Início » Construção a seco: O que é, vantagens e desvantagens.

Construção a seco: O que é, vantagens e desvantagens.

Tudo que você precisa saber sobre construção a seco!

A Construção a Seco é um conceito que abrange metodologias construtivas mais ágeis que  proporcionam uma obra rápida e com economia de materiais.  Além disso, o sistema é sustentável, possui qualidade superior aos sistemas construtivos convencionais e alta eficiência do início ao fim da obra.

Existem várias tipologias de Construção a Seco, como as paredes duplas de concreto, Steel Frame, Wood Frame e painéis EPS, mas de todas as opções o Steel Framing destaca-se devido seu alto benefício e eficiência tornando-se uma excelente escolha para a obra.

O que é Construção a Seco?

A Construção a Seco ou sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) é um sistema o que dispensa o uso da água no processo construtivo, não utilizando o cimento e argamassa no processo de montagem.

A principal diferença entre uma construção em alvenaria e uma construção a seco é o uso de água restrito apenas à fundação, além disso, por ser uma estrutura leve sua fundação é rasa, necessitando de menos concreto. Este modelo construtivo é pensado para ser sólido, resistente e versátil.

Tipos de Construção a Seco

Listamos aqui os quatro principais tipos de construção a seco:

Drywall
O sistema Drywall é utilizado para construção de forros e paredes internas, independente do sistema construtivo em que a residência foi construída. As paredes são formadas por uma estrutura de aço galvanizado na qual são fixadas as placas de gesso acartonado.construção a seco drywall

As paredes garantem um bom isolamento termoacústico devido ao gesso que são formadas as placas, mas pode-se ter uma eficiência ainda maior se for acrescentado no interior das paredes uma manta isolante, como a lã de vidro, de PET ou lã mineral de rocha.

O sistema Drywall não apresenta função estrutural, portanto sua maior utilidade para paredes é de vedação entre ambientes internos.

Steel Framing
No sistema Steel Framing as paredes assumem função estrutural. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado (com espessura de 0,8 mm; 0,95 mm e 1,25 mm) onde são fixadas as placas para fechamento externo e interno. As placas mais utilizadas para os fechamentos externos são as placas cimentícias (placas de concreto, fibras e aditivos), sistema EIFS (placa EPS com membrana hidrófuga liquida) e a Glasroc X (placas de gesso, fibra de vidro e aditivos).

Internamente podem ser utilizadas as placas de gesso acartonado (drywall), que podem ser placas simples (ST, RU e RF), placas Perfoma (suporta até 50 kg por ponto de fixação) ou placas Hábito (suporta até 100 kg por ponto de fixação).

As paredes possuem um excelente conforto termoacústico devido a qualidade dos materiais usados, mas pode ficar ainda mais eficiente com o acréscimo de materiais isolantes como a lã de vidro, lã de PET ou lã de rocha.

Os materiais usados no Steel Framing são industrializados trazendo para a obra maior precisão, eficiência e rapidez. Conheça mais sobre a qualidade termoacústica do Steel Faming em nosso blog.

Wood Framing
O sistema Wood Framing é muito parecido com Steel Framing, em sua estrutura são utilizados os perfis de madeira de reflorestamento e para os fechamentos são utilizadas as mesmas placas do Steel Framing.  A madeira da estrutura deve ser tratada com antifúngico.

Painéis EPS
O Poliestireno Expandido (EPS) é um plástico celular rígido, ele possui menor densidade e maior quantidade de ar em seu interior. Eles garantem boa resistência, baixo peso e são excelentes isolantes térmicos.

Vantagens e Desvantagens da Construção a Seco
Vantagens

1. Economia de materiais
Por ser um sistema construtivo industrializado o índice de desperdício de materiais é muito baixo, gerando uma grande economia.construção a seco

2. Qualidade termoacústica
Como o sistema tem melhor qualidade térmica, se mantém fresco no verão e quente no inverno. Assim, é reduzido o consumo com aparelhos de ar condicionado e consequentemente acontece a redução no consumo de energia elétrica, gerando uma economia na fatura.

3. Fidelidade ao orçamento
A construção a seco permite um orçamento exato, o valor investido será como foi previsto no orçamento inicial, sem surpresas como ocorre em outros métodos construtivos.

4. Sustentabilidade
Além da água ser utilizada somente para a fundação, a montagem da sistema não utiliza a água, economizando água e evitando a degradação do meio ambiente. No canteiro de obras também são produzidos menos resíduos, e os materiais podem ser reciclados facilmente.

5. Fácil manutenção
Devido a durabilidade dos materiais utilizados, os custos com manutenção são muito pequenos. A substituição das placas é rápida, prática, barata e sem sujeira, pois não há necessidade de quebrar paredes.

6. Flexibilidade para mudanças
É possível que paredes possam ser removidas e alteradas desde que não tenham uma função estrutural e tenham sido projetadas para isso.

7. Garantia
A construção a seco possui as mesmas garantias descritas no código de proteção ao consumidor e no código Civil Brasileiro, que também regulam o sistema de construção convencional. Também possui ampla regulamentação e normas técnicas em desenvolvimento contínuo, como: ABNT NBR-ISO 15.758; 14.715; 14.716; 14.717; 15.217; 15.575; 10.152; 12.179; 11.675; 11.681 etc.construção a seco

8. Resistência ao Fogo
Os materiais utilizados no sistema são resistentes ao fogo.

9. Resistência
É um material leve, resistente, durável e com muita valorização. É o sistema que mais resiste a terremotos e furacões.

10. Retorno rápido de investimento
Como a execução da obra é mais rápida, principalmente em obras comerciais a edificação é concluída em tempo bem menor que outros sistemas construtivos, como a alvenaria. Assim é proporcionado um ganho na ocupação antecipada e inauguração do comercio ocorrendo um rápido retorno do investimento.

11. Segurança
Por ser um sistema com materiais de alta tecnologia no processo de fabricação, que atende as normas e padrões de segurança, os imóveis oferecem grande resistência e durabilidade. Devido a maior durabilidade menos manutenções são realizadas.

Desvantagens

Cultura
O Brasil ainda apresenta um problema cultural com o sistema, apresenta uma forte tradição com as construções convencionais. Mas, a Construção a Seco vem crescendo muito, pois, como é um sistema extremamente resistente e seguro vai gerar uma construção com total eficiência e qualidade, por isso ele é o sistema construtivo mais utilizado em muitos países do mundo.

Poucas opções de mão de obra especializada.
O número de empresas que buscam se especializar nestes sistemas vem crescendo bastante nos últimos dois anos, mas ainda é considerado escasso em algumas regiões.

Por que construir em Steel Framing?

construção a secoO Steel Framing é um sistema construtivo industrializado onde os materiais possuem tecnologia avançada que permitem uma obra rápida, limpa e ecologicamente correta. Seu resultado de qualidade é superior ao das construções convencionais.

Um dos grandes diferenciais do sistema é a excelente eficiência termoacústica. O sistema de construção em Steel Framing pode ser considerado um grande diferencial, pois, o sistema construtivo permite a construção de projetos complexos, que muitas vezes nos sistemas tradicionais de construção se tornam inviáveis .

A eficiência e sustentabilidade fazem do sistema de construção a seco a melhor solução. A Espaço Smart possui todos os materiais para construção a seco. Você pode adquirir os produtos em nossas lojas físicas ou se preferir um orçamento de forma online pode nos chamar pelo WhatsApp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar