem da obra. Os perfis possuem todos os encaixes, evitando o desperdício de materiais.

Estes perfis em aço recebem uma camada bem fina de zinco chamada de galvanização, esta camada pode ser de 275g/m² para áreas urbanas e rurais ou de 350g/m² para ambientes com distância menor que 2 km da orla marítima ou de zonas industriais de alta agressividade. Esta camada de zinco protege o perfil contra corrosão e propicia mais resistência.

Membrana Hidrófuga

A membrana deve ser utilizada na construção para garantir a estanqueidade, formando uma barreira contra ventos, calor, água e ventilação adequada nas paredes.

Fita Flashing

A Fita Flashing é utilizada nas aberturas (portas e janelas) para criar uma barreira contra umidade, ela é aplicada de forma única em todo o contorno da abertura, garantindo vedação e estanqueidade.

Lajes

São estruturas horizontais que resistem e transmitem as cargas do próprio peso e as sobrecargas do pavimento superior. As opções mais utilizadas são a laje seca (painel Wall) e laje mista (laje seca + contrapiso).

Emplacamento

As paredes da estrutura recebem fechamentos com placas especiais para a construção a seco, como a placa cimentícia, Glasroc e sistema EIFS. Além de fechamento, as placas utilizadas externamente auxiliam na resistência de cargas como de ventos e telhados.

Internamente é utilizado o Drywall, para o qual podem ser utilizadas as placas de gesso acartonado comum (ST), Performa, Hábito, e a placa RU para áreas úmidas.

Cobertura

construção emplacamento steel framing

O telhado é composto pela estrutura de cobertura que deve ser projetada para suportar cargas de seu peso próprio, das Telhas e componentes, além das cargas de chuva, vento e do forro interno. A telhas especificadas podem ser Telhas Shingle, cerâmicas, de concreto, metálicas ou fibrocimento, a escolha fica a critério do cliente ou arquiteto/engenheiro.

Instalações elétricas e hidráulicas

As instalações elétricas e hidráulicas são práticas e ágeis, elas são feitas antes do fechamento das paredes. Como é um sistema industrializado é possível que seja realizado um planejamento prévio para passagem de canos e conduítes.

Forros

Quaisquer tipos de forros podem ser podem ser instalados no sistema construtivo, sendo o mais utilizado o forro de gesso acartonado, o Drywall.

A instalação é feita da mesma forma que em uma construção tradicional, e o espaçamento da estrutura para sustentação do forro deve ser seguido conforme normas do fabricante do forro escolhido.

Isolamento termoacústico

O desempenho termoacústico de uma residência em Steel Framing pode ser ampliado conforme necessidades de projeto, são utilizadas lãs termoacusticas de PET, de vidro ou a lã de rocha.

Elas podem ser instaladas no miolo das paredes, em forros e telhados, são materiais flexíveis, leves e possuem excelente desempenho termoacústico. Elas devem ser aplicadas preenchendo todos os vãos da parede de forma uniforme e cuidando para não haver espaços vazios que causem passagens de sons.

A especificação da densidade ideal da lã, varia conforme finalidade e necessidades acústicas do ambiente, pois quanto mais espessa maior será seu desempenho.

Esquadrias

As esquadrias utilizadas no sistema podem ser de PVC, madeira, ferro ou alumínio, elas podem ser instaladas de forma tradicional ou dispensando a utilização de contramarco. A esquadria que oferece maior eficiência para uma obra em Steel Framing são as Esquadrias de PVC, sua qualidade, segurança, beleza e alta durabilidade fazem a diferença.

Revestimentos

Os materiais utilizados para revestimentos de pisos e paredes podem ser os mais variados, podem ser Pisos Vinílicos, laminados, carpetes, porcelanatos, cerâmicos, granito, mármore, tijolinho, papel de parede, dentre outros. Além dos materiais de revestimentos de paredes especiais para o Steel como Smartsides, Siding Vinílico e os revestimentos Texturise.

De olho na industrialização e Normas Técnicas

Os materiais são fabricados por processos automatizados seguindo uma padronização e normas. Por ser uma produção seriada e em grande escala, todos os materiais possuem características idênticas tanto no desempenho quanto nas medidas.perfis steel framing construção

Além disso, os materiais industrializados facilitam a montagem, a racionalização e proporcionam cronogramas de planejamento e execução mais assertivos. Assim é possível otimizações de custo e controle de desperdício de materiais.

A construção em Light Steel Frame é regulamentado no Brasil pela norma da ABNT NBR 16970, com referência ao desempenho, projeto estrutural e interface entre sistemas. Ou seja, ele não é mais um sistema inovador no Brasil, ele faz parte dos sistemas convencionais e a partir disso também houve uma facilitação no processo para o financiamento de obras neste sistema construtivo.

O Steel Frame traz com suas tecnologias construtivas e industrialização a certeza de que o produto está seguindo normas de desempenho, padrões de qualidade, segurança, durabilidade e resistência.

Orçamento

O orçamento de uma obra em Steel Frame é realizado com base no projeto arquitetônico, se você ja possui o projeto arquitetônico em formato DWG envie agora mesmo para nossa equipe de atendimento através de nosso WhatsApp.

Mas, Caso ainda não tenha o projeto arquitetônico a Espaço Smart possui a inovadora loja de casas, onde o cliente escolhe a casa que mais se adequa ao que ele procura e pode adquirir o kit pronto da residência escolhida. Também é possível personalizar o kit adicionando mais produtos, como piso vinílico, esquadrias de PVC, portas internas, revestimentos, dentre outros.

Em nossas lojas físicas é possível conhecer nosso show home interativo, verificando de perto os benefícios de uma construção em Steel Frame. Entre em contato conosco hoje mesmo! Usufrua dos benefícios de uma construção em Steel Framing!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário