Home Aprenda Alvenaria ou Steel Frame: Conheça as diferenças construtivas

Alvenaria ou Steel Frame: Conheça as diferenças construtivas

Está em dúvida qual o melhor sistema construtivo? Conheça o comparativo entre os sistemas

Construir uma casa é um sonho para muitas pessoas. Mas qual a melhor maneira de construí-la? Steel Framing ou alvenaria? Neste post, vamos falar sobre estes dois sistemas muito utilizados na construção civil!

 

Alvenaria ou Steel Frame: Conheça as diferenças construtivas

Muitos construtores ainda têm dúvidas sobre qual sistema utilizar na hora de construir: Steel Framing ou alvenaria convencional? Ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens, mas é importante analisar cada uma antes de tomar uma decisão. Então aqui vamos falar sobre as principais diferenças entre o Steel Frame e a alvenaria!

 

Alvenaria

A alvenaria é um sistema de construção antigo, erguido com estruturas de vigas e pilares em concreto. Para moldar estas vigas e pilares são utilizado peças de madeira, onde é inserido o concreto, após a secagem estas madeiras são retiradas e descartadas.

Para vedação das paredes são utilizados tijolos ou blocos de concreto que são assentados com o uso de argamassa.

O processo construtivo é  lento e com mão de obra em maior quantidade. Também há uma falta de padronização nos materiais e na mão de obra, assim dificultando o controle e qualidade do serviço.

Se as paredes ficarem com desníveis ou imperfeições a qualidade do acabamento será afetada.

 

Steel Frame

É um sistema ecologicamente correto e inovador com menor desperdício de materiais e produtos mais reciclados. 

Steel Frame

Sua estrutura é composta por um esqueleto de perfis de aço galvanizado (montantes e guias) e placas para a vedação ( internamente pode ser utilizado placas de gesso acartonado e placas OSB, e para o fechamento externo existem variadas opções de  revestimentos externos de vedação

É um sistema de alta resistência e durabilidade, além de ser uma construção leve. O auto nível de industrialização dos materiais permite qualidade na obra, além de possibilitar o controle e mensuração dos insumos que serão utilizados.

Além disso a mão de obra precisa ser especializada para este tipo de sistema construtivo, o que garante uma obra de qualidade e sem erros. Todas as paredes possuem ótimo acabamento, longe de erros, desníveis e imperfeições.

 

Comparativo

 Fundação: Enquanto na fundação da alvenaria é utilizado cerca de 10 a 15 % do orçamento total da obra com cargas pontuais, no Steel Framing este valor chega entre 5% a 7% com cargas distribuídas.

 Materiais: Na alvenaria são utilizados materiais que degradam o meio ambiente, enquanto no Light Steel Frame são utilizados materiais sustentáveis e que podem ser reciclados.

 Instalações Elétricas e Hidrossanitárias: Na alvenaria é necessário quebrar as paredes para a instalação de canos e eletrodutos e depois fechá-la novamente.Steel frame

Enquanto no steel frame as instalações transitam nos vazios internos das paredes, lajes e forros, sendo fixadas após a montagem da estrutura. 

Nos perfis existem furos de serviço por onde passam os eletrodutos e tubulações, não sendo necessário cortes na parede para instalação.

 Orçamento final: A alvenaria é um sistema que não se pode prever corretamente o valor final, pois sempre há faltas ou sobras de materiais durante a obra que não foram previstos.

No steel frame existe uma fidelização orçamentária, pois como o sistema é composto por materiais com medidas padrões é muito mais fácil calcular o valor total a ser gasto e sem surpresas no final da obra.

 Canteiro de obra: Na alvenaria o canteiro de obras possui muitos entulhos e difícil manutenção e organização. No steel framing o canteiro de obra é limpo e organizado com pouquíssimo ou nenhum entulho.

 Manutenção: Para manutenções de elétrica ou hidráulica na alvenaria é necessário quebrar as paredes e após realizadas as manutenções necessárias é feito o fechamento destes espaços, lixando e pintando em seguida. Sempre cuidando para não haver deformações nestes locais para que o acabamento da parede não seja comprometido.

Já no steel framing as manutenções são realizadas retirando as placas e após a manutenção é só recolocá-las no local novamente, são manutenções rápidas e práticas.

Steel frame

 Desempenho Térmico e acústico: A alvenaria possui índices de desempenho térmico e acústico que segue as normas mínimas de desempenho.

Enquanto no steel framing o isolamento térmico e acústico possuem índices muito superiores, pois a troca térmica entre o ambiente externo e interno é muito baixa proporcionando um conforto maior a edificação.  Confira mais sobre a qualidade termoacústica do Steel Frame. 

 Segurança: Diferentemente do que se pensa, a alvenaria não é tão resistente, pois os tijolos da vedação podem ser quebrados. A técnica construtiva a seco do sistema steel frame traz mais segurança, oferecendo maior resistência à ações do tempo e à invasões, devido a qualidade e resistência dos materiais. 

 Prazo de execução: A alvenaria é um sistema que leva mais tempo para ser construído, pois é necessário esperar a secagem do concreto e o assentamento unitário dos tijolos. O steel framing é um sistema de rápida montagem.

Assim podemos concluir que o steel framing é um sistema construtivo mais moderno, que oferece diversos benefícios em relação à alvenaria. É um sistema sustentável, seguro e com qualidade, conheça mais sobre este sistema de construção inovador.

Vem realizar seu orçamento conosco e descubra o melhor sistema construtivo para sua obra! Conheça nosso showroom interativo em nossas lojas ou pode nos chamar no WhatsApp que que nossa equipe esta pronta para lhe atender!!

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Aproveite e confira mais conteúdos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar