Início » Omnichannel na construção civil

Omnichannel na construção civil

A unificação de canais para entregar uma experiência única contribuindo para a transformação da construção civil no Brasil.

O omnichannel é um conceito que traduz um formato unificado de indústria, varejo, lojas físicas e digitais de forma integrada ao invés de trabalhar em paralelo.

Os novos consumidores do mercado gostam de inovações, praticidade e rapidez. Por isso 88% dos brasileiros pesquisam na internet sobre um produto antes de adquirir um bem ou serviço. E cerca de 35% das compras no varejo foram realizadas por pessoas que gostam destas inovações e praticidades que a tecnologia proporciona.

Os clientes estão cada dia mais propensos a comprar em ambientes integrados, usufruindo de experiências em todos os canais. O omnichannel permite acompanhar o ciclo de compras do consumidor através de qualquer um dos canais de atendimento.

O cliente pode comprar online e fazer a retirada na loja física, a compra pode ser feita durante a noite, finais de semana ou feriados, consultando ofertas, informações, fotos, formas de pagamento, entrega ou retirada.

O omnichannel tem como centro o consumidor, trazendo experiências e facilidades na compra, entendendo suas preferências e oferecendo um atendimento mais eficiente durante todo ciclo de venda e no pós-venda.

Com a pandemia todos os setores mudaram sua forma de vender, utilizando as tecnologias a seu favor. Com isso a construção civil também se adaptou a este novo modelo, pois com mudanças nos hábitos do consumidor (como o aumento de compras online) e tecnologias habilitadoras surgindo é imprescindível a atualização do setor.

 

Estudo

Um estudo de pensamento do futuro articulado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no ano de 2018 demonstrava que elementos do presente, atuavam para causar transformações no futuro. Este estudo discorre sobre cinco grandes transformações que levam o nome de Espaços colaborativos sustentáveis. São eles:

  1. Casa Ativa, adaptável e regenerativa: uma unidade habitacional que utiliza os recursos de forma sustentável.
  2. Coliving, Coworking, Colearning: espaços individualizados compartilhados (tanto para moradia, lazer ou trabalho).
  3. Morar Provisório e sem Propriedade do Imóvel: inteligência e personalização de habitações para aluguel.
  4. Setorização Urbana Inteligente e sistêmica: baseada nas necessidades individuais e coletivas dos espaços urbanos, suportada pelas redes de informações.
  5. Super mobilidade: para as pessoas e equipamentos autônomos, capazes de se reconfigurar para atender as necessidades das pessoas.

Para que estas inovações acontecessem deveriam ser incorporados processos, materiais e tecnologias, uma transformação pela industrialização e inovação no setor da construção, chamado de construções 5.0, onde 3 grandes transformações aconteceriam:

  1. Macro-integradores Loja de Casa: Um novo modelo de produção e fornecimento de construções, de forma inovadora em modularização e industrialização. A loja de casas conta com modelos prontos, projetos que podem ser customizados ou desenvolvidos desde a criação até a entrega da habitação.
  2. Sistemas biométricos de construção: as inovações no processo construtivo com aumento na funcionalidade, sustentabilidade e flexibilidade, reduzindo a produção de resíduos e a necessidade de manutenções constantes.
  3. “Zero” Resíduo /“Zero” Manutenção: uma construção que não produz resíduo e sem manutenção.

 

A Espaço Smart 5.0

A Espaço Smart possui um propósito transformador massivo que une a sustentabilidade, democratização, tecnologia, autoridade, solução das dores do mercado e a evolução das tendências de consumo, transformando a construção civil brasileira e entrando nesta inovação 5.0.

Somos a maior empresa especialista em construção a seco do Brasil, com:

•     27 lojas;

•     Indústria de Steel Frame ( Smart Sistemas Construtivos);

•    Indústria de perfil de Drywall;

•     Indústria de revestimentos internos e externos ( Texturise);

•     Indústria de Esquadria de PVC;

•     Escritório de arquitetura online: Projeto Pronto;

Diferenciais que fazem da Espaço Smart a maior empresa de construção a seco do Brasil: Pessoas, clientes, gestão da informação, processos.

 

• Pessoas:

omnichannel

• Clientes:

Métricas sobre o NPS, que é uma metodologia para mensurar os resultados e experiências dos clientes com a empresa, mostra que no mês de maio, 878 clientes responderam à pesquisa de satisfação com resultado de 65 pontos, um número bastante significativo, pois a média do mercado da construção civil está na casa de 52 pontos. Um grande resultado que demonstra o trabalho e cuidados que a empresa possui com seus clientes.

 

• Gestão da Informação:

Integração do marketing e sistema da informação para o e-commerce inovando e trazendo maior qualidade aos usuários. A empresa possui uma metodologia de pesquisa com formulários de clientes interessados em residências de Steel Frame, os resultados mostraram que 2.138 pessoas tinham terreno e não tinham projeto e 1.140 pessoas não possuíam projeto e nem terreno.

A dificuldade em seguir com as negociações com clientes que não possuíam projeto fez com que surgisse o Projeto Pronto, assim as pessoas poderiam adquirir seu projeto e facilitar o processo.

 

• Processos:

Todos os processos têm como base pensar de forma inteligente a construção através do Smart Think, uma metodologia com premissas que estabelecem um mindset com pilares definidos que padronizam a forma de se comportar, pensar e projetar da Espaço Smart.

O Show home disponível em todas as lojas é uma experiência única para o cliente, através dele o cliente pode conhecer os sistemas e materiais, vivenciar o phigital através de óculos de realidade virtual, acessar os totens digitais, conhecer o sustentômetro, que mostra os números da Espaço Smart desde 2005, de metragem construída em Steel Framing, água não desperdiçada na construção, árvores preservadas e quantidade de resíduos não gerados.

Um desafio foi integrar indústria, engenharia, varejo, digital e logística para caminhar juntos e facilitar para o cliente sua jornada de compra.

omnichannel e a construção civil

A Espaço Smart já está na construção 5.0 e está inovando na forma de vender casas, inaugurando a primeira e única loja de casas do Brasil.

omnichannel e a construção civil

Conheça todas as opções de casas catálogo em nosso site, os projetos, imagens, realidade virtual, valores e materiais, e o melhor, você pode personalizar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou! Acesse agora mesmo nosso site e confira as opções. Surgiram dúvidas? É só chamar nossa equipe de vendas pelo WhatsApp ou diretamente em nossas lojas físicas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar