Início » Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Você sabe o que é telhado Shingle? Produzido com alta tecnologia e composto por uma base de manta asfáltica, reforçada com fibras de vidro e revestida com granalhas minerais ou sintéticas, o telhado Shingle é um sistema muito conhecido e utilizado na Europa, Estados Unidos e Canadá. Ele é considerado um dos tipos de coberturas mais duráveis, resistentes, com versatilidade de aplicação e que entregam beleza e sofisticação para diferentes tipos de construções.

Conheça tudo sobre este tipo de telhado: o que ele é, sua origem, composição, tipos, cores, preços e como instalar, em um guia completo da Espaço Smart. Confira!

O que são Telhas Shingle?

O Telhado Shingle é um sistema de cobertura que proporciona beleza, estanqueidade, leveza e durabilidade ao telhado. Seu design elegante e a praticidade de instalação fazem com que seja um produto ideal para diferentes projetos.

Além disso, é considerado o sistema de cobertura mais eficiente do mundo, além de ser uma telha leve, fácil de instalar, impermeável e com grande tempo de garantia.

Essa telha possui pouca manutenção, é flexível e 100% vedada, o que propicia um telhado sem goteiras mesmo após o passar dos anos e esses são só alguns de seus benefícios! O Telhado Shingle é seguro contra furtos, já que a entrada por ele é extremamente difícil por ser um sistema totalmente vedado, sendo um tipo de cobertura com alta eficiência.

Casas com esse tipo de telha, além de serem vistas como casas modernas e sofisticadas, tornam-se um atrativo de investimento financeiro, visto que a utilização delas garante uma valorização do imóvel.

Qual a origem da Telha Shingle?

As telhas planas de madeira foram utilizadas aproximadamente até o ano de 1840, ano em que houve os primeiros registros do uso de outros materiais para telhas nos Estados Unidos. Apenas em 1893 que o asfalto foi considerado um material de cobertura e era chamado de cobertura preparada com asfalto.

Inicialmente, esse material era semelhante às coberturas de rolo de asfalto, mas não tinha grânulos de superfície. Mais tarde, em 1897, os grânulos de ardósia foram adicionados tornando o material mais durável e compacto. Após essa alteração, muitos tipos de grânulos foram testados nesse tipo de cobertura, como o mica, conchas de ostra, ardósia, dolomita, cinzas volantes, sílica e argila.

As primeiras telhas asfálticas produzidas nos Estados Unidos foram desenvolvidas por Henry M. Reynolds, de Grand Rapids, Michigan, em 1903.

Ele começou a cortar em tiras os grandes rolos usados anteriormente, sendo o responsável pelo formato atual, inaugurando o corte individual das telhas, o que impulsionou uma produção maior, tornando a manipulação e instalação do produto mais fácil, aumentando sua versatilidade e apelo visual.

A partir da Primeira Guerra Mundial, a produção cresceu e o produto se tornou líder no mercado de materiais de construções residenciais e comerciais nos EUA e na Europa.

Qual o material da Telha Shingle?

O telhado Shingle é composto por uma base de manta asfáltica, reforçada com fibras de vidro e revestida com granalhas minerais ou sintéticas. A telha é utilizada, principalmente, em residências e comércios com telhados aparentes devido ao seu design sofisticado e moderno. É uma cobertura muito eficiente que garante estanqueidade total.

Por ter manta asfáltica na composição, pode ser aplicada em qualquer sistema construtivo. Você também pode utilizar o sistema de cobertura Shingle com forro em Drywall e isolamento térmico ao invés do tradicional sistema com laje em concreto, isso traz uma economia e rapidez na sua obra, além de melhor desempenho térmico e acústico, é uma cobertura 100% impermeável.

Quais os tipos de Telhas Shingle?

Existem dois modelos de Telhas Shingle, elas possuem diferenças no tempo de garantia, na estética e na resistência aos ventos. Conheça mais detalhes sobre cada uma delas:

Telha Shingle de 3 abas

As telhas 3 abas são instaladas de forma intercaladas, ficando dispostas como tijolinhos. Possuem resistência a ventos de até 110 km/h e possuem até 25 anos de garantia, para ter todo esse tempo de garantia, ela deve ser instalada de acordo com as especificações do manual de instalação indicado pelo fabricante.

Telha Shingle laminada

A telha laminada é mais espessa e possui resistência a algas, raios UV e a ventos de até 220 km/h, e até 30 anos de garantia, também devendo ser aplicada conforme as especificações do manual de instalação indicado pelo fabricante.

Telhas Shingle: Texturas e cores

As texturas e tonalidades dos grânulos dessas coberturas são cuidadosamente desenhadas com misturas de grânulos para assegurar cores naturais e bonitas. A finalidade original deles é proteger o betume impermeável em suas telhas. Esses grânulos recebem um acabamento de revestimento para evitar o desbotamento da cor.

As cores disponíveis são muitas, desde as mais tradicionais, como o cinza e os tons de marrom, até em cores mais modernas, como o vermelho e o preto, permitindo que você selecione um tipo de cobertura que harmonize melhor com todo o seu projeto!

Quais são as vantagens da Telha Shingle?

Além de alta durabilidade, resistência aos ventos e intempéries e seu baixo custo, o telhado Shingle possui diversas outras vantagens que adicionam valor ao seu projeto, seja em alvenaria ou em Steel Frame, conheça mais benefícios:

  • Melhor custo-benefício: durabilidade elevada e economia de material da estrutura;
  • Vedação: instalação 100% vedada e sem goteiras na sua casa;

  • Beleza: design moderno e inovador;

  • Durabilidade: adequada para qualquer clima com durabilidade maior que as telhas de cerâmica;

  • Versatilidade: permite a execução de telhados curvos e com diversos formatos;

  • Fácil instalação: menor tempo e praticidade na instalação;

  • Leveza: quatro vezes mais leve que outras telhas;

  • Aproveitamento de espaço: se adequa à diversas inclinações;

  • Desempenho: possui excepcional resistência mecânica;

  • Resistência ao vento: resiste aos ventos de até 220 km/h de acordo com o modelo;

  • Garantia: De até 30 anos de garantia conforme modelo de telha desde que ela seja instalada conforme as especificações descritas pelo fabricante e que constam no manual.

Além dessas vantagens, o telhado Shingle dificilmente será arrancado pelo vento, não muda de cor mesmo após os anos instalado, não há espaço para abrigo de animais e também não exige a instalação de calhas, já que o próprio formato da telha possui um acabamento que permite o escoamento de água sem entupir ou acumular sujeira.

Como funciona o Telhado Shingle?

As telhas Shingle possuem um sistema de instalação composto por estrutura metálica ou de madeira, contraventada por placas OSB ou Smartply que servem de base para a aplicação da subcobertura e das telhas, que protegem e garantem a estanqueidade. A instalação é realizada em algumas etapas, confira:

1. Estrutura

As telhas podem ser instaladas em estrutura de cobertura metálica, o Steel Frame, ou na de madeira, que são contraventadas por painéis OSB ou placas Smartply, que servem de base para a aplicação da subcobertura e da telha. A Subcobertura protege e garante a estanqueidade do telhado, além de possuir alta resistência a água e resistência a raios UV.

A instalação com Smartply ou OSB de 11,1 ou 12mm deve ter distância máxima entre apoios de 600 mm e OSB de 18,3 mm com distância máxima entre apoios de até 800 mm. A borda da placa é protegida com o perfil de arremate vinílico ou com perfil metálico, estes perfis fazem também o acabamento na borda da placa.

2. Isolamento

A subcobertura externa é utilizada para proteger as placas, sendo grampeada sobre a placa de Smartply ou OSB, vendida geralmente em rolos. Na parte interna do telhado, o isolamento térmico e acústico é feito com lã de vidro ou PET, ao invés do tradicional sistema com laje em concreto, finalizando o acabamento com forro em Drywall.

A membrana hidrófuga utilizada no isolamento de paredes de Steel Frame não pode ser utilizada na aplicação em telhados, já que foi desenvolvida para o sistema construtivo em Steel Framing “respirar” com proteção a intempéries, já a subcobertura de telhados Shingle foi desenvolvida para não deixar que a umidade externa e o vapor de água entrem no telhado.

3. Fixação

A fixação do sistema de telhado shingle se inicia pelas chapas de madeira, que são parafusadas nos perfis da estrutura de cobertura. Mantas denominadas de subcobertura são grampeadas na placa OSB ou Smartply e em seguida as Telhas Shingle são fixadas na subcobertura e nas chapas de madeira.

Para completar a composição deste sistema de cobertura, é necessário também o uso de produtos de ventilação para entrada que pode ser feita com inflow vent, beiral ventilado ou grelhas e a saída do ar através de uma cumeeira ventilada.

Todos os Telhados Shingle devem ter, necessariamente, entrada e saída de ar, para permitir a circulação de ar e retirar a umidade e o calor presentes no interior.

As Telhas Shingle costumam possuir adesivos selantes que promovem a colagem de uma lâmina de telha sobre a outra. A colagem ocorre após a instalação do telhado pelo calor dos raios solares, garantindo, assim, a vedação total do telhado e a alta resistência aos ventos.

4. Distanciamentos especiais

Para telhados com forros inclinados que utilizam lã no isolamento acima do forro, é indicado que seja mantida uma distância de 10 cm entre a lã e a placa smartply ou OSB. Assim, o ar passa por este espaço e sai pela parte superior, renovando o ar interno do telhado.

Como o ar quente é mais leve que o ar frio, ele sobe e se concentra na parte superior do telhado, mas, com a ventilação correta, ele sai para fora. A entrada de ar é necessária, pois, sem ela, o ar quente não sobe até a parte superior e fica circulando pelo telhado.

As ventilações devem ser calculadas para garantir a utilização da quantidade adequada, que varia de telhado para telhado conforme área total e tipo de ventilação usada.

Telhado Shingle: preço do m²

O valor médio por m² da Telha Shingle modelo laminado e de 3 abas da marca IKO são encontrados a partir de R$ 81,00/m², este valor possui referência no mês de março de 2023.

Por se tratar de um sistema de cobertura com vários componentes, o valor final por metro quadrado do telhado possui muitas variáveis, sendo necessário as medidas completas do telhado ou o projeto arquitetônico para orçamento. Lembrando que esse valor repassado acima é apenas das telhas e não contempla todo o sistema e a estrutura do telhado que precisam estar prontos para receber a aplicação delas.

Inicialmente, você pode avaliar que o custo imediato delas é um pouco mais alto do que o das telhas convencionais, mas a diferença de preço é totalmente compensatória diante dos seus benefícios e da pouca manutenções que elas precisarão.

É preciso mão de obra especializada?

Apesar da instalação ser fácil, ela deve ser realizada por profissionais que possuem total conhecimento sobre o material e seu sistema de instalação. O Telhado Shingle pesa 23 kg/m², sendo cerca de 4 vezes mais leve do que outros tipos de telhas, como, por exemplo, a telha de concreto úmida, que pode pesar até 60 kg/m².

Com até 3 pessoas trabalhando na obra, podem ser instalados até 50m² de telhas por dia, sendo um dos tipos de telhas que entregam maior agilidade na instalação.

Em que tipo de construção se usa Telha Shingle?

O Telhado Shingle pode ser aplicado desde projetos mais simples aos mais arrojados, permitindo a criação de edificações em diversos estilos, com grandes inclinações ou telhados curvos. Além disso, essa cobertura pode atender a todos os sistemas construtivos, seja alvenaria convencional ou estrutural e parede de concreto, em residências, comércios e indústrias.

Qual é a inclinação mais indicada para Telhas Shingle?

As Telhas Shingle requerem uma inclinação mínima de 16,66%, este sistema de telhado é altamente adaptável a inclinações mais íngremes devido à sua versatilidade e impermeabilidade. De fato, as Telhas Shingle são uma escolha ideal para coberturas com curvaturas, oferecendo excelente desempenho e flexibilidade.

Observamos que este é um sistema de telhado que se adapta facilmente a grandes inclinações devido ao seu sistema impermeável e versátil, além disso é a melhor opção para coberturas que possuam curvaturas.

Onde comprar Telhas Shingle?

Você já deve ter percebido que o Telhado Shingle é a melhor opção para sua obra, não é? Aposte na versatilidade, beleza e durabilidade das melhores telhas do mercado.

Por ser um produto importado, você só encontra este tipo de cobertura em lojas especializadas em construção a seco, como a Espaço Smart: uma loja completa com todos os materiais e ferramentas para que você leve o Telhado Shingle para sua obra ou reforma!

Acesse o site da Espaço Smart e faça seu orçamento e compra online! Conta com uma equipe de especialistas prontos para atender e ajudar você em todas as suas dúvidas. Visite também uma das lojas físicas e valorize ainda mais seu imóvel com a telha que é considerada a mais eficiente do mundo.

Agora que você já sabe tudo sobre o Telhado Smart, continue em nosso blog e conheça as melhores opções de forros com a Espaço Smart!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar