Home Case de Sucesso Casa com arquitetura inteligente no Sistema Steel Frame

Casa com arquitetura inteligente no Sistema Steel Frame

Conheça a história desta residência e os depoimentos de todos os envolvidos no sucesso desta obra em steel framing

Já pensou em construir uma residência usando o sistema steel framing? Esse sistema construtivo é cada vez mais utilizado, pois além de ser bastante resistente, é também rápido de ser instalado. Neste post vamos mostrar os benefícios desse sistema, depoimentos e fotos desta charmosa residência.

Casa com arquitetura inteligente no Sistema Steel Frame

Falar de sistema Steel Framing é falar de inovação, sustentabilidade e garantia de qualidade na obra. Esse sistema permite que a estrutura da casa seja montada com perfis de aço galvanizado, o que garante uma maior vida útil à edificação, além disso, as paredes são vedadas utilizando placas, o que reduz significativamente o tempo de construção.

Sistema Steel Frmaing

Se compararmos as vantagens e desvantagens da construção de alvenaria com as do Steel Framing, com certeza o sistema em steel sai na frente, devido as inúmeras vantagens o método construtivo é o mais utilizado nos Estados Unidos e esta cativando os Brasileiros, aumentando cada dia mais a escolha por este tipo de construção.

As instalações elétricas e hidráulicas possuem fácil instalação não necessitando de quebras como ocorre na alvenaria, as instalações transitam nos vazios internos das paredes, lajes e forros do Light Steel Frame, e são fixadas após a montagem da estrutura como um todo. Evitando danos em materiais e facilitando as atividades de mão de obra que irá executar estas instalações.

A estrutura é leve e extremamente resistente, com segurança estrutural, conforto termo acústico, manutenção facilitada, ele também possui elevada resistência  e sua mão de obra especializada garante maior qualidade. Hoje vamos falar de uma residência com arquitetura pensada na sustentabilidade e construída em Light Steel Framing.

A residência

A residência foi projetada pela arquiteta Daniela Manosso Bampi, é um projeto com área total de 186,77 m² e fica localizada em Flores da Cunha no Rio Grande do Sul.sistema steel frame

A arquiteta conta que: “A casa no formato térreo foi um pedido dos proprietários, pois eles tinham algumas necessidades específicas, e desejavam um projeto com acessibilidade”.

Daniela destaca também, que o estudo de implantação da casa foi cuidadosamente pensado, considerando principalmente questões do ambiente – insolação, ventilação e aspectos visuais – para garantir, assim, que a casa se tornasse um refúgio confortável e agradável aos seus moradores, com economia de recursos naturais.

Steel Framing

A principal característica do sistema é o uso de uma estrutura metálica modulada, com perfis leves contraventados, que proporcionam rigidez, forma e sustentação à edificação.

A alta resistência do aço e a qualidade dos materiais, permitem também maiores precisões dimensionais, além de ser um sistema customizável, pois ajuda no controle de gastos já na fase de projetos.

O material utilizado no sistema é totalmente industrializado, a matéria-prima  passa por controles rigorosos de qualidade, além disso no steel frame é possível trabalhar com diversos tipos de materiais, como por exemplo nesta obra foi utilizado o revestimento de pedras na parede externa.

sistema steel frame

Os proprietários já estavam decididos pelo sistema construtivo quando chegaram até a arquiteta. A casa foi projetada em um terreno onde a família é integrada, assim, o proprietário explicou que quando eles escolheram o sistema construtivo em Steel Framing, eles tiveram o desafio de convencer a família, assim foram visitar algumas obras levando várias pessoas para conhecer como o sistema funcionava.

Para esta residência foi optado pelo sistema EIFS para vedação externa, que é um sistema de extremo conforto térmico. Ele fornece um isolamento de todo o edifício impedindo o ganho ou perda de energia através das estruturas. 

Para o fechamento interno foram utilizados o gesso acartonado e a placa OSB. Para melhor isolamento térmico e acústico da residência foi utilizado no miolo das paredes a lã de vidro, que torna o desempenho muito mais eficiente.

Mesmo em temperaturas extremas como ocorre no Rio Grande do Sul, ele fornece um excelente desempenho protegendo o interior da casa da passagem do ar quente ou frio. E assim economiza custos de energia elétrica com ar condicionado e aquecedores.

Segundo a arquiteta: “O levantamento da estrutura de aço da casa foi finalizado em menos de 15 dias. 

sistema steel frame

A fase de emplacamentos também foi muito rápida, e em apenas dois meses a casa estava pronta para começar a receber pintura e acabamentos”.

O proprietário Lucas nos conta que a obra foi muito rápida. Cássio, da construtora Urban responsável pela execução da obra relatou que desde a chegada do aço até a finalização dos revestimentos internos foi o tempo de 4 meses. A conclusão total da obra foi realizada em 8 meses.

Cassio também salienta a diferença entre a alvenaria que é toda artesanal e o steel framing que vem direto da indústria e todo pronto para montagem. Além disso a geração de resíduos é mínima, não tem retrabalho e tornando a obra mais rápida, finaliza.

A construção seca do steel framing fornece alternativas mais eficientes de construção com o intuito de diminuir o desperdício e aumentar a produtividade com alto nível de detalhamento e planejamento. Com redução considerável de resíduos no canteiro de obras e materiais reciclados.

Jonny, projetista estrutural da Espaço Smart nos conta que eles pensaram na melhor maneira de estruturar a residência, sem alterar o projeto arquitetônico, a arquiteta e os proprietários estavam sempre prontos a escutar e colocar seus pontos de vista, e esse vínculo entre os envolvidos resultou na excelência e qualidade final da obra.

sistema steel frame

A arquiteta Daniela finaliza comentando que ela acredita que o sucesso desta obra e das outras que possuem a Espaço Smart como parceira, é exatamente pela conexão que é feita.

A construtora Urban e a arquiteta Daniela proporcionam aos seus clientes soluções sustentáveis, assumindo responsabilidades sociais e ambientais por isso se destacam no mercado, venha você também fazer parte da transformação da construção civil no Brasil com a Espaço Smart e traga inovações sustentáveis aos seus clientes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar