Início » Sistema EIFS: Vantagens na construção em Steel Frame

Sistema EIFS: Vantagens na construção em Steel Frame

O Steel Frame tem muitas opções de fechamento externo e o sistema EIFS é o mais eficiente para manter a temperatura agradável entro da construção.

O sistema EIFS é uma escolha excelente para quem está construindo em Steel Frame. Ele oferece muitas vantagens, como isolamento térmico eficaz, muitas opções para acabamento, resistência às intempéries e instalação fácil. Além disso, ele é leve, ajuda a diminuir ruídos e pode reduzir os custos de manutenção.

O que é o sistema EIFS?

O sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish System – sistema eficiente para isolamentos de fachada) é um tipo de fechamento para construções em Steel Frame que consiste na utilização de placas de EPS que garantem um alto desempenho térmico e um sistema leve.

O sistema minimiza perdas de calor durante o inverno e reduz o ganho de calor durante o verão, aumentando a eficiência do edifício. O EPS utilizado no sistema é um material de alta densidade, que resiste a impactos e intempéries, e auto extinguível, ou seja, que não pega fogo.

As principais vantagens deste sistema são a eficiência energética, economia de energia, resistência e flexibilidade arquitetônica.

Composição do sistema Smart EIFS

O sistema Smart EIFS é composto por chapas de Glasroc X fixadas em uma estrutura de aço galvanizado, seguida pela aplicação de uma membrana líquida e fixação das placas de EPS nas placas de Glasroc.

Para melhorar a resistência mecânica do sistema, é utilizado uma tela de fibra de vidro como tratamento de superfície, juntamente com o basecoat para fornecer um acabamento monolítico. Por fim, o sistema é finalizado com a aplicação do fundo preparador e o acabamento desejado, que pode ser em forma de tinta, textura ou revestimentos.sistema-eifs-steel-frame

Embora seja possível substituir a placa Glasroc pela placa OSB no sistema EIFS, a placa Glasroc X é atualmente a mais utilizada devido à sua maior leveza e eficiência.

Vantagens do sistema EIFS 

A utilização do sistema EIFS em obras de Steel Frame apresenta diversos benefícios, tais como:

Isolamento térmico eficiente: o sistema EIFS é composto por materiais, como o EPS (isopor de alta densidade) que proporcionam uma significativa redução na transferência de calor entre o ambiente interno e externo, proporcionando conforto térmico e redução no consumo de energia com climatização.

Redução de ruídos: apresenta boas propriedades de isolamento acústico, devido às suas características de absorção sonora, reduzindo significativamente os ruídos externos e internos.

Flexibilidade de acabamentos: o sistema EIFS permite uma grande variedade de acabamentos e texturas;

Resistência às intempéries: ele é resistente às intempéries protegendo a estrutura de Steel Frame contra a deterioração e prolongando a vida útil da construção.

Redução do peso: o sistema EIFS é relativamente leve em comparação com outros sistemas de fechamento, o que pode resultar em uma redução no peso total da construção, reduzindo assim as cargas sobre a fundação.

Facilidade de instalação: a instalação do sistema EIFS é relativamente simples e pode ser executada em um curto espaço de tempo, resultando em uma redução no tempo de construção.

Não propaga fogo, fungos ou cupim: o sistema EIFS é constituído de materiais resistentes a fungos e cupins, como a placa EPS que é composta por polímeros que não são nutritivos para organismos como fungos e cupins, portanto não oferecem condições favoráveis para sua sobrevivência e proliferação. Além disso, o EPS é auto extinguível, o que significa que ele não propaga chamas e não contribui para a propagação do fogo.

Não racha e não trinca: o sistema EIFS é flexível e se adapta as condições climáticas e movimentações da estrutura reduzindo a probabilidade de rachaduras e trincas.

Sustentabilidade: EIFS é considerado uma opção sustentável para revestimento externo de edifícios, uma vez que reduz o consumo de energia, gera menos resíduos e é durável.

sistema-eifs-steel-frame

Durabilidade e resistência: O EIFS é um sistema durável e resistente a intempéries, o que significa que requer menos manutenção e tem uma vida útil mais longa, reduzindo a necessidade de substituição, reduzindo o desperdício de materiais e a energia necessária pra fabricar um novo revestimento e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental.

Ele é uma excelente opção para obras em Steel Frame, oferecendo diversas vantagens, principalmente em termos de desempenho térmico e acústico, facilidade de instalação e custo benefício.

Como o sistema EIFS pode ajudar a reduzir os custos de construção e manutenção em projetos de Steel Frame

O sistema é uma ótima opção para quem deseja construir um edifício com alta qualidade e desempenho, além de economizar dinheiro. Ele pode ajudar a reduzir os custos de construção e manutenção de edifícios de Steel Frame de várias maneiras.

Uma das principais vantagens do sistema EIFS é que ele ajuda a reduzir o peso total da estrutura do edifício, o que resulta em uma redução nos custos de construção. Além disso, como é um sistema com alto desempenho térmico, ele reduz as perdas de calor e frio, o que proporciona uma melhoria na eficiência energética do edifício. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir o consumo de ar condicionado, o que diminui ainda mais os custos de energia.

Outra vantagem do sistema EIFS é que ele possui baixa manutenção, o que resulta em uma economia significativa de custos. Além disso, a facilidade de instalação do sistema também reduz o tempo e os custos da construção.

Por essas razões, o sistema EIFS é uma escolha ótima para quem deseja economizar dinheiro, aliando qualidade e desempenho ao edifício. Com sua capacidade de reduzir o peso da estrutura, melhorar a eficiência energética e reduzir os custos de manutenção, o sistema EIFS é uma opção atraente para projetos de construção em Steel Frame.

Considerações importantes ao escolher o sistema EIFS para sua construção em Steel Frame

É um sistema projetado para ter alta resistência mecânica e estabilidade, mas seu diferencial perante outros sistemas de fechamento é sua capacidade de alto desempenho térmico.

O EIFS pode ser utilizado tanto em construções a seco, como Steel Frame e Wood Frame, como em obras convencionais como alvenaria ou concreto. E pode ser aplicado em fachadas novas ou antigas.

sistema-eifs-steel-frame

Para o sistema EIFS ser instalado nas construções é necessário que haja um substrato que suporte as camadas do sistema e que proporcione estabilidade, este substrato pode ser uma parede de alvenaria, concreto, a placa Glasroc X, placa OSB ou placa cimentícia.

O sistema EIFS possui baixa manutenção, o que significa que pode reduzir os custos de manutenção ao longo da vida útil do edifício. Além disso, a durabilidade do sistema EIFS pode reduzir a necessidade de substituição ou reparo do revestimento da parede, resultando em economia de custos significativa.

Valores do sistema EIFS para Steel Frame

Com uma relação custo-benefício invejável, o sistema Smart EIFS (composta por Glasroc+EPS) apresenta valores de aproximadamente R$ 250/m². Este revestimento oferece uma excelente opção para quem busca um resultado de qualidade e excelente desempenho térmico sem comprometer o orçamento.

Acompanhe este case de sucesso que foi utilizado o sistema EIFS:

Conheça os nossos cases de Sucesso e inscreva-se em nosso canal do Youtube para receber as novidades em primeira mão.

Se você está buscando um revestimento de alta qualidade e alto desempenho térmico, sem comprometer seu orçamento, o sistema EIFS pode ser a escolha ideal oferecendo uma solução completa para projetos de construção em Steel Frame.

Desfrute de todos os benefícios que ele pode oferecer ao seu projeto de construção. Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre como o sistema EIFS pode ajudar a reduzir os custos de construção e manutenção, e melhorar a eficiência energética do seu edifício.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar

Deixe um comentário