Início » Surpreendente residência em Steel Frame com materiais inovadores

Surpreendente residência em Steel Frame com materiais inovadores

Uma residência construída com os melhores materiais do mercado, resultando em uma construção de qualidade e de alta performance. Confira.

Este é um case de Sucesso com 100% das soluções Espaço Smart, esta residência fica localizada em Ponta Grossa – PR e foi construída com o que há de melhor em materiais e soluções para a construção a seco. Foram utilizados diversos materiais industrializados, desde os materiais para a construção em Steel Frame, ao Telhado Shingle, Revestimentos, Piso Vinílico, Esquadrias de PVC, Portas Internas, Rodapé.

Todos as soluções utilizadas foram selecionadas com muito critério e pensando na qualidade e eficiência final da obra.

Sobre o projeto da residência em Steel Frame

É uma residência com estética surpreendente, segundo Mary Jean da MJ Arquitetura, arquiteta responsável pelo projeto, esta casa de aproximadamente 450 m² de área construída foi cuidadosamente planejada para que todos os ambientes de maior convívio estivessem integrados.

“Um dos requisitos do cliente foi o telhado aparente, e para isso foi criada uma composição de águas que deram movimento para a cobertura da casa, trazendo mais identidade para obra” relata a arquiteta.

estrutura em aço - Steel Frame

O projeto estrutural foi desenvolvido pela equipe de projetos da Espaço Smart, Leonardo Lara, projetista estrutural, nos conta que tudo foi pensado de forma que não existissem alterações no projeto arquitetônico ou que se existisse esta necessidade, que o projeto fosse impactado o mínimo possível.

“Sempre procuramos as melhores soluções para garantir o melhor custo benefício para o cliente, entregando o melhor serviço para a obra” afirma Leonardo.

O projeto estrutural garante que a estrutura seja segura e capaz de suportar as cargas aplicadas e condições climáticas adversas.

Lara nos fala ainda que a estrutura desta residência possui uma arquitetura mais arrojada, e que “Foi um desafio para o time de engenharia da Espaço Smart, pois contava com altura elevada do pé direito, que superando os 7 metros de altura, além do forro inclinado, os grandes vãos e o beiral em balanço que superava 2 metros de largura”.

Assim, foi optado pela utilização das estruturas em aço laminado (aço pesado) e perfis em aço leve formados a frio (Steel Frame), com esta estrutura mista foi resolvido todos os desafios impostos pela arquitetura desta residência.

O Steel Frame é uma opção que proporciona liberdade de criação, pois é um material que propicia flexibilidade, versatilidade e que pode ser facilmente moldado, permitindo projetos ousados e inovadores.

Fechamentos - Steel Frame

A compatibilização de projetos é essencial para uma obra funcional, bem elaborada e compatível. A proprietária Camila nos conta que como engenheira civil participou dos projetos da sua casa e notou a facilidade na compatibilização dos projetos de instalações.

Porque escolher o Steel Framing?

Fernando Scheffer, o proprietário da residência nos conta porque escolheram o Steel Framing: “Quando iniciamos o sonho de construir a nossa residência, nunca cogitei a possibilidade de construir em outro sistema construtivo que não fosse o Steel Frame, pois, trabalhando a tantos anos com este sistema construtivo conheço todos os benefícios dos materiais”.

“E dentre todas as vantagens que o sistema apresenta, o principal ponto que levamos em consideração na escolha do sistema construtivo foi a agilidade da obra, pois temos dois filhos pequenos, morávamos em um apartamento e a gente precisava que a obra fosse finalizada o mais rápido possível”, afirma Fernando.

A agilidade da obra é uma das grandes vantagens do sistema construtivo em Steel Framing, antecipando a finalização da obra em tempo bem menor do que uma obra convencional.

Mary Jean, salienta que a construção em Steel Framing vem toda planejada de fábrica, assim a montagem é rápida no local da obra.  São materiais inovadores e com qualidade superior aos utilizados em uma construção convencional. Isso também proporciona agilidade no processo construtivo, organização e limpeza no canteiro de obras.

O segundo motivo que levou a família a escolher o sistema construtivo é a qualidade de vida que uma casa em Steel Frame proporciona, é mais confortável e com um isolamento termoacústico superior aos outros sistemas construtivos. “Neste tempo em que estamos morando na residência, notamos que o isolamento térmico possui uma diferença muito notável, tanto no clima frio, como no calor a temperatura se encontra amena, e isso reflete na qualidade de vida da família” nos conta Fernando.

Especificação dos materiais para a obra em Steel Framing

fechamentos Steel Frame

Para os fechamentos externos foram utilizadas as placas Glasroc X que são uma inovação na construção a seco, é uma placa resistente, flexível e leve que traz muitos benefícios. Também foi utilizado o sistema EIFS, que tem como principal vantagem seu alto desempenho termoacústico, ele utiliza placas leves de EPS e membrana hidrófuga liquida para proteção.

Para as paredes internas foram especificadas as placas Hábito, uma placa especial da Saint-Gobain com resistência de até 100 kg por ponto de fixação, é uma placa com alta performance e resistência a cargas suspensas, como móveis.

Para o isolamento termoacústico foi utilizada a lã de vidro de 100 mm de espessura, como ela é mais espessa ela se torna mais eficiente no sistema.

Execução da Obra

Vitor Gorte, da Invicta Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, nos conta que esta residência foi um grande desafio, uma obra robusta, com inúmeros detalhes e que só foi possível realizar a conclusão no prazo estipulado graças ao sistema em Steel Frame.

“Nós conseguimos antecipar parte da superestrutura da obra e fechamentos, na alvenaria demoraria em torno de oito meses para aproximadamente 3 a 4 meses no Steel Frame. Obtivemos um adiantamento das etapas muito grande, isso possibilitou que a gente entregasse a obra no prazo que a gente tinha estipulado no início, que seriam de 11 meses”, afirma Vitor.

 

Soluções Espaço Smart utilizadas nesta residência

Além do sistema construtivo em Steel Framing, foram utilizados outros materiais e soluções da Espaço Smart, como:

•    Telhas Shingle:  Segundo a arquiteta, a opção pela Telha Shingle foi justamente para buscar trazer mais modernidade, com alta durabilidade e baixa manutenção.residencia em steel frame com telha shingle

“Nós optamos pelas Telhas Shingle pela beleza e funcionalidade, ela também nos permitiu embutir uma calha no pano (água) do telhado. Essa calha leva a água para uma cisterna, da qual são utilizadas nas torneiras do jardim, reutilizando as águas da chuva e contribuindo com a sustentabilidade”, nos conta Camila.

•    Piso Vinílico e rodapé: Foram utilizados os rodapés da marca Ecovale que são fabricados com madeira sintética de alta performance, o superWPC (mistura de serragem, plástico reciclado, sal e óleo mineral).

“E quando a gente optou pelo Piso Vinílico no segundo pavimento nós pensamos na facilidade de limpeza, no conforto térmico e na estética. O piso Vinílico possui diferentes tonalidades, modelos e texturas, e nós optamos por um que casasse com o projeto de interiores”, ressalta Camila.

•    Revestimentos: Foram utilizados os revestimentos da Texturise, eles combinam muito bem com o sistema construtivo em Steel Framing, são leves, práticos de instalar, possuem pouca manutenção e são sustentáveis.

Também foram utilizados os modernos painéis ripados Woodlines, tanto externamente (inclusive nos beirais) quanto internamente. Ele é fabricado com a segunda geração de WPC, material composto produzido com matéria prima reciclada e fibra de bambu.

É fácil de instalar, de limpar, pode ser utilizado tanto na área interna quanto externa, possui proteção aos raios UV, não descolora com o sol e possui e alta durabilidade.

•    Esquadrias de PVC e Portas Internas: Para as Portas Internas foram escolhidos modelos da Rohden, elas possuem alta qualidade, acabamento impecável e são kits prontos para instalação, isso facilita e agiliza a montagem.

Foram utilizadas as Esquadrias de PVC da Espaço Smart na cor preta, elas são esquadrias com perfis de PVC da marca Kommerling, líder mundial em perfis de qualidade para esquadrias. Nos dormitórios e salas foram utilizadas esquadrias em vidros duplos, que proporcionam um conforto termoacústico superior.

Residência em Steel Frame

“A gente buscou tudo aquilo que nós julgamos ser a melhor solução para cada aplicação da nossa casa, pra mim é muito interessante, porque eu consegui validar tudo isso que eu vendo no meu dia a dia, consolidando como a experiência de um cliente que compra hoje na Espaço Smart e foi uma experiência muito bacana”, conclui Fernando.

Vitor finaliza salientando sobre a experiência com a Espaço Smart: “Pra nós que estamos a frente da execução na obra fazendo toda a gestão, essa parceria que temos com a Espaço Smart é importantíssima, o fornecimento dos materiais acontece de forma rápida. Assim, conseguimos a ajustar o cronograma para ter uma logística muito boa no canteiro de obras pra não ter falta de material e conseguirmos entregar a obra dentro do prazo”.

Uma casa que priorizou a qualidade dos materiais e a sustentabilidade, obtendo os melhores resultados, que com certeza impactam no dia a dia da família melhorando a qualidade de vida e proporcionando mais conforto.

Você pode acompanhar o vídeo completo com os depoimentos e imagens deste case de Sucesso em nosso canal do Youtube.

Com materiais eficientes, de qualidade e sustentáveis uma edificação pode ter vários benefícios, inclusive melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem neste local. Venha realizar seu orçamento hoje mesmo conosco! Faça uma visita em nossas lojas físicas ou realize seu orçamento pelo nosso WhatsApp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar