Início » Conheça os 7 sistemas construtivos mais utilizados no Brasil e como escolher

Conheça os 7 sistemas construtivos mais utilizados no Brasil e como escolher

obra de casa em steel frame

Conheça os 7 sistemas construtivos mais utilizados no Brasil e como escolher

Existem diversos sistemas construtivos presentes nos empreendimentos brasileiros. Cada um deles possui benefícios e desvantagens. Entender as características específicas envolvidas, facilita a sua escolha na hora de construir.

Além disso, alguns sistemas funcionam em vários tipos de construções, já outros podem ser aplicados apenas em casos específicos. É importante conhecê-los para tomar decisões mais assertivas e para obter o sucesso desejado. Acompanhe!

Quais os tipos de sistemas construtivos?

Com o avanço tecnológico e industrial, surgiram novos sistemas construtivos mais ágeis, sustentáveis e financeiramente viáveis. Alguns modelos de construção já eram famosos para os americanos, mas chegaram ao Brasil nos últimos anos, como é o caso do Steel Framing.

obra em steel frame aço

O setor de construção, muitas vezes, sente receio em se adaptar a essas mudanças. Isso pode acontecer por falta de informação e referências. Então, para aumentar o acesso à informação, vamos apresentar os 7 modelos construtivos mais utilizados no Brasil e como escolher:

1. Alvenaria estrutural

Aqui, as paredes são protagonistas e sustentam toda a carga da edificação, sem a necessidade de vigas ou pilares. A alvenaria estrutural é feita por blocos inteiros de concreto, sendo assim, podemos destacar algumas vantagens, como:

  • Facilidade de construção;

  • Necessita de menos trabalhadores.

Mas as paredes estruturais também possuem algumas desvantagens:

  • Exige trabalhadores mais qualificados;

  • Possui menor flexibilidade arquitetônica nos projetos;

  • Depois de construídas, a maior parte das paredes não pode ser removida ou modificada.

2. Concreto armado

Assim como no item anterior, as paredes de uma construção em concreto armado são responsáveis pela sustentação da edificação. Mas, ao invés de blocos, toda a construção é feita por meio de concreto armado com o auxílio de fôrmas de madeira.

Nesse sistema,os trabalhadores precisam ser especializados e o concreto precisa ter alta qualidade.

3. Alvenaria convencional

Um dos modelos mais tradicionais, a alvenaria convencional tem como característica principal a sustentação por meio de lajes, vigas e pilares de concreto armado moldado, enquanto as paredes exercem apenas a função de vedação.

Por ser um sistema bastante conhecido e antigo, é mais fácil encontrar mão de obra. Outra vantagem é que os materiais estão disponíveis em larga escala.

Em contrapartida, o modelo possui altos índices de desperdício e necessita de um número maior de profissionais para executar a construção nos padrões e prazos estabelecidos.

Para balancear as grandes perdas desse tipo de sistema, utilize estrutura metálica nos telhados, esse material industrializado possui zero desperdício de material e maior durabilidade! Essa é uma maneira de trazer sustentabilidade para construção com alvenaria convencional.

4. Pré moldado

Este sistema envolve a fabricação em concreto de componentes da estrutura (como lajes, pilares e painéis de parede) em uma fábrica e depois é transportado até o local de construção para montagem.

5. Wood Frame

O Wood-Frame é um sistema que consiste em utilizar componentes de madeira que, quando combinados com painéis estruturais, criam elementos capazes de suportar cargas verticais (como telhados e pavimentos), cargas perpendiculares (como ventos).

Este sistema é caracterizado por sua capacidade de autossustentação, e apesar de ser amplamente empregado em todo o mundo por décadas, o uso do Wood-Frame em estruturas de madeira no Brasil ainda é limitado devido à falta de conhecimento da tecnologia e mão de obra especializada no sistema.

O tipo de madeira predominantemente utilizado no sistema Wood-Frame é o pinus, que passa por um processo de tratamento em autoclave e garante alta durabilidade.

6. Container

Com a crescente preocupação com os efeitos negativos da poluição no mundo atual, há um aumento na busca por técnicas e métodos de construção à seco que tenham um menor impacto no meio ambiente, como as construções feitas com containers.

casa de Container

O método construtivo que utiliza containers surge como uma alternativa para aqueles que desejam uma construção ecologicamente consciente, além de garantir muita flexibilidade arquitetônica.

Algumas das vantagens deste método construtivo, são:

  • Redução do gasto com mão de obra;

  • Redução significativa do custo com a fundação: já que apenas exige um apoio em quatro pontos em sapata simples;

  • Propicia economia e reduz o desperdício de materiais.

É possível encontrar materiais para revestimentos internos e para isolamento para o seu container em lojas de construção à seco.

7. Construção a seco em Steel Framing

O Steel Frame é um sistema sustentável que dispensa o consumo de água durante o processo construtivo, visto que não utiliza cimento e argamassa na montagem. Sendo essa, a principal diferença entre a alvenaria e o sistema à seco, pois a água se faz necessária apenas na fundação.

O Steel Frame é um dos tipos de construção à seco mais recomendados devido aos seus vários benefícios, veja como funciona:

 Construção a seco em Steel Framing

  • As paredes exercem papel estrutural;

  • Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado, e para vedação das paredes são utilizadas placas de alta resistência criadas para o sistema de construção a seco;

  • Velocidade na execução: a obra se torna cerca de quatro vezes mais ágil do que a convencional em alvenaria;

  • Permite projetos arquitetônicos complexos;

  • Materiais industrializados que garantem maior precisão, eficiência e rapidez na obra;

  • Eficiência e conforto termoacústico;

  • Sustentabilidade.

Saiba tudo sobre construção a seco no post "Construção a seco: o que é, vantagens e desvantagens".

O que é sistema construtivo?

Sistema construtivo é um conjunto de processos, métodos, matérias-primas e tecnologias que estruturam a construção de um empreendimento. Ou seja, os sistemas ditam de que forma a obra acontecerá, quais materiais serão necessários e o tipo de mão de obra que a construção exigirá.

Como escolher o sistema construtivo?

Para escolher o sistema construtivo, faça um estudo do caso e considere o seguinte:

  • Avalie o método mais adequado para a edificação;

  • Analise o local e as circunstâncias;

  • Veja se está dentro do orçamento;

  • Estabeleça um cronograma e entenda se o sistema que deseja atende aos prazos;

  • Verifique se os materiais necessários para aquele sistema estão disponíveis na região;

  • Certifique-se que existam profissionais capacitados para o serviço;

  • Contrate especialistas no assunto, como arquitetos e engenheiros.

Depois de conhecer os 7 principais sistemas construtivos, qual deles está pensando em utilizar na sua obra? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e auxiliado na decisão.

construção steel frame

Quer aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre construção? Acesse o post "Aço é o material mais reciclado do mundo" e confira os benefícios da reciclagem do aço e sua importância na construção civil. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

2 Comentários

Immo Vicentini 27 de setembro de 2023 - 17:05

muito interessante. Pena q não existe facilidade c/ mão de obra. Existe alguma construtora p/ este sistema

Responder
Ana Claudia Thomaz 28 de setembro de 2023 - 10:29

Olá Immo, tudo bem? Trabalhamos com o sistema construtivo em Steel Frame, nós temos mão de obra em quase todo o Brasil, e na Espaço Smart também temos treinamentos para construção em Light Steel Frame, com o diferencial do certificado SENAI. Entre em contato conosco através deste WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5542991543845 para orçamentos e mais informações 😉

Responder

Deixe um comentário