Início » Saiba como fazer ventilação no telhado em 5 etapas

Saiba como fazer ventilação no telhado em 5 etapas

telhado shingle com ventilação instalada

A instalação de um sistema de ventilação no telhado shingle garante uma durabilidade de todos os componentes do sistema ao evitar que a umidade fique retida entre as placas, auxiliando a regular a temperatura do telhado e proporcionando um fluxo de ar no sistema evitando o surgimento de fungos como os que geram o mofo.

No conteúdo deste post, você entenderá a importância de investir no sistema de ventilação de telhado e ainda conferirá um passo a passo de como instalar, além dos materiais necessários para que tenha as melhores vantagens do sistema de telhas shingle no seu lar ou negócio. Boa leitura!

O que é ventilar o telhado?

Ventilar o telhado é o processo de criar uma abertura de ventilação feita com materiais especiais para o sistema shingle que permitem a entrada de ar pelo espaço que há entre as telhas e o forro, garantindo que a umidade seja sempre removida e que o ar se mantenha fresco naquele ambiente. Instalar um sistema de ventilação no telhado é de extrema importância e garante algumas vantagens como:

  • Regulação da temperatura: evita que o ar quente fique preso entre o telhado e o forro;
  • Prevenção de danos: evita o acúmulo de umidade, formação de mofo e bolor que podem levar a danos;
  • Prolongamento da vida útil dos materiais: a ventilação evita que a umidade cause danos irreversíveis aos materiais do sistema.

A ventilação do telhado shingle é feita com a instalação de um sistema próprio de ventilação que garante a entrada e saída de ar de uma forma segura e sem prejudicar os componentes do telhado. Essas aberturas podem ser instaladas em diferentes locais do telhado, como no beiral, na cumeeira ou até mesmo combinadas.

Como fazer ventilação no telhado shingle?

Fazer a instalação do sistema de ventilação no telhado shingle não é uma tarefa de grande complexidade, mas é necessário o auxílio de um profissional com conhecimento sobre este tipo de cobertura, bem como sobre os materiais para a ventilação para que seja eficiente. Confira as etapas de como fazer:

1. Selecione o tipo de ventilação

Como falamos brevemente antes, existem diferentes tipos de ventilação para telhado shingle com diversos tipos de aberturas. Alguns dos tipos de ventilação são:

  • Ventilação de cumeeira: é altamente eficaz, resistente e flexível, podendo ser instalada até mesmo em telhados muito íngremes;ventilação de cumeeira para telhado shingle
  • Ventilação de beiral: a ventilação de beiral exige um estudo do sistema de telhado, garantindo uma instalação em local com melhor aproveitamento, sem risco de infiltração e design elegante;
  • Ventilação inflow: tipo de abertura no telhado que permite maior circulação e entrada de ar, ajudando a controlar a temperatura e a umidade;Ventilação inflow para telhado shingle
  • Caixa de Ventilação: pequenas, fáceis de instalar e sofisticadas, as caixas de ventilação podem ser instaladas em todos os locais do telhado, garantindo a saída do ar.Caixa de Ventilação para telhado shingle

Cada tipo de ventilação tem suas vantagens dependendo do ambiente no qual ela é instalada e a escolha deve ser feita conforme a necessidade do ambiente.

2. Calcule a quantidade de ventilação necessária

A quantidade de ventilação necessária na área deverá ser calculada conforme o tamanho do telhado, formato e clima local. Para cada 300m² de planta horizontal de cobertura calcula-se o mínimo de 1m² de ventilação efetiva, sendo 0,50m² de saída de ar e 0,50m² de entrada de ar.

3. Instale as ventilações

Esta é a etapa de instalação do sistema de ventilação que mais exigirá atenção e, até mesmo, o auxílio de um profissional. Após verificar a necessidade de instalação das ventilações no telhado, conforme o tipo de ventilação escolhida, é necessário realizar as aberturas nas placas OSB/Smartply.

As aberturas devem ser distribuídas uniformemente no telhado para garantir uma ventilação adequada, para isso você deve:

  • Calcular as áreas de aberturas necessárias conforme o cálculo de ventilações;
  • Marcar a localização das aberturas, medindo com uma trena a localização das aberturas, estando todas alinhadas e na mesma posição;
  • Realizar o corte das placas OSB ou Smartply.ventilação de telhado shingle

4. Fixe os materiais de ventilação escolhidos

Posicione a caixa de ventilação ou inflow e escrever: os materiais de ventilação inflow no local preparado para sua instalação e antes de fixá-la verifique se o local está limpo e seco. Cada sistema de ventilação possui uma forma diferente de fixação, e você deve seguir o manual de fixação de cada tipo conforme orientado pelo fabricante.

como fixar o telhado shingle sobrea ventilação

Onde comprar os materiais de ventilação para telhado?

Nunca deixe de lado o projeto da sua ventilação em telhado shingle, incluindo-a e seus materiais no momento da instalação de todo o sistema, evitando assim os danos causados pelo excesso de calor e umidade e prolongando a vida útil do telhado e da estrutura da casa.

casa com telhado shingle ventilado

Se você não tem experiência na compra de materiais e na instalação de aberturas de ventilação, é recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado para garantir a instalação adequada e segura.

Para te auxiliar no processo de compra, contamos com especialistas em telhados shingle sempre à disposição para te atender, acesse e compre na maior rede de lojas de construção a seco do Brasil!

Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog e confira um conteúdo completo sobre a maior fornecedora de telha shingle do Brasil. Até logo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário