Home Aprenda 7 diferenças entre Drywall e Steel Framing

7 diferenças entre Drywall e Steel Framing

Você conhece as diferenças entre estes dois sistemas? Entender a diferença entre eles é fundamental para uma obra perfeita.

O Drywall e o Steel Framing são sistemas de construção a seco, ou seja, a água é utilizada apenas na fundação, uma construção em Steel Framing utiliza 90% menos água que uma construção convencional.

Muitas pessoas acreditam que os sistemas são iguais por serem sistemas a seco, mas, na verdade, eles possuem características distintas tanto na estruturação, quanto no conceito. Apesar de ambos sistemas serem montados com produtos similares, os materiais de Steel Framing são mais espessos e próprios para construções sólidas, enquanto o Drywall é para vedação.

 

Particularidades entre os sistemas Drywall e Steel Framing

Estrutura: O Drywall é utilizado para paredes internas que separam ambientes e sem função estrutural, ou seja, não podem receber cargas de lajes, telhados e do vento (em fachadas). Já o Steel Framing possui função estrutural, é projetado para suportar as cargas da edificação e também pode ser utilizado para fachadas. Acompanhe em nosso blog como o LSF é o segredo para transformar sua fachada.

Espessura do Aço: Os perfis de Drywall são fabricados com espessura de 0,50 mm e os perfis para Steel Framing possuem espessuras de 0,80 mm até 1,25 mm de espessura, a escolha da espessura ideal varia conforme o cálculo estrutural da edificação.

Dimensões: Os Perfis de Drywall são encontrados nas dimensões de 48 mm, 70 mm e 90 mm, conforme escolha da espessura do perfil será determinado a espessura final de sua parede. No Steel Framing estão disponíveis em dimensões de 90 mm, 140 mm e 200 mm. Ambos sistemas possuem perfis de 90 mm, mas os perfis de drywall não podem ser utilizados no Steel, pois suas espessuras são diferentes e não possui função estrutural.

Galvanização: Os perfis para ambos sistemas são fabricados em aço e recebem um tratamento a base de zinco, chamado galvanização. Os perfis de drywall possuem galvanização mínima de Z275, ou seja, os perfis recebem uma camada de 275g de zinco por m². Os perfis de Steel Framing além do Z275 também podem receber a galvanização Z350, ou seja, uma camada de 350g de zinco por m². Esta galvanização superior é utilizada em ambientes com menos de 2 km de distância da orla marítima.Drywall Steel Framing

Materiais: o Drywall é constituído por perfis de aço leve emplacado em ambos lados com placas de gesso acartonado (com ou sem placa OSB), no interior da parede pode ser utilizada manta termoacústica, que pode ser de lã de vidro, PET ou rocha.

O Steel Framing possui sua estrutura em aço galvanizado leve, emplacamento externo em placa cimentícia e placa OSB (ou placa Glasroc x, SmartSide Panel H, ou outro revestimento), e na parte interna com placa de gesso acartonado (com ou sem placa OSB).

 Também pode ser utilizada uma manta termoacústica no interior das paredes, que pode ser a lã de vidro, PET ou de rocha. Conheça a diferença entre as lãs para tratamento térmico e acústico e faça a melhor escolha.

Projeto: Paredes em Drywall são paredes de vedação, por isso não necessitam de cálculo estrutural, já o Steel Framing como é um sistema estrutural demanda projeto e cálculo da estrutura.

Flexibilidade: Como os perfis de Drywall são menos espessos eles são mais flexíveis e de corte fácil (com tesoura), já os perfis de Steel Frame são mais espessos e enrijecidos e seu corte é um pouco mais resistente (com serra ou lixadeira).

 

Vantagens do Drywall e Steel Framing

Sustentabilidade: os sistemas utilizam em sua cadeia produtiva materiais reciclados e com menor impacto ao meio ambiente.

Fidelidade ao orçamento: Como são utilizados materiais padronizados de fábrica, o quantitativo de materiais e orçamento são feitas de forma assertiva e prática.

Obra limpa: diferentemente de uma obra tradicional, os sistemas geram mínimos descartes de materiais, sem desperdícios e entulhos.

Execução: o tempo de finalização de uma construção a seco é muito rápida, em média de 3 vezes menor que uma construção tradicional. A mão de obra para a execução também é diferenciada, no Drywall e Steel Framing ela é especializada, os construtores possuem experiência na montagem do sistema.

A Espaço Smart fornece treinamento em Light Steel Framing, que é certificado pela Espaço Smart e o primeiro e único curso Steel Frame reconhecido pelo SENAI , com carga horária de 30 horas. 

Conforto térmico e acústico: São sistemas com ótimo desempenho térmico e acústico, reduzindo gastos com ar condicionado e aquecedores. Conheça mais sobre as vantagens em termos de isolamento térmico e acústico na matéria sobre Steel Frame: casas com qualidade termoacústica

Acabamento: as paredes possuem precisão geométrica e dimensional, sem irregularidades.

Manutenção: são simples, sem quebra quebra, sem sujeira e rápidas. Saiba mais sobre como fazer manutenção no Steel Frame em nosso blog.

São opções viáveis que estão transformando a construção civil com mais qualidade, tecnologia e praticidade.

Você vai construir ou reformar? Deixe a alvenaria de lado e invista em inovações construtivas como o Drywall e o Steel Framing, venha realizar seu orçamento com a Espaço Smart, nossa equipe de vendas está esperando para lhe atender!

Drywall Steel Framing

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar