Início » Drywall: Vantagens e Desvantagens

Drywall: Vantagens e Desvantagens

Confira as vantagens e desvantagens do sistema mais utilizado para paredes internas, forros e divisórias

Drywall Vantagens

Quando pensamos em construção civil diversos fatores devem ser levados em consideração para uma obra de qualidade, como a rapidez na execução, a racionalização de materiais e as tecnologias utilizadas.  As inovações no setor da construção são primordiais para obras eficientes e alinhadas com a sustentabilidade.

Para atender a essas exigências de mercado, o sistema de construção a seco vem ganhando força no mercado, os sistemas mais utilizados são o Steel Frame e o Drywall, que promovem uma obra ágil, com ótimo acabamento e duráveis.

 

O que é Drywall na construção civil? 

O Drywall é utilizado em sistemas construtivos para paredes internas, contra paredes internas e forros. Os materiais que compõe o sistema são fabricados com rigorosos padrões de qualidade e seguem normas.

O Drywall é um sistema versátil, leve, rápido e resistente para sua obra. O sistema é composto por perfis de aço galvanizado, chapas de gesso acartonado e lã isolante na parte interna da parede (opcional).

Para orçamento de uma parede de Drywall são necessárias as medidas de comprimento e o pé direito (altura da parede) do ambiente. O Drywall é considerado um sistema de vedação, pois os perfis utilizados não possuem função estrutural, ou seja, não podem receber cargas de lajes e telhados.

Vantagens do Drywall

As principais vantagens do sistema do Drywall são:

• Economia de materiais

O desperdício não passa de 5% e os resíduos podem ser reciclados. Com a precisão deste tipo de construção, não existe compra de material em excesso evitando o acúmulo de entulho na obra e gerando uma economia na hora da compra e do descarte.

• Rapidez

Mão de obra facilitada, pois dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de Drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento.

Drywall vantagem e desvantagem

• Leveza

O Sistema Drywall pode ser até 6 vezes mais leve do que a construção de alvenaria, oferecendo uma redução significativa de carga na estrutura.

• Fácil manutenção

Quando se faz necessário realizar reparos nas placas é muito simples, fácil e rápido. Não gera desperdício de materiais pois não há necessidade de reconstruir a parede, somente realizar a troca da placa avariada, ou reutilizar a mesma placa.

• Flexibilidade

O Drywall proporciona total liberdade de criação se adaptando perfeitamente a qualquer layout de projeto e é extremamente vantajoso por ter uma execução mais limpa e simples. A praticidade de instalação e remoção facilita muito a adaptação de um novo layout quando você sentir necessidade de ter uma divisória a mais no seu espaço.

• Isolamento acústico e térmico

O produto por si só já possui bom isolamento térmico e acústico, porém pode-se aumentar o rendimento incluindo no interior das paredes materiais fibrosos como a lã de rocha, lã de PET ou lã de vidro. Elas atribuem características que deixam estável a temperatura no ambiente e também melhoram a acústica.

Proporciona um ambiente fresco no verão e quentinho no inverno, assim diminuindo o uso do ar condicionado e automaticamente gerando uma economia na energia elétrica.

Ao lado é mostrado o desempenho comparativo entre paredes de alvenaria convencional e suas equivalentes em Drywall sem e com lã isolante de isolamento acústico:

desempenho drywall

*Dados retirados do manual de acústica da associação de Drywall.

• Sustentável

Todos os materiais aplicados possuem certificados de eficiência energética e ambiental.

•Diminuição da espessura das paredes

Como podem ser utilizados perfis com largura menor do que as paredes de alvenaria,  como os perfis de 48 mm, isso diminui a espessura das paredes, aumentando a área útil interna dos ambientes.

• Versatilidade

Sua versatilidade se reflete no uso em paredes internas, forros, sancas e móveis (sim, hoje existem vários profissionais especialistas em montar na sua residência um móvel em Drywall), além de ser possível realizar curvaturas com o material.

Desvantagens do Drywall 

Como todo material ele também possui algumas desvantagens, como:

• Resistência das placas ST

As placas ST possuem baixa resistência a impactos e pontos de fixação de cargas, mas hoje existem no mercado soluções como a utilização de placas OSB junto as placas ST, uso de chapas Gousset ou a utilização de placas de maior resistência como as placas Performa e Habito que resolvem estas questões.

• Uso para ambientes Internos

O sistema foi criado para utilização em ambientes internos, as placas utilizadas no sistema não podem ser expostas a intempéries, ventos, calor.

•  Utilização exclusiva para vedação

O sistema em Drywall deve ser utilizado exclusivamente para vedações, pois os perfis utilizados no sistema não possuem função estrutural e não suportam cargas de telhados, lajes e paredes.

•  Materiais que não seguem normas

Existe uma variedade de perfis no mercado, mas poucos possuem a certificação com base nas normas obrigatórias, para a qualidade e durabilidade do sistema e segurança da obra é ideal que sejam utilizados materiais normatizados.

O Drywall é o sistema mais utilizado para reformas e divisão de ambientes por ser um sistema de qualidade, com rápida instalação e acabamento perfeito, as vantagens do Drywall são muito grandes para sua obra!

Onde Comprar Drywall?

Você pode comprar placas, massas, fitas, perfis e todos os materiais para Drywall em nosso site, em nossas  lojas físicas  ou diretamente com o vendedor ou com nossa equipe do atendimento online pelo whatsapp! Na Espaço Smart você vai adquirir materiais de qualidade e normatizados para uma obra eficiente e segura! venha orçar hoje mesmo seus materiais conosco!

Drywall vantagens e desvantagens

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar