Home Aprenda Telha Shingle: Quais são as vantagens e como instalar

Telha Shingle: Quais são as vantagens e como instalar

Conheça as vantagens da telha shingle para sua obra

Telha Shingle: Quais são as vantagens e como instalar

O telhado protege a edificação e também proporciona beleza à residência. As telhas shingle também conhecidas por telhas asfálticas ou telhado americano é um sistema de telhado muito conhecido e usado na Europa, Estados Unidos e Canadá e estão em expansão no mercado Brasileiro. É o telhado ideal para quem procura durabilidade, resistência, versatilidade e sofisticação além disso as casas com telha shingle, valem a pena este sistema pois torna as casas mais modernas.

O que são Telhas Shingle?

O Telhado Shingle é considerado o sistema de cobertura mais eficiente do mundo, destacando-se nos projetos de residências, comércios e indústrias. É uma telha leve, fácil de montar, impermeável e com grande tempo de garantia.

 

Qual a origem da telha Shingle?

As telhas planas de madeira foram utilizadas aproximadamente até o ano de 1840, ano em que houve os primeiros registros do uso de outros materiais para telhas nos Estados Unidos. Sendo utilizado um tecido ou feltro para cobrir o telhado. O asfalto foi considerado um material de cobertura em 1893. Esse material foi chamado de cobertura preparada com asfalto.

telhas shingle

O projeto era semelhante ao de uma cobertura de rolo de asfalto, mas não tinha grânulos de superfície. Grânulos de ardósia foram adicionados à superfície do rolo em 1897, tornando o material mais durável. Muitos tipos de grânulos foram testados neste tipo de material de cobertura, alguns incluem mica, conchas de ostra, ardósia, dolomita, cinzas volantes, sálica e argila.

As primeiras telhas asfálticas produzidas nos Estados Unidos foram desenvolvidas por Henry M. Reynolds, de Grand Rapids Michigan em 1903. Ele começou a cortar em tiras os grandes rolos usados anteriormente, sendo o responsável pelo formato atual inaugurando o corte individual das telhas, dando impulso para uma produção maior tornando a manipulação e instalação do produto mais fácil que aumentou sua versatilidade e apelo visual.

A partir da Primeira Guerra Mundial, a produção cresceu e o produto se tornou líder no mercado de materiais de construções residenciais.

 

Qual é a composição da telha Shingle?

Sobre as telhas shingle, elas são compostas por uma base de manta asfáltica, reforçada com fibras de vidro e revestida com granalhas minerais ou sintéticas. A telha é utilizada principalmente em residências e comércios com telhados aparentes pois é uma cobertura muito eficiente que garante estanqueidade total.

 

Quais os tipos de telhas Shingle?

Existem dois modelos de Telhas Shingle que podem variar conforme possuem diferenças no tempo de garantia, na estética e na resistência aos ventos:

Modelo 3 Abas:

 

As telhas 3 abas possuem 25 anos de garantia e resistência à ventos de até de 110 km/h.

Modelo Laminada:

A modelo laminada é mais espessa e resistente, possui 30 anos de garantia e resiste à ventos de até 220 km/h.

 

Cores das Telhas Shingle:

As cores são cuidadosamente desenhadas com misturas de grânulos para assegurar cores naturais e bonitas. A finalidade original deles é proteger o betume impermeável em suas telhas.

Estes grânulos são acabados com um revestimento para evitar o desbotamento da cor.  As cores disponíveis são muitas, desde telhas shingle cinza, tons de marrom, vermelho e preto.  Confira todas as cores e modelos das telhas em nosso site.

 

Quais as vantagens da telha shingle?

Melhor Custo-benefício:

  1. Durabilidade elevada e economia de material da estrutura de cobertura por ser uma telha leve.

Vedação:

  1. Telhado 100% vedado. Sem goteiras na sua casa;

Beleza:

  1. Moderna e Inovadora;

Durabilidade:

  1. Adequada para qualquer clima com durabilidade maior que as telhas de cerâmica;

Versatilidade:

  1. Permite a execução de telhados Curvos;

Fácil instalação

  1. Menor tempo e praticidade na instalação;

Leveza:

  1. Quatro vezes mais leve que outras telhas;

Aproveitamento de Espaço:

Por se adequar as diversas inclinações possibilita maior aproveitamento do espaço abaixo do telhado.

Como instalar telha Shingle?

Estrutura

As telhas shingle podem ser instaladas em estrutura do telhado metálica ou de madeira, contraventada por placas OSB, que servem de base para a aplicação da Subcobertura e da telha shingle. A Subcobertura protege e garante a estanqueidade da cobertura. A  telha shingle pode ser aplicada em qualquer sistema construtivo.

Isolamento

Utilizando o Sistema de Cobertura Shingle com forro em Drywall e isolamento térmico em vez do tradicional sistema com laje em concreto, irá trazer uma grande economia proporcionando melhor desempenho térmico e acústico.

Fixação

A fixação do sistema de telhado shingle se inicia pelas chapas de madeira (a mais utilizada é o OSB), que são parafusadas nos perfis da estrutura de cobertura. Mantas denominadas de subcobertura são grampeadas no OSB e em seguida as telhas shingle são pregadas na subcobertura e no OSB.

Para completar a composição deste sistema de cobertura, é necessário também o uso de subcoberturas de água furtada e produtos de ventilação para entrada (inflow vent, beiral ventilado, grelhas) e saída do ar (cumeeira ventilada).

 

Quanto custa o metro da Telha Shingle?

Por se tratar de um sistema de cobertura com vários componentes, o valor por metro quadro tem muita variável, sendo necessário as medidas completas do telhado ou o projeto arquitetônico para orçamento.Telhas Shingle

O custo final imediato das telhas shingle é um pouco mais alto que as telhas convencionais, mas a diferença de preço é totalmente compensatória diante das vantagens que ela proporciona, além da estética incomparável e da valorização do imóvel. Assim o investimento a logo prazo passa ser o mesmo ou menor que as telhas convencionais.

 

É preciso mão de obra especializada?

Apesar da instalação ser fácil, ela deve ser realizada por profissionais que possuem total conhecimento sobre o material e sua instalação.

 

Em que tipo de construção se usa telha Shingle?

Desde projetos mais simples aos mais arrojados permitindo a criação de projetos em diversos estilos, com grande inclinação ou curvos. O telhado com telhas shingle pode ser utilizado em construções residenciais, comerciais, industriais ou com função decorativa.

 

Qual a inclinação indicada do telhado?

O sistema de cobertura de Telhas Shingle se adapta a diversas inclinações. É indicada a inclinação mínima do telhado de 16,66%.

O telhado shingle é a melhor opção para sua obra! Aposte na versatilidade, beleza e durabilidade das melhores telhas do mercado! Venha até nossas lojas conhecer as telhas pessoalmente, ou se preferir pode entrar em contato com nosso atendimento online.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar