Início » Isolamento para Steel Frame: conheça os tipos e onde usar!

Isolamento para Steel Frame: conheça os tipos e onde usar!

Isolamento em Steel Frame: conheça os tipos e onde usar!

Um dos principais elementos dentro do sistema Steel Frame são seus componentes de isolamento que garantem um alto desempenho térmico e acústico para a construção entregando o máximo de efetividade em manter as temperaturas externas e internas separadas, assim como criar uma excelente cobertura de ruídos, não deixando que o som vaze ou que o ambiente seja invadido por barulhos do lado de fora.

Além disso, a utilização desses isolantes também oferece maior economia de energia em diversos quesitos, já que ajuda a aumentar a eficácia de aparelhos condicionadores de ar e aquecedores, deixando a temperatura interna mais confortável e dispensando até mesmo a necessidade da utilização deles, além de reduzir a fatura de energia elétrica.

Para entender com clareza quais são e para quais áreas os isolantes termoacústicos se aplicam nas obras em LSF, o blog da Espaço Smart separou algumas informações interessantes e pertinentes para você que pretende construir usando esse sistema e quer o melhor aproveitamento deles. Conheça!

Quais são os isolamentos para Steel Frame?

Atualmente existem diferentes tipos de isolamento termoacústico disponíveis no mercado utilizados em paredes tetos ou mesmo mezaninos, contribuindo para o isolamento termoacústico.

Com eles é possível ter um ambiente com uma temperatura muito mais agradável e confortável, além de garantir maior vedação de fuga para barulhos internos ou externos onde é instalado. Cada tipo é produzido especialmente para trazer o máximo de eficiência de uso e, claro, adequados para garantir também um encaixe perfeito para cada tipo de projeto em Steel Frame.

Conheça mais sobre quais são os isolamentos para Steel Frame:

Membrana hidrófuga: isolamento contra água e vento

As membranas hidrófugas desempenham um papel essencial no sistema Steel Frame, pois ajudam a proteger a estrutura de aço e as camadas internas da edificação contra a penetração de umidade e água.

parede de projeto em steel frame com membrana hidrófuga typar

As membranas são aplicadas nas paredes externas do Steel Frame para criar uma barreira contra a umidade, evitando infiltrações e danos à estrutura e aos materiais isolantes. Ajudam também a manter a construção seca, prevenindo problemas como a formação de mofo, deterioração dos materiais e redução da eficiência energética.

Confira também: Membrana Hidrófuga: o que é, para que serve e como aplicar

Lã de vidro, PET e rocha: isolamento térmico e acústico

Entre alguns detalhes e particularidades das lãs para revestimento, o material pode ser encontrado em três formatos diferentes e responsáveis pelo isolamento térmico e acústico dos ambientes da edificação. São conhecidos como lã de vidro, PET (Polietileno Tereftalato) e lã de rocha e apresentam algumas particularidades interessantes:

  • Lã de vidro – leva em sua composição fibras minerais produzidas a partir de areia e vidro reciclado que são aglomeradas para formar mantas ou painéis isolantes. Proporciona um isolamento eficiente contra o calor e o frio, além de absorver e dissipar o som com alta eficiência;lã de vidro instalada em parede de steel frame
  • Lã de PET – é fabricada a partir de resíduos de plástico, geralmente plástico PET reciclado e processado para se transformar em fibras que formam mantas ou painéis isolantes. É um dos materiais mais sustentáveis desse sistema e consegue oferecer alta eficiência em isolamento térmico e acústico, além de resistência ao fogo;lã de pet instalada em perfis de steel frame
  • Lã de rocha – é produzida a partir de rochas vulcânicas, como basalto ou diabásio. O material é derretido e transformado em fibras que são aglomeradas em mantas ou painéis, trazendo propriedades térmicas excelentes, ajudando a manter a temperatura interna do ambiente de forma estável.homem medindo e cortando lã de rocha

Acesse e entenda: o que é forro de lã de vidro e suas vantagens

Manta de subcobertura para telhado shingle: isolamento contra água

As vantagens da manta de subcobertura são inúmeras, pois é um material instalado no sistema de Telhado Shingle para proteger as placas OSB/smartply da umidade.

estrutura de telhado em steel frame com manta de subcobertura

São isolantes de alta qualidade que também oferecem resistência à água e máxima subcobertura impermeável, criando uma barreira contra a penetração de água proveniente da chuva ou umidade externa, além de permeabilidade ao vapor. A manta protege as placas OSB ou Smartply do telhado contra danos causados pela água.

Como fazer isolamento termoacústico em paredes?

O isolamento de uma parede é uma etapa importante na construção ou renovação de uma edificação em sistema Steel Frame, o sistema por si só já desempenha um bom isolamento, mas ele pode ser potencializado com a utilização de materiais isolantes durante a construção.

Com isso, atualmente existem várias opções disponíveis de isolamento no mercado e seu processo de instalação envolve a colocação do material isolante diretamente no interior das estruturas de parede, entre a laje e o contrapiso, sobre o forro ou como revestimento externo (sistema EIFS), dependendo do objetivo.

Para entender melhor a sua instalação, é preciso compreender também quais são os principais métodos utilizados na colocação dos isolamentos acústico e térmico, assim como seus aspectos relacionados à segurança e sustentabilidade.

A instalação do isolamento termoacústico em paredes para o sistema Steel Frame deve ser realizada seguindo alguns passos importantes e sempre levando em conta o tipo de projeto e as especificações técnicas dos materiais:

1. Preparação da estrutura

Antes de iniciar a instalação do isolamento, é necessário se certificar de que a estrutura esteja devidamente montada, e somente após a montagem da estrutura em aço galvanizado e emplacamento externo é iniciada a instalação das lãs de isolamento no interior das estruturas.

É importante que sejam instalados os canos, conduítes e os materiais das instalações elétricas e hidráulicas antes da instalação das lãs termoacústicas.

2. Escolha do isolante termoacústico

Para isolamento termo acústico de paredes, as opções utilizadas são a lã de vidro, de PET ou de rocha, e a escolha do material ideal para sua obra varia conforme cada objetivo e necessidades especificas de isolamento e projeto. Por isso, faça uma pesquisa e escolha apenas aquele que faça sentido de uso para a obra evitando desperdício e gastos desnecessários.

3. Fixação do material isolante

Após a escolha, o isolante deve ser fixado entre as estruturas. As mantas de isolamento devem ser cortados nas dimensões apropriadas e posicionados entre as montantes verticais da estrutura e as travessas horizontais. O isolante deve ser ajustado de forma a preencher completamente o espaço entre essas estruturas.

Fixação do material isolante typar em obra steel frame

Tudo sobre sistema Steel Frame você encontra aqui!

Lembre-se sempre de que, na hora de instalar os isolantes termoacústicos em sua construção Steel Frame, é importante seguir todas as recomendações do fabricante, as normas e especificações relacionadas ao desempenho dos produtos.

Siga também as indicações do/da profissional envolvido(a) no projeto, considerando também a contratação de pessoas especializadas neste sistema para garantir a instalação correta e eficiente do isolamento.

Agora que você já conhece os tipos de isolantes e como instalar, continue em nosso blog e confira mais informações úteis para o sistema Steel Frame, continue a sua leitura e descubra os 5 melhores tipos de revestimentos de parede.

Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário