Home Aprenda 10 razões para usar o rodapé na construção

10 razões para usar o rodapé na construção

10 razões para usar o rodapé na construção

A utilização de rodapés não é obrigatória, porém paredes em que ele não é utilizado está mais propenso a apresentar problemas com umidade além de manutenções como quinas quebradas, batidas, manchadas.

Nesse post vamos falar sobre as principais vantagens deste produto tanto para profissional como consumidor.

O que é Rodapé?

O rodapé é um dos materiais de construção mais utilizados para a garantia da qualidade do acabamento. Mas o que é rodapé? Para quem não conhece: “rodapé” é uma espécie de acabamento colocado na junção entre parede e chão para proteger as juntas das duas superfícies, evitando infiltrações.rodape

No mercado existem vários tipos de rodapés, os mais comuns são: em PVC, em madeira, EPS (poliestireno expansivo), cerâmicos, porcelanato e o rodapé inovador de madeira sintética de alta performance, o SuperWPC.

Esta tecnologia SuperWPC traz produtos com acabamentos resistentes, inovadores e sustentáveis. Sua fabricação é realizada com uma mistura de serragem, plástico reciclado, sal e óleo mineral.

Para que serve o rodapé?

O rodapé tem por função proteger as paredes contra a umidade que pode ocorrer se houver derramamento de água como na hora da limpeza, além de proteger a parede contra impactos de batidas de objetos e riscos que podem ocorrer ao afastar móveis ou sapatos em contato com a parede.

Dar acabamento no encontro da parede e piso, onde geralmente ocorre imperfeições, funcionando como um arremate escondendo vãos e imperfeições. Existem modelos que pode ser embutida a fiação elétrica da edificação em sulcos internos do rodapé.

Transmite beleza na decoração do espaço, conforme projeto ele se destaca ou faz destacar a parede ou o piso.

A linha de rodapés em SuperWPC é a opção para diversos estilos e propostas, os versáteis preto e branco, as texturas amadeiradas que trazem a sensação de charme e aconchego, além do metalizado que traz sofisticação ao ambiente.

rodape

Vantagens

  1. Não propaga Chamas;
  2. Resiste a umidade;
  3. Resistente a cupins, pragas e fungos;
  4. Fácil instalação
  5. Alta Durabilidade;
  6. Sustentável;
  7. Baixa manutenção;
  8. Alta resistência mecânica;
  9. Passagem de fiação elétrica;
  10. Oito anos de garantia.

O rodapé SuperWPC é um material moderno, reciclável e de alta qualidade, a opção ideal para quem preza pelo conforto e soluções inteligentes. Além disso, para sua produção ele não depende de derrubada de árvores, pois em sua composição leva finas partículas de madeira de descarte envolvidas por resina plástica.

Também é utilizada a reciclagem de plásticos na fabricação, sendo uma solução 100% ecológica, ajudando a eliminar o lixo e ajudando a desestimular o desmatamento.

Os plásticos utilizados na fabricação do rodapé não liberam gases tóxicos ou que sejam maléficos para a saúde.

Ele também dispensa ser lixado, pintado ou envernizado, ele já vem pronto para instalar. Além de não penetrar água, ele não incha e pode ser instalado em locais úmidos, é resistente a água salgada e cloro também.

Está disponível nas linhas:

  Smart: A superfície lisa, com acabamento em PVC com aditivo anti-UV possibilita estabilidade da cor, não amarelando, além de uma limpeza fácil, rápida e não sofre riscos.

  Moderna: Com acabamento da Laca, traz leveza, sofisticação e atemporalidade da cor branca

  Black: A elegância e o charme da cor preta em seu projeto.

  Metálica: Traz personalidade em ambientes com cores dourada, prata, grafite e bronze, ousando no projeto para ambientes exclusivos.

  Nature: Para um ambiente aconchegante e rústico as cores Tauari, cappuccino, jacarandá e tabaco.

Informações:

rodape

Limpeza: Pode ser realizada com esponja macia ou tecido e detergente neutro, água e álcool etílico, cuidando para não deixar o produto em contato com o perfil de rodapé por mais de 15 minutos.

Dilatação térmica: baixa

Local de aplicação: áreas internas.

Acabamento: possuem acabamento final com película de coextrusão em policloreto de vinila e pintura com esmalte PU acrílico.

Corte: Para acabamento impecável nas junções da peça é indicado o corte com a utilização de serra meia esquadria de 12 polegadas elétrica.

Como escolher a melhor cor e modelo

A altura do rodapé deve ser proporcional a altura da parede para proporcionar harmonia e equilíbrio a decoração. Assim, quanto maior o pé direito da casa maior será a altura do rodapé. Se o pé direito for baixo pode optar pelas opções de 7cm a 10cm, se for alta pode utilizar os rodapés de 15 ou 20cm.

Combinar os tons do rodapé com as soleiras e cor das portas também é uma boa alternativa. Mas caso prefira não fazer combinações você pode escolher o rodapé da mesma cor da tinta ou do revestimento da parede.

Também caso opte por contrastar, pode escolher cores diversas e fazer combinações.

Equipamentos necessários:

Serra ½ esquadria elétrica ou manual;

Furadeira;rodape

Broca 5mm;

Martelo;

Trena/Metro;

Lápis;

Pano;

Prego S/Cabeça 13×15;

Bucha “T”;

Cola PU;

Massa niveladora/Silicone;

Equipamento de proteção.

Procedimento de Instalação:

1º Passo – Faça o gabarito: cortar com a serra elétrica ou manual 10cm do perfil de rodapé. Furar na parte de trás dos perfis da canaleta na parte de fixação da bucha “T” com a furadeira, transpassando o produto.

2º Passo – Fixe as Buchas “T”: Com o gabarito no local será instalado o rodapé, marcar com um lápis onde será realizado o furo, lembrando que o espaçamento entre as buchas deve ser de 50cm. Fazer a furação nos pontos marcados a lápis com a furadeira. Colocar a bucha T e fazer a fixação com prego e martelo.

3º Passo – Instale os perfis: Depois de limpar a parede e o perfil de rodapé, aplicar cola PU na bucha T e na parte posterior do perfil que vai ser fixado. Deve ser aplicado a cola nas partes inferior e superior do rodapé que ficam em contato com a parede. Encostar a parte superior do perfil na bucha T e pressionar para ela encaixar na canaleta do perfil.

4º Passo – Emenda entre barras: Nos cantos a serem emendados realizar o corte em 45º e para acabamento perfeito nas junções entre peças e parede utilizar massa niveladora ou silicone. Para limpeza do excesso de massa realizar a limpeza com auxilio úmido. Para o acabamento não ser comprometido é importante não ser utilizado pinos de fixação.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar