Home Case de Sucesso Inspire-se na elegância desta obra em Steel Frame

Inspire-se na elegância desta obra em Steel Frame

Confira neste post a beleza e eficiência de uma casa em estilo americano

Este case de sucesso é uma obra em Steel Frame que possui um alto valor agregado, e isso se deve aos materiais utilizados na sua construção. Neste artigo vamos esclarecer mais sobre este assunto, entre outros pontos importantes do projeto.

Inspire-se na elegância desta obra em Steel Frame

A construção a seco é uma inovação na construção civil, esse sistema construtivo está em grande crescimento no Brasil, é muito utilizado em países desenvolvidos como os Estados Unidos, Canadá e Japão.

Os sistemas mais utilizados são o wood frame e as construções em steel frame, ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens como qualquer outro sistema construtivo, mas os benefícios são extremamente maiores.

A construção em steel frame é um sistema construtivo que utiliza  estrutura metálica, onde os perfis que formam esta estrutura são de aço galvanizado. A galvanização é uma fina camada de zinco que protege o aço de corrosão.

Para a vedação dessa estrutura são utilizadas placas especiais para o sistema, as mais utilizadas são as placas cimentícias , placas OSB, placas de gesso acartonado, placas glasroc, sistema EIFS, Siding Vinílico ou Smartsides, que foi a opção escolhida para esta residência.obra steel frame

Uma obra em steel frame pode ser a solução ideal para você. Com este sistema você tem à sua disposição agilidade, resistência e acabamentos perfeitos, é a melhor solução para criar obras modernas e funcionais.

Além disso, a facilidade de instalações elétricas e hidráulicas são um diferencial muito grande, e se houver necessidade de manutenção é muito prática e rápida, além de que este sistema inovador pode ser aplicado a inúmeros tipos de projetos.

A obra que vamos ver hoje possui estilo americano e foi construída em light Steel Framing, esta residência chama a atenção pela fachada marcante. Ela fica localizada na cidade de Porto União – SC e possui área total de 384,75m² divididos em 2 pavimentos.

A arquiteta responsável pelo projeto, Taciana Nakalski, do escritório TN Arquitetura, nos contou que: “Foi um projeto especial pois foi realizado para um casal de amigos. Buscamos para o projeto o aconchego, o conceito aberto, além disso a residência foi projetada para a família receber os amigos e a família.”

Conceitos

A casa traz alguns conceitos importantes como:

Sustentabilidade: a fachada foi desenvolvida com revestimentos modernos e sustentáveis como os revestimentos LAP que imitam madeira.

obra steel frame

As grandes janelas proporcionam maior ventilação e a entrada de luz natural, além da casa ser construída em Steel Framing que é um sistema construtivo que gera menor impacto ao meio ambiente.

Estética sofisticada: Com a personalidade e imponência das linhas acolhedoras que as casas em estilo americano proporcionam elas acabam se destacando, a escolha dos materiais de acabamento auxiliaram no resultado final.

Telhado aparente: O uso de telhas shingle deixa o telhado com beleza incomparável e alta resistência, além de serem muito comuns nas casas em estilo americano. Conheça mais sobre as vantagens do telhado shingle em nosso blog.

Sistema construtivo

O sistema construtivo escolhido foi o Light Steel Framing, que é um sistema leve, rápido e de alta eficiência.

Alguns dos seus benefícios são:

obra steel frame

Melhor custo-benefício;

Sistema sustentável;

Excelente desempenho térmico e acústico; 

Fácil manutenção;

Precisão na execução;

Maior aproveitamento de espaço;

Orçamento preciso;

Maiores opções de acabamento;

Alta resistência.

Gileade, gestor da Espaço Smart comenta que: “O sistema possui várias vantagens, além de ser um sistema sustentável e inovador, ele garante mais agilidade no processo construtivo, garantindo que a obra seja executada em um tempo muito menor que as obras convencionais.”

Taciana ressalta que: “Pelo script de trabalho de seu escritório de arquitetura, a obra foi finalizada em média de 1/3 do tempo de uma estrutura convencional. No prazo de 5 meses a estrutura estava pronta e coberta com as telhas shingle.”

obra steel frame

“É uma boa técnica construtiva para quem busca resultado num curto período de tempo, além de uma obra sustentável. Pois precisamos desse apelo hoje, de arquitetura sustentável no mundo,” finaliza Taciana.

Adilson Barth, responsável pela construção da obra, nos enfatizou o quão inovador é o Steel e como ele faz a diferença, Adilson trabalha com o sistema convencional em alvenaria e com o sistema Steel Frame. Ele realizou o treinamento em Light Steel Framing na Espaço Smart, o qual achou de ótima qualidade. 

Comparando os dois sistemas, ele comenta que: “O Steel Framing é um sistema muito bom, é muito mais leve e fácil de trabalhar, deixa uma obra limpa e quase sem sobras de materiais. Além disso, as pessoas gostam muito deste sistema.”

Os materiais utilizados na obra são todos industrializados, conferindo maior resistência e durabilidade à edificação. Sendo fáceis de transportar, pois a maioria dos materiais possuem medidas padrão.

Adilson também comenta que: “O projeto era muito bonito, a estética e o Steel Framing fizeram com que a obra chamasse muito a atenção das pessoas, elas vinham conhecer como era feita a construção. E como foi muito bem especificado o projeto estrutural e os materiais vinham separados, a construção não tem erros.

Gileade comenta que: “Como os materiais chegam na obra em fardos, onde cada fardo simboliza um painel diferente na obra, é muito mais fácil organizar, e um canteiro de obras mais limpo.”

obra steel frame

O Steel frame é um sistema muito versátil, pois ele pode ser utilizado junto com outros materiais tranquilamente.  A estrutura desta residência é mista, com o Steel Framing e o aço laminado.

A proprietária Fernanda comenta que: “Para eles a casa ficou perfeita, era o que eles queriam, o sistema construtivo da Espaço Smart trouxe a agilidade na obra que eles procuravam.”

Taciana salienta que: “Trabalhar com a estrutura em Light Steel Framing permite ousadia nos projetos, possibilita trabalhar com grandes vãos, grandes aberturas e ter mais liberdade em projetar.”

“Para a Espaço Smart, fazer o projeto estrutural de steel framing de uma edificação é muito mais que entregar um projeto para nossos clientes, é entregar uma experiência de consumo e participar da realização de um sonho, ” finaliza Gileade.

Materiais

Os materiais utilizados na obra de steel framing, além do aço galvanizado foram:

Placas OSB (Oriented Strand Board) e placas de gesso acartonado na parte interna;obra steel frame

Placas OSB, membrana hidrófuga e réguas de Smartside LAP para a área externa. Algumas paredes externas foram revestidas com placas cimentícias, onde foram instalados revestimentos de tijolinhos;

Para a cobertura foram utilizadas as telhas shingle cor negro, no modelo laminada.

Aço

O aço utilizado nesta obra foi o aço engenheirado, que são perfis sob medida, o corte é realizado na fábrica conforme o projeto estrutural convertido para Steel Frame. Os perfis saem com os tamanhos certinhos para sua obra facilitando a montagem.

Vantagens do aço engenheirado:

Segurança: proporciona uma obra sem erros de montagens e com mais qualidade da estrutura;

obra steel frame

Embalagens separadas por painéis;

Agilidade de montagem (30% mais rápido que a montagem com perfis abertos/convencionais);

Elimina o corte de perfis, reduzindo os desperdícios de materiais;

Permite melhor acabamento do chapeamento, evitando ondulações na superfície;

Esta obra reflete como o Steel Framing pode fazer a diferença e trazer qualidade e eficiência para sua casa. Conheça o sistema em nossas lojas físicas ou tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento online. Venha fazer seu orçamento conosco!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar