Home Soluções Mezanino

Mezanino

Mezanino para projetos versáteis e com estilo

Os Mezaninos ou Painel Wall são utilizados para aplicação em lajes secas, mezaninos, paredes e divisórias, atendendo às exigências do mercado e dos profissionais da construção. Recebem selamento de bordas com um produto especial que lhes confere maior impermeabilidade.

É composto por miolo de madeira, revestido em suas faces por placa cimentícia em CRFS (Cimento Reforçado com Fio Sintético) prensadas e coladas, com tecnologia sem amianto. Ele garante obras rápidas, limpas e sem desperdícios aumentando o espaço em casas, fabricas e comércios.

Suas bordas recebem um tratamento para deixá-las mais resistentes e com maior durabilidade. A madeira que é utilizada no interior da placa é tratada com cupinicida durante o processo de fabricação, assim a placa fica protegida de cupins e micro-organismos.

A madeira utilizada na fabricação possui origem de produção eco eficiente, com práticas que minimizam o impacto ambiental. A produção é realizada com o processo de prensagem dos materiais a alta temperatura, trazendo maior qualidade do produto.

Mezanino vem da palavra italiana Mezzanino, que remete a mezzo, ele pode ocupar uma área máxima entre 1/3 meio ou metade da área do piso. O mezanino é uma parte da casa que é feita entre o térreo e o primeiro andar.

Sala de estar, home office, sala de jantar, sala de tv, áreas administrativas, áreas industriais e comerciais podem ser utilizados em mezaninos para criar ambientes de forma rápida e prática. O mezanino é considerado uma opção de importância, aumentando a área total do restante da casa e criando novos ambientes e sofisticados.

A altura do pé direito deve ser analisada, pois para a instalação de um mezanino é importante pois é necessário um pé direito alto ou um pé direito duplo. As vigas e pilares são estruturas metálicas utilizados para compor o mezanino juntamente com as placas de mezanino ou painel wall para o piso.

Os locais que agregam mezaninos em seu layout multiplicam sua área útil, além de trazer conceitos elegantes e criativos ao projeto, é possível criar ambientes valorizando o ambiente com guarda-corpo de vidro.

Aplicação

É uma ótima opção para ser utilizado em:

 Mezaninos;

Passarelas;

 Laje seca;

 Paredes e divisórias técnicas;

 Shafts;

 Containers;

 Confinamentos acústicos;

 Sanitários;

 Permite qualquer tipo de acabamento;

 Excelente isolamento acústico e térmico.

O Painel Wall utilizado em paredes possui ótimo desempenho acústico, na redução de ruídos em componentes graves ou em baixas frequências, menores que 200 HZ com grandes comprimentos de onda como os ruídos de equipamentos de grande porte, como compressores industriais e centrais de ar condicionado.

Mezanino

No mezanino, o acabamento escolhido é de grande importância para evitar a transmissão de ruídos de impacto, nesse caso escolhendo um piso que amorteça o choque produzido pelos passos das pessoas e equipamentos.

Vantagens

 Alta resistência a cargas distribuídas: suporta até 500 kg/m2;

 Vence grandes vãos sem interferir no layout: vão máximo de 1,25 m;

 Resistência ao fogo: a superfície cimentícias é incombustível e não propaga chamas;

 Proteção contra cupins;

 Ecologicamente correto: o OSB utiliza matéria-prima 100% proveniente de reflorestamento e são recicláveis;

Diversas opções para acabamento;

Rápida instalação;

Excelente custo-benefício;

Isolamento térmico e acústico;

Informações:

Aplicação:

A espessura do painel será determinada de acordo com a carga exigida no projeto estrutural. As lajes são estruturadas a partir de perfis ou vigas treliçadas espaçadas a cada 40 ou 60mm, onde são fixados os painéis. 

Os perfis onde os painéis serão fixados devem atender ao cálculo estrutural, eles podem ser construídos em estrutura de madeira, mas os mais utilizados são as estruturas metálicas para receber as placas de painel wall.

Os painéis deve ser instalados transpassando os montantes com amarração de tijolinho, para não coincidir as juntas dos painéis, a instalação deve deixar uma junta de dilatação entre as placas. Esta junta deve ser de 3mm e devem ser aplicados no sentido do comprimento transversal as vigas de apoio, sendo que todas as bordas devem estar apoiadas e fixadas.

Segurança

Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como luvas protetoras e óculos de proteção para atividades de corte, perfuração e desbaste.

Espessuras

Os painéis estão disponíveis em duas espessuras: de 23mm e 40mm.

Umidade

Caso o painel seja instalado em ambientes sujeitos a umidade é obrigatória a impermeabilização do painel. Esta impermeabilização deve ser feita na superfície, na espessura, ao longo das bordas e em eventuais furações de caixas de luz, tomadas ou parte hidráulica.

Acabamentos

Pode-se utilizar tintas como: tinta látex pva, látex acrílico, esmalte acrílico, tinta elástica base acrílica, tinta para piso, resina acrílica, verniz acrílico, silicone hidrofugante, cera incolor, tinta epóxi, automotiva e poliuretano.

Pode ser utilizado revestimentos: acústicos, espumas, fibras naturais jateadas, cortiças, pisos de borracha, pisos vinílicos, carpetes, revestimentos antiderrapantes, papéis de parede, azulejos, reboco mineral.

Armazenagem

É recomendado o armazenamento do material em locais fechados ou caso não seja possível é necessário a cobertura com lona ou plástico da pilha de painéis desde a base. Devem ser armazenadas em pisos planos, de fácil acesso e que seja firme.

A altura da pilha de painéis não pode ultrapassar 2m, por exemplo são 50 painel wall de 40mm. Eles devem ser empilhados e apoiados sobre sarrafos de 7,5×7,5 cm, que devem ser nivelados e colocados com a distancia máxima de 1,40m distantes entre si. Não deve existir balanços livres nas laterais dos painéis.

Características

Densidades aproximadas: 40 mm: 800 kg/m³

Resistência à carga distribuída (3 apoios): 500 kgf/m2

 Resistência a cargas verticais concentradas: 150 kgf

Resistência à compressão axial: 5900 kgf

Resistência a impactos: 22.360 Joules (26 impactos)

Resistência a cargas suspensas: 100 kgf

Coeficiente Global de Transmissão de Calor: 2,18 kcal/m2 x h x ºC

Comportamento ao fogo:

– Isolamento térmico: Placa 40 mm: 50 min

– Propagação superficial de chamas: Ip = 2 (Classe A / NBR 9442)

Diferenças de espessura

Painel Wall 23 mm

É o painel mais leve do mercado, ele atende diversos usos com qualidade e economia

Painel Wall 40mm

É um painel para situações e áreas que exigem maiores cargas, com melhor desempenho e durabilidade.

O mezanino quando construído em um espaço já existente não tem necessidade em se utilizar estruturas para um novo pavimento. Desta forma a mão de obra é facilitada e requer menos material. 

Você irá se surpreender com a qualidade e praticidade de nossos materiais, venha até nossas lojas e conheça todas as opções! Você também pode acessar nosso e-commerce e fazer sua compra online sem sair de casa!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar