Home Aprenda Light Steel Frame: sistema de construção inovador

Light Steel Frame: sistema de construção inovador

Confira tudo sobre o Light Steel Framing, desde sua origem, como é o sistema e os benefícios. Acompanhe a matéria e confirme as qualidades e eficiência deste sistema.

Light Steel Frame: sistema construtivo inovador

Conheça mais sobre o sistema construtivo em LSF (Light Steel Framing) que é um sistema mundialmente conhecido de construção a seco de alta resistência e é feito com matéria prima de extrema qualidade . Acompanhe nossa matéria e comprove as qualidades e eficiência deste sistema construtivo com alto nível tecnológico e moderno da construção civil.

 

Origem do Light Steel Framing

A origem do nome do sistema vem da língua inglesa e pode ser traduzida como estrutura em aço leve. O Light Steel Framing (LSF) é a evolução das construções em madeira que são chamadas de Wood Framing, elas eram muito comuns nos Estados Unidos durante o século XIX. Este método era formado por uma estrutura de madeira.

Light Steel Frame

Neste período alguns métodos construtivos foram estudados para que aumentassem a produtividade, a velocidade da construção e a racionalização do projeto, assim o Steel Framing se tornou a opção que mais se adequou aos princípios.

Embora pareça que as construções com estrutura em aço formadas a frio sejam novas, é um produto usado na América do Norte a mais de 100 anos. O uso destas estruturas começou nos Estados Unidos e na Inglaterra na década de 1850.

O uso era experimental e limitado a pequenas estruturas. Em 1849, na Califórnia, um construtor anunciou “casas de ferro” que eram na verdade de aço moldado a frio.

Já em 1933, com o crescente desenvolvimento da indústria do aço, um protótipo de casa em Steel Framing foi apresentado na Feira Mundial de Chicago (EUA), ela era totalmente emoldurada em aço, seu criador o arquiteto Howard T. Fisher se baseou em estudos sobre o uso de aço em vagões ferroviários e industrias de manufatura.

E em 1980, os perfis leves de aço passaram a ser muito utilizados nos EUA, substituindo as construções em Wood Framing, devido à instabilidade de preço e qualidade da madeira.

Também no Japão, após o término da 2ª Guerra Mundial, começaram a surgir as casas em Light Steel Framing, a alternativa para reconstrução das moradias que foram destruídas pelos bombardeios.

Como as casas antes da guerra eram de madeira, o fogo se espalhou rapidamente, assim o governo japonês restringiu o uso de construções em madeira, incentivando a substituição pelas construções com perfis de aço que não eram inflamáveis.

No Brasil, o sistema iniciou em 1990 e trouxe consigo uma inovação na área da construção. Ele se diferencia das construções tradicionais fornecendo grandes vantagens e melhor custo-benefício para o construtor e para os usuários das edificações em LSF.

Estruturação do sistema

Estrutura

A estrutura é montada com perfis (montantes e guias) de aço galvanizado. Light Steel FrameA galvanização mínima é de Z-275 (275g/m²) para obras urbanas e rurais e Z-350 (350g/m²) para ambientes agressivos e marinhos (distância menor que 2.000m do mar), produzidos a partir de uma camada fina de zinco que protege o aço e evita a corrosão.

Os perfis U enrijecidos (montantes) são posicionados verticalmente e modulados a 400mm e 600mm, a escolha do tamanho das modulações vai depender do cálculo estrutural.

Fechamento externo

Para o fechamento externo os materiais mais usados são a placa OSB, membrana Hidrófuga e placa cimentícia.

Mas no mercado existem variadas opções como:

  • Glasroc X: utilizado com a membrana Hidrófuga e basecoat (Nextera);
  • Sistema EIFS: no qual é usado a placa OSB, Membrana Hidrófuga, EPS e basecolt (Parex);
  • Siding Vinílico: no qual são utilizadas as placas OSB, membrana hidrófuga e o Siding Vinílico;
  • SmartSide Panel H: uso da membrana hidrófuga e do SmartSide Panel H;
  • Smartside LAP: uso do OSB, da membrana hidrófuga e do SmartSide LAP;

Nesta etapa, independente da escolha dos materiais de fechamento,  a partir da chapa escolhida para a vedação é muito importante usar a membrana Hidrófuga. 

Ela atua como uma barreira contra a água, vento calor e poeira, garantindo estanqueidade e a adequada ventilação das paredes. 

Isolamento

Para melhorar ainda mais o desempenho do isolamento térmico e acústico pode ser acrescentado no sistema manta de lã mineral, que podem ser de vidro, PET ou de rocha. Elas possuem baixa condutividade térmica e elevado índice de absorção acústica garantindo o conforto ambiental e gerando economia de energia. Conheça todos os benefícios termoacústicos do sistema Steel Framing.

Fechamento interno

Para o fechamento interno, os materiais mais usados são a placa OSB e a placa de gesso acartonado ST e para áreas úmidas também usada a placa de gesso acartonado RU. 

 Light Steel Frame Assim como vimos a fascinante história da origem do sistema, como é o sistema e a sua estrutura. Então podemos concluir que com o sistema em Light Steel Framing sua obra terá uma infinidade de vantagens como a total eficiência, resistência, certeza de qualidade de vida para sua família e certeza de sua construção não impactar o meio ambiente. 

Confira a matéria sobre construções sustentáveis e a importância. 

Visite nossas lojas  para conhecer o sistema ou acesse nosso e-commerce e faça sua compra online! Nossa equipe de atendimento está a disposição no whatsapp para lhe atender caso houver alguma dúvida

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar