Home Aprenda Construção Sustentável: um cuidado com o meio ambiente

Construção Sustentável: um cuidado com o meio ambiente

Saiba como a construção civil impacta o meio ambiente e quais soluções podemos utilizar para tornar as edificações mais sustentáveis e com maior qualidade de vida para os usuários

Saiba como a construção civil impacta o meio ambiente e quais soluções podemos utilizar para tornar as edificações mais sustentáveis e com maior qualidade de vida para os usuários.

Construção Sustentável: um cuidado com o meio ambiente

A construção civil é um dos setores que mais causa impactos ao meio ambiente, conheça como a construção e a sustentabilidade pode estar alinhadas e com grande eficiência e qualidade.

Descubra quais são os impactos da construção tradicional e confira todos os benefícios que a construção a seco traz para sua obra.

Você vai descobrir o que é o Green Building Brasil, porque ele traz mais qualidade de vida a edificação e saiba como a Espaço Smart pode ajudar em sua obra sustentável.

 

Construção Civil e Sustentabilidade

O setor da construção civil é o setor que mais impacta o meio ambiente, tanto no consumo de materiais como na geração de resíduos. No Brasil, os resíduos gerados no ciclo de vida da construção equivalem a mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados no meio urbano.

sustentabilidade

Para diminuir de forma significativa o impacto ao meio ambiente existem diversas soluções estratégicas para as construções.

Essas soluções estratégicas são alinhadas com a sustentabilidade. Mundialmente, centenas de ações estão sendo desenvolvidas e aplicadas, além de vários sistemas de avalição de desempenho ambiental dos edifícios:

No Reino Unido é o BREEM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method);

Estados Unidos é o LEEDTM (Leadership in Energy and Environment Design);

Japão o CASBEE (Comprehensive Assessment System for Built Environment Efficiency);

Canadá o SBTool (Sustainable Building Tool);

Portugal existem dois que se adaptaram a realidade portuguesa: LiderA e o SBToolPT

No Brasil as construções sustentáveis estão cada vez mais em foco, com diversas opções de programas e incentivo fiscal por parte dos poder público. A construção sustentável é o futuro construtivo saudável que não agride o meio ambiente.

O sistema de construção a seco é amiga do meio ambiente, ela é a inovação para o setor, pois colabora para a sustentabilidade e qualidade de vida da sociedade. Conheça o que é a construção a seco, suas vantagens e desvantagens em nosso blog.

Com este sistema construtivo, os benefícios são muito grandes, com destaque especial para a racionalização de recursos no consumo de água e energia elétrica, e menor desperdícios de materiais.

 

Construções Convencionais

O setor da construção civil consome de 50% a 75% dos recursos naturais do mundo, considerando todo o ciclo desde a fabricação dos materiais ao término da obra.

Somente em recursos hídricos, estas construções consomem aproximadamente 15% do total e é responsável por 30 a 40% das emissões de CO2 no planeta.

O cimento utilizado amplamente nas construções convencionais, gera em seu processo de fabricação o gás carbônico que é um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clínquer (etapa da fabricação do cimento) mais de 600kg de CO2 são gerados.

A mineração de materiais de consumo da construção civil como a argila, brita e areia também provocam grandes danos ao meio ambiente.

 

sustentabilidade

 

Construção a Seco

A construção a seco ou sistema CES (construção Energitérmica Sustentável) é o portal da construção sustentável, é um estilo de construção que dispensa o uso de água no processo construtivo, e o uso do concreto é limitado apenas à fundação e à lajes mistas.

A energia solar juntamente com a construção a seco são amigos do ambiente, possuem conceito de construção saudável e com eficiência energética. 

A construção sustentável é uma necessidade que o setor da construção civil precisa aderir com muita força, o sistema construtivo a seco veio para somar neste quesito, fomentando além da sustentabilidade, a área econômica e social.

sustentabilidade

A fabricação industrial dos materiais, o reaproveitamento de resíduos e a diminuição de desperdícios fazem com que o sistema seja conceito de  sustentabilidade, diminuindo o impacto ambiental, além de ajudar na questão econômica e social.

Este sistema construtivo traz inúmeras vantagens, das quais destacamos:

Economia de materiais: é um sistema constituído de diversos materiais e todos são industrializados, assim o índice de desperdício é muito baixo gerando economia na obra.

Desempenho térmico: o sistema possui desempenho superior ao sistema convencional. Ele mantém os ambientes frescos no verão e quentes no inverno, reduzindo o consumo de ar condicionado e consequentemente a redução do consumo de energia elétrica.

Desempenho acústico: o sistema apresenta excelente desempenho acústico devido ao conjunto de materiais que formam as paredes.

Fidelidade orçamentária: os materiais usados no sistema são industrializados. Isso permite um orçamento exato como foi previsto no orçamento inicial, sem gastos extras como ocorre na construção tradicional.

Manutenção fácil: como a durabilidade dos materiais industrializados é maior, o sistema possui redução de custos de manutenção. Mas quando necessária a manutenção ela é realizada de forma rápida, prática e sem sujeira. 

Não havendo necessidade de quebrar paredes, apenas fazer a retirada das placas danificadas e fazer a substituição das mesmas.

Resistência: é um sistema leve, durável e muito resistente, suportando até mesmo terremotos e furacões.

 

Green Building Council Brasil (GBC Brasil)

Para fomentar a sustentabilidade nas construções surgiu o  GBC Brasil, suas ações são direcionadas no desenvolvimento e promoção de diferentes sistemas de certificações ambientais.

Estas edificações certificadas com o selo são projetadas para oferecer ambientes mais saudáveis e produtivos, assim como valorização do imóvel, custos operacionais mais baixos e redução de resíduos.

O sistema de avaliação do GBC Brasil resulta em benefícios,  reduzindo gases de efeito estufa, proteção do meio ambiente, além de incentivos por parte do poder público.

 

Espaço Smart e a Sustentabilidade

O setor da construção civil no Brasil está em segundo lugar com maior defasagem industrial tecnológica, ficando a frente apenas do setor de pesca.

Essas tecnologias e inovações na indústria da construção devem ocorrer para alterarmos este cenário e consequentemente os efeitos ao meio ambiente.

A Espaço Smart acredita que podemos fazer a diferença na preservação do meio ambiente, através da conscientização das pessoas na hora de construir.

sustentabilidade

A Espaço Smart aposta na construção a seco com diversos materiais em nossa rede de lojas, investe em qualificações técnicas, treinamentos, showroons.

Através do “Sustentômetro Smart” disponível em todas as lojas, site e redes sociais, onde é mensurado o trabalho da empresa com as vendas de casas em Light Steel Framing, mostrando a quantidade de água economizada, número de árvores preservadas e quantidade de resíduos que não foram gerados.

Podemos concluir que edificações mais sustentáveis são de extrema importância para a sociedade e para o meio ambiente.

Se o setor da construção civil combater os desperdícios e se adaptar as inovações do mercado vai crescer de forma a gerar economia, bem estar e ao mesmo tempo estará cuidando do meio ambiente para as futuras gerações. Aproveite para ler outros conteúdos em nosso Blog.

A Espaço Smart comercializa produtos que promovem a industrialização, sustentabilidade na construção civil e é referência de construção a seco no Brasil.

 A eficiência e qualidade deste sistema construtivo fazem sua obra ser muito mais confortável, rápida e resistente. Deseja um orçamento de seu projeto? Entre contato com um de nossos vendedores em nossas lojas, ou se preferir o atendimento online pode encaminhar seu projeto para nós  através do whatsapp.

Você pode gostar