Início » A transformação da construção civil através do Steel Frame

A transformação da construção civil através do Steel Frame

Uma nova fase da construção civil no Brasil com a tecnologia e industrialização do Steel Frame

estrutura feita com Steel Frame

A construção civil no Brasil está passando por uma transformação, o sistema construtivo em Steel Frame está redefinindo como as pessoas pensam sobre a construção e está mudando a forma como as edificações são construídas. A construção civil sempre foi um setor lento para a inovação, mas isso está se modificando.

Essa transformação está sendo impulsionada pelas mudanças nas preferências dos consumidores, as novas tecnologias disponíveis para a construção civil e a procura por soluções que diminuem o impacto ambiental são alternativas conscientes que estão sendo realizadas pelas pessoas.

O Steel Frame na construção civil

Os materiais e as técnicas de construção evoluíram significativamente nos últimos anos, e o Steel Frame tem sido uma das principais forças motrizes por trás dessa evolução. O Steel Frame oferece uma série de benefícios que estão sendo cada vez mais valorizados pelos consumidores e pelas empresas.

O Steel Frame é um método de construção cada vez mais popular, que oferece inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais e que está transformando a construção civil no Brasil com materiais industrializados e alta tecnologia.

A limpeza do canteiro de obras durante a execução é um grande diferencial, além de não utilizar água em nenhum momento da montagem da obra, pois ela é utilizada somente na etapa de fundação.

Em primeiro lugar, o Steel Frame é extremamente versátil e eficiente, no sistema puro ele pode ser utilizado para a construção de edifícios de até 5 pavimentos, ou em sistemas mistos sem limite de altura, além disso, sua estrutura modular facilita o fechamento de edifícios existentes.

O Steel Frame é extremamente resistente, a estrutura é ancorada na fundação, esta ligação faz com que a construção se comporte de forma dinâmica na distribuição dos esforços originados pelo vento. Isso faz com que se torne o sistema ideal para construções em regiões sujeitas a terremotos, furacões ou outras condições climáticas extremas.

As instalações hidráulicas e elétricas integram-se perfeitamente ao sistema, com instalação prática e rápida. A passagem dos conduítes e tubos são feitas nos espaços ocos das paredes, sem quebras e sem sujeira.

Outra vantagem do Steel Frame é sua eficiência energética, edifícios construídos com este método são altamente isolados, o que significa que eles requerem menos energia para se manter aquecidos ou resfriados. Isso não só economiza dinheiro para os proprietários dos edifícios, mas também contribui para um ambiente mais sustentável.

O Steel Frame também é econômico, pois é um sistema que proporciona fidelidade orçamentária e sem desperdício de materiais, pois proporciona maior precisão nos cálculos e no quantitativo de materiais.

O Steel Frame é muito resistente e versátil sendo um material extremamente durável, o que significa que os edifícios construídos com este método tendem a requerer menos manutenção ao longo do tempo.

construção civil e o steel frame

 

Composição do sistema em Steel Frame

A estrutura é construída em aço e placas, o que a torna mais leve do que as construções tradicionais em alvenaria, gerando  cargas menores na fundação. Além disso, os materiais utilizados no sistema são de fácil transporte e manipulação.

As paredes e estrutura do telhado são compostos por perfis leves de aço galvanizado e elementos de fixação como parafusos e conectores. Para os fechamentos externos pode ser optado pelas opções de: placa cimentícia e placa OSB, Glasroc X ou Sistema EIFS.

Para o fechamento interno pode ser utilizado placas Performa, chapas de gesso acartonado ST com ou sem placas OSB, placas RU para áreas úmidas ou placas RF para áreas que precisam de proteção ao fogo. Para isolamentos termoacústicos realizados no miolo das paredes as opções disponíveis são de lã de vidro, lã PET e lã de rocha.

Os perfis de aço galvanizado e os materiais de isolamento como a lã de vidro são incombustíveis, cumprindo todas as normas de segurança. As placas que formam os fechamentos das paredes são classificadas como baixa propagação de chama.

A construção em Steel Framing resiste a tempo suficiente para a total desocupação da moradia, sendo construções seguras quanto a incêndios. Os perfis possuem estabilidade dimensional e são resistentes a corrosão proporcionando segurança e resistência à obra.

Uma grande dúvida é se o Steel Frame é mais suscetível a raios do que outros tipos de edificações, isso não é verdade, é totalmente o contrário, pelo fato do aço ser um material condutor,  e caso ocorra a incidência de raio na edificação a potência da descarga elétrica será distribuída por toda a estrutura, e não em um  único local como ocorre nos outros métodos construtivos. Isso ajuda na propagação do impacto total da carga, e a eletricidade do raio será dispersada pela estrutura em direção ao solo.

Além disso, o Steel Frame é mais flexível e adaptável, permitindo que os arquitetos explorem novas formas e designs. O tempo de montagem das edificações também é significativamente reduzido, o que representa uma economia significativa para os empreendedores.

Quanto custa uma casa em Steel Frame?

Uma casa em Steel Frame tem seu valor calculado com base nas informações que constam no projeto arquitetônico, cada projeto possui uma demanda estrutural e consequentemente serão utilizados materiais diferenciados, assim o valor final também será diferente.

No site da Espaço Smart os kits de casas catálogo estão disponíveis a partir de R$ 80.000,00, com modelos funcionais e design sofisticado o cliente pode escolher o projeto do seu lar como sempre sonhou, e de forma rápida, prática e segura.

Construa utilizando o Steel Frame e desfrute dos benefícios que essa tecnologia oferece. Acesse nosso blog agora mesmo e confira mais sobre os materiais para a construção civil no sistema a seco ou entre em contato conosco pelo WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas.

construção civil e o steel frame

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar