Home Case de Sucesso Obra em Steel Frame: A experiência do projeto à construção

Obra em Steel Frame: A experiência do projeto à construção

Saiba como foi a experiência de um proprietário que projetou e construiu sua própria casa usando o Steel Frame.

Você já imaginou construir a sua própria casa? Pois é, essa é a experiência que o proprietário desta residência teve, ele projetou e construiu sua casa. Confira nesse post como foi esse processo!

Obra em Steel Frame: A experiência do projeto à construção

Esta obra possui aproximadamente 140 m² e está localizada em Pelotas no RS. Ela possui uma característica muito interessante, pois o proprietário da casa foi o arquiteto responsável pelo projeto e execução da residência, além de ser o principal envolvido na construção.obra steel frame

Esta residência é uma construção mista, que utiliza o aço pesado para vigas e pilares e o Steel Frame (aço leve) para a estrutura de paredes e piso. Na parte externa a edificação é revestida pelo sistema EIFS e em certos locais com madeira aparente, internamente é revestido com placas OSB e gesso acartonado (drywall).

Para um isolamento com maior desempenho térmico e acústico foi utilizado no interior de todas as paredes a lã de vidro. Além disso, ela possui alta performance, garantindo um excelente custo-benefício, fácil aplicação, segurança e durabilidade.

Renata Caetano arquiteta e sócia do escritório Anacauita relata que: “Desde a concepção do projeto arquitetônico, eles buscam escolher materiais que sejam sustentáveis e que tragam um bom desempenho para a edificação. Assim a obra vai funcionar perfeitamente com o menor custo possível.”obra steel frame

Fabio, da equipe de vendas da Espaço Smart, conta que a cidade de Pelotas possui grande incidência de eventos climáticos, o escritório conseguiu aproveitar destas informações para aplicar no projeto soluções para diminuir o consumo de ar condicionado e luz elétrica e auxiliando na sustentabilidade. “Todos os materiais passam por rigorosos processos produtivos e isso se torna um diferencial extremamente importante em relação a outros métodos construtivos como a alvenaria convencional”, finaliza Fabio.

Gregório nos conta que começou a trabalhar com construções em Steel Frame ainda na faculdade e foi uma quebra de paradigma. Porque nas obras convencionais existe muito entulho e uma grande imprecisão, já no Steel Framing a execução é exata, sem erros e um canteiro de obras limpo. A partir desta experiência ele nunca mais conseguiu voltar a trabalhar no sistema convencional.obra steel frame

A 11 anos, Gregório trabalha com o sistema, só descobrindo vantagens. Pois, além da obra limpa ele possui agilidade, grande eficiência energética e o compósito dos materiais fazem com que o produto final chegue a uma qualidade muito maior que o convencional. Conheça mais sobre as diferenças entre o a alvenaria e o steel framing em nosso blog.

Renata conheceu o Steel Framing no escritório, que a encantou pela quantidade de benefícios. E como ela ainda estava na faculdade a experiência foi muito importante para sua formação. Pois, moldou muito o seu processo de projeto e desde o início teve o foco de sua profissão voltada para o Steel Framing.

Esta obra foi pensada desde o início para o sistema construtivo Light Steel Framing. É muito importante que antes de iniciar o projeto seja decidido o método construtivo que vai ser utilizado. Pois, quando existe um projeto para os sistemas convencionais quando é realizada a conversão deste projeto para o Steel Framing podem surgir alterações estéticas na edificação.obra steel frame

Inicialmente este projeto era um investimento do escritório para venda. Iriam ser 2 residências em 2 terrenos estreitos, onde foram trabalhados volumes em conjunto que fazem parecer uma edificação única.

Existe outra casa no terreno vizinho que também é em estruturas de Steel Frame, assim foi feito um conjunto de residências com volumes no mesmo estilo arquitetônico.

Inicialmente foi construída a casa térrea que é no terreno ao lado e em seguida este sobrado. Quando o Gregório adquiriu a residência ela tinha recém iniciado, estava com a estrutura de perfis em aço galvanizado pronta e sendo aplicado as placas de fechamento externo.

A partir do momento que ele adquiriu esta casa ele começou a colocar a mão na massa e a construir ela com suas próprias mãos. Trabalhava na obra após sair do expediente do trabalho e passava muitas horas a noite fazendo construindo seu sonho.obra steel frame

A partir do momento que Gregório comprou a casa com a estrutura metálica em aço montada. Ele levou cerca de 10 meses para finalizar trabalhando a maior parte do tempo sozinho a noite e finais de semana. As vezes contava com ajuda de dois funcionários que iam nos finais de semana ou dias de chuva lhe ajudar.

Ele ressalta que foi uma experiência incrível construir sua própria casa e muito gratificante. A residência possui no pavimento térreo a área social, como sala de estar e jantar, cozinha, lavabo, lavanderia e área gourmet. No piso superior temos a área intima com 1 suíte, 2 quartos e um banheiro.

Segundo Gregório, o ar dentro de uma casa em Steel Framing é muito melhor, pois a umidade do ar é controlada gerando conforto na respiração. Já nas construções convencionais, a umidade é grande escorrendo pelas paredes, criando mofo e causando problemas respiratórios para as pessoas. Na construção em Steel Frame não existe este problema.obra steel frame

Um dos maiores desafios da construção civil no Brasil ainda é construir diminuindo o impacto ao meio ambiente. A construção seca é a mais eficiente, pois existe maior racionalização dos insumos e utiliza materiais que não comprometem a natureza.

Este tipo de construção trata a  sustentabilidade como prioridade e não somente como um diferencial. A preocupação com o impacto ambiental é cada dia mais relevante e deve estar presente em todas as etapas da obra, como ocorreu nesta residência.

Podemos confirmar como o Steel Framing pode fazer a diferença e trazer qualidade e eficiência para a obra. Conheça o sistema em nossas lojas físicas ou tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento online. Venha fazer seu orçamento conosco!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar