Home Aprenda Conheça os tipos de Laje para Steel Frame

Conheça os tipos de Laje para Steel Frame

Qual o tipo de laje que posso usar nesse sistema? Veja agora as principais opções!

Você está construindo em steel frame, saiba que temos tipos distintos de lajes para esse sistema construtivo com características únicas. Neste artigo, vamos falar sobre as principais lajes utilizadas em steel framing. Confira!

Tipos de Laje para Steel Frame

O Light Steel Frame é um sistema com estruturas de aço que veio para transformar a construção civil. A estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e nas paredes internas é utilizado o gesso acartonado.

Para o fechamento externo é comum a utilização das placas cimentícias, mas temos temos as opções de sistema EIFS, glasroc ou com vedações em panel H, Smartside LAP e outras soluções disponíveis no mercado.

As instalações elétricas e hidráulicas são realizadas nos vazios internos das paredes, assim como as isolações térmicas com lã de vidro, de PET ou de rocha.

O sistema Light Steel Frame pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, é o tipo construtivo mais utilizado em todo o mundo pelas suas diversas vantagens. Escolheu o sistema em Steel Framing? Então, você precisa saber que existem diversos tipos de lajes para esse sistema construtivo.

 

O que são lajes?

As lajes são elementos estruturais horizontais que ficam entre os pilares e as vigas de um edifício. Sua função é transmitir o peso e pressão para vigas que fazem a sustentação e delas para os pilares. Ela suporta as cargas horizontais (ventos) e verticais (peso das paredes, forro, telhado e acabamentos).

Elas são dimensionadas conforme as especificações e projeto de cada obra, levando em conta a integridade e resistência dos perfis para suportar as cargas e evitar deformações.

 

Qual a diferença entre a laje para alvenaria e laje para steel framing?

As lajes utilizadas para alvenaria são de concreto armado, elas são pesadas e utilizam água em seu processo de fabricação. Em sua produção ou montagem é necessário realizar o escoramento da laje, utilizar fôrmas para moldá-la e segurar o concreto e montar a ferragem que vai dentro. O que gera muito desperdício de material, pois a madeira utilizada no escoramento e na  fôrma são descartadas.laje steel frame

As escoras ficam 28 dias instaladas até que a cura do concreto ocorra, e somente após este tempo são retiradas. Neste período de cura da laje o local fica sujo e não é possível trabalhar embaixo ou em cima da laje de concreto.

A mão de obra é utilizada em tempo muito superior ao necessário, sendo que o gasto de materiais e da mão de obra se reverte em dinheiro desperdiçado na obra.

Enquanto isso, as lajes secas utilizadas para o steel framing são autoportantes, não precisam de escoras e tempo de cura . Após realizada a montagem, a área embaixo da laje ou em cima podem ser utilizadas tranquilamente pelo trabalhadores. Tornando a obra rápida, ágil, limpa e com economia de materiais. 

As lajes para steel framing também podem ser utilizadas em sistemas construtivos de alvenaria, elas podem ser apoiadas nas estruturas de alvenaria existentes ou receber a estrutura metálica para o apoio dos painéis. Sempre passando pelo cálculo de cargas para prever o peso que ela precisa suportar. Conheça também o post sobre as diferenças entre Alvenaria e Steel Frame .

 

Composição de Laje

As lajes são estruturadas a partir de perfis com dimensões de alma de 200 mm ou com vigas treliçadas . Para a composição de laje deve ser considerada a estrutura mais a composição de laje escolhida.

 

Tipos de Lajes

No steel framing temos três opções mais utilizadas para laje, a laje seca, laje mista e a laje úmida. Nestas opções as mais utilizadas são a laje seca e a laje mista que são mais leves e de rápida instalação. Vamos conhecer cada tipo de laje:

Laje seca 

Ela é composta pelo uso de placas estruturais de madeira parafusadas as vigas de piso, elas também podem desempenhar função de diafragma horizontal.laje steel frame

Ela proporciona menor carga por peso próprio, uma construção sem utilização de água. Ideal para assentamento de pisos secos como tábuas corridas, piso vinílico, carpete e piso laminado.

São indicadas para áreas secas de edificações, também não é indicado  aplicação de pisos cerâmicos. Para a laje seca normalmente são utilizadas as placas OSB de 18mm ou o painel Wall de 23mm ou 40mm.

Não há necessidade de aplicação de contrapiso, proporcionando maior velocidade de execução.

  Laje Mista

É formada pela placa estrutural de madeira (geralmente utilizada a placa OSB), e para proteção da placa, é aplicada sobre ela uma camada de lâmina plástica (polietileno).laje steel frame

Sobre ele é aplicado um contrapiso de concreto com espessura de 3cm a 5cm, reforçada com tela soldada Q-61 (tela POP 3,7mm) e massa específica de 1800kg/m³, seguindo as recomendações para nivelamento e e inclinações indicadas no projeto.

O contrapiso é a base para colocação do piso, além de diminuir a vibração  e melhorar o conforto acústico.

Nas lajes mistas, os painéis do pavimento superior podem ser montados diretamente sobre o OSB ou sobre o contrapiso.

  Laje úmida

laje steel frame

Existe uma opção de laje que é utilizada em menor escala que é a laje úmida, chamada steel deck, em que é utilizado uma chapa metálica trapezoidal, que serve como uma “fôrma” para o concreto. Esta chapa é parafusada nas vigas de aço.

O preenchimento destas chapas com o concreto é feito com uma camada de 4 a 6cm de concreto simples, que irá formar o contrapiso. Ela possui menor vibração, a possibilidade de impermeabilização e pode ser realizado o assentamento de piso cerâmico diretamente no contrapiso.

 

Qual a melhor opção de laje para minha obra em steel?

As lajes são escolhidas de acordo com o tipo de obra e as necessidades do cliente, além disso cada uma possui um índice vibracional e um desempenho acústico diferente, mas todas são extremamente eficientes e seguras.

O importante é sempre fazer um planejamento da obra com profissionais especializados, para que todas as escolhas sejam feitas de forma correta e você possa aproveitar ao máximo os benefícios do steel framing. Conheça mais sobre o sistema inovador do Light Steel Framing.

Qual dúvida você tem sobre Steel Frame? Pode nos chamar no WhatsApp para que possamos esclarecê-la. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mercado da construção a seco! 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar