Home Aprenda Conheça as 10 Vantagens que o Piso Vinílico garante

Conheça as 10 Vantagens que o Piso Vinílico garante

As vantagens do piso vinilico são muito grandes, além de variadas cores, texturas e modelos. Conheça os principais benefícios e faça a escolha certa!

Conheça as 10 Vantagens que o Piso Vinilico garante

Os pisos vinilicos vem ganhando destaque na decoração, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos. Eles são versáteis, possuem textura, muitas opções de cores e trazem conforto térmico e acústico ao ambiente. O piso vinílico é o ideal para quem preza pelo conforto acima de tudo.

O piso vinílico é composto de uma mistura de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Dependendo da quantidade de cada elemento o piso ficará mais resistente, com melhor acústica ou mais flexível.

Piso VinilicoDois pisos são os mais utilizados, o piso vinilico e o piso laminado, conheça as 7 diferenças entre o piso vinílico e o piso laminado, e aposte na melhor escolha!

Quais os tipos de piso vinílico?

No mercado está disponível os pisos vinílicos autocolantes, de instalação com cola e o piso clicado. Ele é encontrado nos formatos de mantas, réguas e placas. Os modelos de pisos estão cada vez mais diversificados, o tradicional piso de madeira é o mais procurado.

Piso vinílico em manta:

É comercializado em rolos e sua aplicação fica mais uniforme, pois as juntas são seladas na instalação. O formato em manta pode ser homogêneo, ou seja, é produzido com massa única.

Piso Vinilico

Também pode ser heterogêneo, produzidos através de mais camadas de materiais diferentes. Para junção das mantas é usado um cordão de solda ou adesivo especifico que forma um único produto.

Os pisos vinílicos em manta criam ambientes dinâmicos, interativos, confortáveis e criativos e podem ser aplicados em diversos ambientes. Também são ideais para segmentos da saúde, pois atendem as normas da RDC 50 – ANVISA. Amenizam o impacto quanto a ruídos, poeira, odores, uso de produtos químicos.

Piso vinílico em réguas:

O piso vinílico em régua é o formato mais comum. Ele tem padrão amadeirado, pois busca reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural. 

A régua é mais resistente a choques e furos, e possui texturas. Pode ser encontrado em réguas coladas (tradicionais) e réguas “click” ou “clicado” (sistema de encaixe entre as peças, sem necessidade de cola).

O piso clicado também possui a vantagem da instalação rápida sem ser necessário o uso do adesivo, e é versátil pois pode ser reutilizado em outro local.

Piso vinílico em placas:

O piso vinílico em placa é muito utilizado quando a ideia é um visual mais moderno e colorido. Também é um piso que imita tonalidades de pedras, se equivalendo a modelos de porcelanato e cerâmica. 

É um piso ideal para ser instalado em pisos elevados, que necessita de placas autoportantes, e de maior espessura.

Quais as vantagens do piso vinílico?

Rápido de instalar

A mão de obra é prática, pois são bem rápidos e fáceis de instalar. 

Piso Vinilico

O piso vinílico pode ser instalado sobre pisos como cerâmicos e porcelanato, desde que a superfície esteja nivelada e limpa.

Fácil de limpar

São limpos facilmente com um pano úmido e detergente neutro diluído em água.

Conforto acústico

É um piso macio, com baixo nível de ruído, pois absorve consideravelmente o som causado pelo impacto ao caminhar.

Conforto térmico

Independente da estação do ano, o piso sempre possui uma temperatura agradável. Pode-se caminhar a pés descalços confortavelmente em dias frios.

Cores, formatos e padrões diferenciados

Os pisos mais tradicionais são os que imitam madeira. Há também pisos que imitam mármore, cimento queimado, ladrilho hidráulico, etc. 

Os padrões de tamanho são em régua, placa e manta, mas todos os padrões permitem recortes de diversos formatos garantindo diversificadas combinações.

Sustentável

É fabricado com materiais recicláveis como o PVC. Apresentam baixos índices de emissão de compostos orgânicos voláteis, que são gases emitidos por materiais naturais e sintéticos que podem influenciar na qualidade do ar interno.

Piso Vinilico

É um material de excelente durabilidade, o qual resiste a muitos anos de uso sem precisar ser substituído, além disso pode ser reciclado muitas vezes.

Resistente a manchas

A remoção de manchas, como as manchas de sapato, é realizada de forma muito prática. Não é aconselhado o uso de solventes, sabão em pó e derivados de petróleo na limpeza ou remoção de manchas, pois eles podem prejudicar o piso causando riscos, arranhões ou até corrosões da superfície.

Não precisa de cera

A maioria dos pisos vinílicos possuem uma proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Mas caso seu piso precise de cera é importante limpá-lo e remover as camadas desgastadas antes de uma nova aplicação.

Fácil manutenção

Caso o ambiente apresente algum problema e precise de troca, a substituição das peças não requer grande movimentação, pois é possível apenas remover a parte necessária sem precisar remover todo o piso.

Como escolher o melhor piso vinílico?

Para se escolher o melhor piso vinílico, deve-se analisar os seguintes pontos abaixo:

 Tipo de ambiente: Se ele é residencial, educacional, hotelaria, saúde, lojas, escritórios, esportes;

 Tipo de contrapiso: Se a obra será nova ou reforma;

 Qual o formato ideal? Se é o piso de placas, réguas ou manta;

 Qual adesivo usar? Para cada linha de piso existe um adesivo especifico;

A dica certa para escolha do piso é buscar um modelo e cor que se encaixa na composição do ambiente, destacando uma tonalidade ou balanceando os elementos do local. Você pode apostar nos pisos clássicos, nos sofisticados, ou pode ousar fazendo uma mistura de cores.

1. Escolha pela qualidade do material

O piso vinílico tem durabilidade excelente e conforto sem igual. É um piso tem excelente flexibilidade não sofrendo empenamento das peças.

2. Estude as vantagens de cada tipo

Os pisos vinílicos tem variadas classificações dentro dos conceitos de piso residencial, comercial e industrial, como uso moderado, uso geral, uso pesado e no caso comercial também o uso muito pesado.

Piso Vinilico

Para escolha correta do tipo de piso para sua obra é ideal que seja explicado para qual uso e necessidade o piso vai ser utilizado, assim será indicado o piso que mais se adequa ao local.

3. Atente-se à desvantagem

O piso vinílico não pode ser aplicado em ambientes externos a obra.

4. Veja qual a melhor instalação

Para garantir a qualidade da vida a útil do piso, alguns fatores devem ser avaliados antes da instalação do piso como:

 Realizar o teste de umidade em diversos pontos do contrapiso;

 Verificar o nivelamento do contrapiso, que deve estar plano para não haver irregularidades no piso;

 Usar sempre os produtos indicados pelo fabricante do piso;

 Conferir os lotes dos produtos para garantir que são da mesma tonalidade;

 Contratação de pessoas especializadas para a instalação do piso vinílico;

 Armazenagem dos produtos: é feita mantendo as caixas sempre na horizontal e piso em rolos armazenar na posição vertical;

5. Acerte na limpeza

O PVC encontrado no piso vinílico tem propriedades isolantes, que o torna adequado para ambientes de alta demanda e com requisitos específicos de manutenção, ou seja, o piso vinílico é uma ótima opção para ambientes como hospitais e escolas onde é essencial a higiene e a prevenção de infecções.

6. Avalie o ambiente a ser instalado

O piso vinílico independente do formato é indicado para áreas internas. Se usado em áreas úmidas como banheiros e cozinhas pode haver o desgaste do adesivo utilizada para fixação.

Por isso ele é mais usado em áreas como salas, quartos, corredores, ambientes corporativos, comerciais, hospitalares, dentro outros. Para área externa não é recomendada, pois pode ser danificado devido o contato excessivo com raios solares e chuva.

Venha conhecer a qualidade e beleza de nossos produtos, realize um orçamento em nossas lojas ou em nosso ecommerce! Se houver dúvidas pode nos chamar no whatsapp que nossa equipe de atendimento irá lhe ajudar!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar