Início » Propriedades da Placa Cimentícia

Propriedades da Placa Cimentícia

Conheça mais sobre as características das placas cimentícias, suas aplicações e vantagens em utilizá-las em sua obra.

As placa cimentícias são um ótima solução para fechamentos externos em obras de Steel Frame, ela também é muito utilizada em fachadas de residências e edifícios.

Muito utilizada na Construção a Seco, as Placas Cimentícias possuem um diferencial, apresentando estabilidade dimensional e flexibilidade. Além de oferecer para a obra qualidade e design, agradando tanto as construtoras pela facilidade na sua instalação quanto os arquitetos pela sua versatilidade  para criação de seus projetos.

O desenvolvimento deste produto ocorreu por conta das necessidades da indústria de construção civil por inovação, rapidez e praticidade, o resultado foi um material com características únicas.

Elas são produzidas com cimento portland, com tecnologia CRFS, cimento reforçado com fio sintético de polipropileno, agregados naturais e celulose. Também recebem o tratamento adicional de impermeabilização na massa, ela não tem uso de amianto em sua produção.

O uso das placas é bastante utilizada para uma aparência monolítica na fachada, muito similar a alvenaria e com ótimo acabamento. Além disso por serem fabricadas industrialmente é possível ter garantia de qualidade do material e durabilidade prolongada.

Onde posso usar Placa Cimentícia?

As Placas Cimentícias podem ser aplicadas tanto em áreas externas ou em áreas internas:

Área Externa

Placas Cimenticias

Fachadas residenciais e prediais;

Paredes externas;

Beirais;

Platibandas;

Área Interna

Placas Cimenticias

Revestimentos de paredes ou forros;

Paredes internas;

Áreas Molháveis;

Shafts;

Dutos.

Vantagens da Placas Cimentícias

A instalação da Placa Cimentícia é rápida e fácil;

Elas são resistentes ao fogo e a umidade;

•  São versáteis e flexíveis, inclusive se adapta em superfícies curvas;

Permite a utilização de outros tipos de acabamentos;

Evita o desperdício de material pela variedade de tamanhos;

A Placa Cimentícia é leve;

Resistente a impactos;

Resistente a micro-organismos;

 Ótimo desempenho térmico e acústico;

Pode ser cortada com discos rotativos simples, garantindo bordas íntegras e bem-acabadas;

 Não é tóxica;

Maior durabilidade,  com fórmula robusta e sem qualquer elemento degradável;

Aparência de concreto;

É retificada proporcionando maior rigor dimensional;

Pode ser pintada;

A movimentação do material é 10% do total de movimentações de uma obra de alvenaria.

Características

Além de sustentável, a Placa Cimentícia traz beleza e sofisticação para a obra ao valorizar o aspecto natural do cimento quando aparente. Também pode receber revestimentos variados, como pintura, pedras, texturas e cerâmicas.

As Placas Cimentícias trazem benefícios para a obra, com a possibilidade de elaborar cronogramas mais definidos e gerar menos resíduos.

Armazenagem

As placas devem ser estocadas em áreas cobertas em piso plano, dispostas na horizontal sobre calços de madeira nivelados. Estes calços devem ser colocados a cada 40cm e o comprimento do apoio deve ser igual a largura das placas.

Fixação

Para instalação no sistema construtivo Steel Frame, as placas devem ser fixadas com parafusos sobre a placa OSB já revestido pela Membrana Hidrófuga Tyvek.

O espaçamento entre os parafusos é de 300 mm, o parafuso deve estar embutido na placa, com uma profundidade de 1mm em relação a superfície aparente da placa cimentícia.

placa cimenticia

É indicado o afastamento das placas entre 3 a 5mm, após a fixação das chapas é realizado o tratamento de juntas, no qual é possível deixar a placa aparente com o aspecto natural de cimento ou finalizá-la com pintura, texturas ou outro tipo de revestimento escolhido. 

As placas saem de fábrica com um pré acabamento, o qual permite que sejam usadas ao natural deixando a obra com um toque de modernidade com o uso do concreto aparente. Quando for utilizada a placa aparente é indicado que seja aplicado pintura incolor para proteger a superfície.

Mão de obra

A instalação deve ser realizada por profissionais especializados em obras de Steel Framing para garantir a qualidade final da construção.

Apesar da mão de obra ser especializada é uma instalação bastante simples e rápida, com prazo reduzido de execução da obra, diferentemente  dos sistemas tradicionais de construção.

Formatos

As placas cimentícias são encontradas em diversos tamanhos, a largura é fixa em 1,20 m e o comprimento mais comum é de 2,40 m. As espessuras das placas influenciam em seu uso:

 Placas de 4  a 6 mm são utilizadas para forros;

Placas de 8 mm são usadas para paredes internas e em algumas especificações para paredes externas;

 Placas de 10 a 12 mm para paredes externas e fachadas;

A escolha da placa ideal deve levar em consideração muitos fatores como o local onde ela será instalada, as condições do ambiente e o uso. Acompanhe mais vantagens do uso da placa cimentícia em nosso blog.

Visite nossas lojas  para conhecer o sistema ou acesse nosso e-commerce e faça sua compra online! Nossa equipe de atendimento está a disposição no Whatsapp para lhe atender caso houver alguma dúvida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar