Home Aprenda Steel Frame: Casas com qualidade termoacústica

Steel Frame: Casas com qualidade termoacústica

Confira a eficiência no desempenho termoacústico do sistema construtivo em Light Steel Frame. E tenha a certeza de uma obra totalmente confortável e segura.

Steel Frame: Casas com qualidade termoacústica

O método construtivo de estruturas de Steel Frame com possui diversas qualidades, a que mais se destaca é a eficiência termoacústica. Para sua construção são utilizados diversos materiais industrializados, que em conjunto fornecem ao sistema construtivo melhor desempenho e qualidade de vida aos usuários da edificação.

O sistema em Light Steel Framing é construído com mão de obra especializada, realizada por profissionais  autônomos ou empresas como construtoras, no sistema chave na mão ou somente a construção da obra.

steel frame casas

A casa em LSF é um tipo de obra cada vez mais comum, são construções a seco e sua estrutura é feita de perfis de aço galvanizado com fechamentos em placas. Existem variadas placas de vedação para o sistema Light Steel Frame, você pode escolher o melhor fechamento para sua obra conforme seu projeto.

Sobre o sistema de Steel Frame

O  Light Steel Frame é um sistema construtivo inovador, industrializado, sustentável, eficiente e seguro de casas em aço leve. Sua estrutura em aço galvanizado é revestida por placas de fechamentos externo (como placa cimentícia ) e interno (placas de gesso acartonado), e preenchido internamente por materiais isolantes, como lãs de vidro ou lãs de pet. O aço é galvanizado  garantindo a proteção dos perfis para toda a vida útil da habitação

Sua construção é muito rápida e limpa em todas as etapas de construção, com facilidade de manutenção, obra limpa com aproximadamente 60% menos resíduos. Sua precisão também é algo que se destaca, tanto nos cálculos de quantidades de materiais quanto na execução.

Termoacústica

Este sistema se destaca por seu desempenho termoacústico ser superior aos outros sistemas construtivos, o que acaba também gerando uma economia de energia pela diminuição no uso de climatizadores.

Este desempenho termoacústico é adquirido pela combinação dos materiais de fechamento e isolamento. Eles podem ser instalados em paredes internas e externas, forros, telhados ou conforme necessidade do projeto.

Desempenho Acústico do sistema

Em grande parte dos projetos de construções o isolamento acústico passa despercebido, mas ele é de grande importância para a qualidade de uma construção.steel frame casas

Ambientes com uma acústica inadequada aumentam o stress, diminuem a criatividade e a concentração. Por isso que é tão importante um sistema construtivo que possua um desempenho acústico de excelência, pois proporciona melhor qualidade de vida e conforto.

O isolamento acústico tem como função bloquear a entrada ou saída dos ruídos entre ambientes de uma edificação ou de ruídos externos. Existem duas opções para isolar a passagem do som:

Com a utilização de um material de alta densidade, uma vez que o peso dificulta a propagação do som. No entanto para ser eficiente é necessário o aumento da espessura da parede, quanto maior for a massa, melhor será o desempenho acústico.

Mas o aumento da espessura da parede resulta na diminuição do espaço útil do ambiente e consequentemente aumentando o peso da construção.

Utilizando o sistema chamado massa-mola-massa, onde a descontinuidade dos meios é responsável pela atenuação das ondas sonoras em que o isolante acústico (manta mineral termoacústica) é inserido entre as placas de OSB ou placas de fechamento e os perfis de aço. A eficiência deste sistema se deve ao fato de ocorrer um atrito entre a onda sonora e o ar ou com o material fibroso como a lã isolante.

steel frame casas

Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado possui o mesmo desempenho acústico que uma parede de alvenaria de mesma espessura.

Porém, ainda é possível utilizar manta termoacústica no interior das paredes, aumentando consideravelmente o desempenho de obra em Steel Frame. Além do sistema obter menor espessura e apenas 10% do peso de uma parede de concreto maciço.

Diferentemente dos isolamentos de construções convencionais, onde a espessura da parede é parte determinante para o desempenho, no Steel Frame o isolamento baseia-se no conceito de isolamento multicamada.

Este isolamento combina o uso das placas de fechamento, com o espaço entre elas preenchido com material isolante. Sendo possível diversas combinações para aumentar o desempenho do sistema.

Assim, a parede neste sistema adquire uma acústica muito superior a uma parede construída em alvenaria e sem a necessidade de aumentar o seu peso ou espessura.

Desempenho Térmico

O isolamento térmico em uma construção controla as perdas de calor no inverno e os ganhos de calor no verão. Ele reduz a troca de calor entre a superfície interna e externa, atenuando o impacto das variações de temperatura e assim diminuindo o uso de equipamentos de climatização, como ar condicionado.

O objetivo de um isolamento térmico é controlar as condições térmicas do ambiente de uma construção, no sistema construtivo Steel Frame o isolamento baseia-se no conceito de isolação multicamada, combinando placas de fechamento e material isolante.

Quanto maior a quantidade de material que for agregado nas camadas, maior será a capacidade térmica do conjunto.

Existem materiais de fechamentos que podem trabalhar externamente as condições de temperaturas como o sistema EIFS que contém placas de EPS que proporcionam um melhor desempenho térmico.

 

Materiais Termoacústicos

steel frame casas

Os materiais mais utilizados na construção em Steel Frame e que garantem total eficiência são as mantas (lãs) minerais, elas possuem qualidade garantida tanto para o melhor desempenho térmico como acústico, estão disponíveis em 3 opções, são elas:

1. Lã de Vidro

A lã de vidro é constituída por feltro de lã de vidro, que é fabricado a partir de sílica e sódio que são aglomerados por resina sintética. É muito utilizada no interior de paredes ou sobre forros, sua função é isolar os ruídos.

2. Lã de Pet

A lã de Pet é produzida com base na lã de garrafa Pet, ela possui como principais vantagens:

Matéria prima 100% reciclável;

É antialérgica;

Não prolifera bactérias e mofo;

Não retém umidade;

É atóxica;

Ela reduz a transmissão sonora que se propaga através das paredes por meio de vibrações, potencializando e melhorando o desempenho acústico dos ambientes internos.

3. Lã de Rocha

Possui uma ótima absorção acústica nas médias e altas frequências. É composto por longas fibras isolantes minerais (rocha) entrelaçadas e aglutinadas com resinas especiais.

steel frame casas

Testes realizados em laboratório comprovam que há uma redução sonora de até 10dB no sistema de Steel Frame com isolamento de lã de rocha, sendo 68% superior as mesmas paredes sem isolamento.

Também existem outros materiais que ajudam no isolamento termoacústico de uma residência em Steel Frame como:

Esquadrias de PVC: redução do ruído de até 45dB;

Forros: são variados tipos de forros com excelente desempenho, sendo os mais utilizados: o forro em drywall, forro mineral e forro de lã de vidro.

Piso Vinílico: possui baixo ruído, absorvendo o som causado pelo impacto ao caminhar e também possui ótimo conforto térmico, podendo caminhar descalço sobre ele no frio extremo ou calor;

Carpete: são uma excelente opção termoacústica, além de antialérgicos e design sofisticado;

Concluímos que o sistema  Steel Frame possui as melhores opções de isolamento termoacústico, além disso é comprovado por meio de testes sua eficiência e melhor desempenho.

O conforto termoacústico de uma edificação é algo que não pode passar despercebida, ele é fundamental para a qualidade de vida de sua família. O sistema contribui na obtenção de edificações mais eficientes energeticamente e sustentáveis.

A Espaço Smart comercializa produtos que promovem a industrialização, a sustentabilidade na construção civil e é referência de construção a seco no Brasil. A eficiência e qualidade do Steel Frame fazem sua obra ter muito mais conforto, rapidez e resistência.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar