Início » Drywall ou Alvenaria: qual opção é mais vantajosa?

Drywall ou Alvenaria: qual opção é mais vantajosa?

Confira as informações de cada sistema construtivo e os comparativos e escolha a melhor opção para sua edificação

Paredes de alvenaria ou Drywall? uma grande dúvida com relação a obra é sobre qual tipo de paredes internas utilizar, qual possui maior vantagem, os valores e muitas informações para você acertar na escolha do sistema de vedação que melhor se adapta ao seu projeto.

A parede de Drywall e a parede de alvenaria são muito utilizadas em todo o Brasil, mas possuem diferenças distintas em sua composição e montagem.

Qual são as principais diferenças entre o Drywall e alvenaria?

O Drywall faz parte do sistema de construção a seco, ou seja, ele não utiliza água no processo de construção. Em sua montagem são utilizados materiais industrializados e normatizados que aceleram a finalização da obra e proporcionam alta qualidade.

Já a alvenaria é um processo construtivo manual e demorado. Para a construção das paredes são necessários vários tipos de materiais, que acabam gerando alta demanda de entulho na obra, além disso, é necessário esperar o tempo de secagem de cada etapa, prolongando a finalização da obra.

Como é uma parede em Drywall?

O Drywall é um sistema para fechamentos de paredes internas e forros, sua estrutura é formada por perfis galvanizados chamados montantes e guias. Os montantes são fixados na vertical a cada 400 mm ou 600 mm e as guias que são fixadas no piso e teto onde são encaixados os montantes.

Parede Drywall

Para os fechamentos da estrutura da parede são utilizadas placas, estas placas podem ser de gesso acartonado simples, gesso acartonado simples + placa OSB, placa performa (suporta até 50 kg por ponto de fixação) ou placa Hábito (suporta até 100 kg por ponto de fixação).

Após a fixação das placas com o tratamento de juntas, ela é lixada retirando as imperfeições da massa e após já pode ser iniciada a etapa de pintura. É um processo rápido e fácil.

O processo de montagem e os materiais utilizados permitem que a parede atenda a todos os requisitos de desempenho necessários, tanto na termoacústica, como comportamento frente ao fogo e resistência mecânica.

Como é uma parede em alvenaria?

Paredes de alvenaria são formadas por tijolos/blocos, elas são pesadas e robustas. Elas podem ser construídas tanto externamente quanto internamente.

Os tijolos/blocos são assentados com argamassa, e após a parede levantada são realizada as etapas de chapisco, emboço e reboco. Deve-se respeitar o tempo de secagem e preparação de cada etapa, após concluído o processo, a parede pode ser pintada. É um processo lento, trabalhoso e que demanda muita técnica.

Comparativo entre os dois sistemas de vedação

•    Canteiro de obras: Como o Drywall possui poucos resíduos a obra é limpa. Em comparação, para a construção de uma parede em alvenaria são descartados muitos materiais, sendo necessário a contratação de caçambas para armazenar estes entulhos.

•    Acabamento: O Drywall utiliza placas prontas, assim permite um ótimo acabamento sem imperfeições. Na alvenaria é muito comum haver irregularidades na superfície da parede, ja que ela é construída de forma manual.

•    Espessura: o Drywall permite paredes com espessuras menores garantindo um ganho de área útil, as paredes de alvenaria são mais espessas e podem ter variação de espessura devido ao nivelamento da parede ser manual.

•    Manutenção: No Drywall a manutenção é simples e rápida, sem quebra-quebra, sem sujeira, retirando a placa ou cortando o pedaço necessário para fazer a manutenção e recolocando a mesma ou nova placa no local. Já na alvenaria é necessário quebrar a parede para fazer a manutenção e fechá-la novamente, isso gera sujeira e demora na conclusão da manutenção.

•    Resistência: Hoje já não existe mais a concepção de que a parede de Drywall é frágil, muito pelo contrário ela é bastante resistente. Para fixação de objetos no Drywall quando utilizada a placa ST ela suporta objetos com até 10 kg, para cargas superiores são utilizados reforços ou é realizada a fixação diretamente no aço.

parede de drywall

Também pode-se acrescentar junto a placa de gesso acartonado a placa OSB que aumenta a resistência da parede, ou optar pela utilização das placas Performa (suporta até 50 kg por ponto de fixação) ou Hábito (suporta até 100 kg por ponto de fixação) que suportam tranquilamente o peso de móveis suspensos na parede. A alvenaria é resistente e suporta bastante peso.

•    Versatilidade: se houver necessidade de alteração de layout, a parede de Drywall pode ser desmontada facilmente, remodelando o ambiente de forma prática e conseguindo reaproveitar grande parte dos materiais. Já a parede de alvenaria precisa ser quebrada, não sendo possível reaproveitar os materiais, gerando entulhos e demora.

•    Normas:  o Drywall é normatizado e possui materiais industrializados que seguem normas que garantem a qualidade e eficiência do sistema construtivo. Os materiais para a parede de alvenaria não são padronizados e normatizados.

•    Sustentabilidade: Os materiais de Drywall são sustentáveis e podem ser reciclados, na alvenaria os materiais degradam o meio ambiente.

•    Orçamento final: No Drywall existe fidelidade orçamentária, ou seja, o orçamento é preciso, sem imprevistos no final. Na alvenaria não é possível prever com precisão o valor final a ser gasto, pois sempre há faltas ou sobras de materiais durante a obra.

•    Logística: o transporte dos materiais de Drywall é em menor quantidade, já a logística para o transporte dos materiais para obra em alvenaria é maior.

Na matéria de Souza e Santos sobre a utilização e técnicas construtivas em Drywall, eles comentam que em relação a alvenaria, o Drywall tem uma larga vantagem de 30% menos tempo de execução. Este fato baseasse na média de rendimento por funcionário, na execução do Drywall se aproxima de 40 m², enquanto a da alvenaria tem por média de 15 m² à 20m².

Isolamento termoacústico dos sistemas de vedação

Ambos sistemas possuem qualidades termoacústicas, mas podemos verificar uma diferença na espessura das paredes conforme dB isolados.

Uma parede de Drywall simples de 95 mm pesa apenas 22 kg/m², com um isolamento de 38 dB. Enquanto a parede de alvenaria precisa de uma espessura de 130 mm para isolar 38 dB, com peso de 210 kg/m².

drywall

Se for adicionado lã de vidro no miolo da mesma parede de Drywall de 95 mm conseguimos aumentar o isolamento para 45 dB e o peso será de 23 kg/m², ou seja, ela está isolando mais e seu peso aumenta apenas 1 kg/m².

Uma diferença muito grande na carga que será transferida para a fundação, o sistema de Drywall é leve, enquanto a parede de alvenaria é mais pesada.

O que é mais barato? Drywall ou alvenaria?

Em geral a parede de Drywall é mais barata do que a parede de alvenaria, a construção com Drywall é mais rápida e prática, enquanto a alvenaria requer mais tempo para construção e mais tempo com mão de obra. O valor também pode variar conforme localização, tipo de projeto e especificações dos materiais.

Onde posso comprar materiais para Drywall?

Na Espaço Smart você encontra todos os materiais para a sua obra em Drywall, tanto para paredes quanto para forros, materiais de qualidade e normatizados que trazem maior eficiência para sua edificação.

Faça seu orçamento pelo WhatsApp ou faça uma visita em nossas lojas físicas, se você possui a lista de materiais também pode comprar diretamente pelo site da Espaço Smart. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da construção a seco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar