Home Aprenda Instalação de paredes em Drywall em 10 etapas

Instalação de paredes em Drywall em 10 etapas

Conheça como é realizada a instalação de Drywall

Você conhece o processo de instalação do sistema de Drywall? Listamos em 10 tópicos o processo para você entender como é instalado este sistema de qualidade que está revolucionando o mercado!

Instalação de paredes em Drywall em 10 etapas

O Drywall é de fácil instalação, além disso é um produto versátil que deixa sua obra limpa, gerando poucos resíduos para descarte e os resíduos gerados são recicláveis.

Um ambiente bonito é resultado de detalhes, assim como a instalação da parede de Drywall pode ser muito fácil de instalar, mas precisa ser realizado corretamente para proporcionar uma obra de ótimo acabamento e de qualidade.

Confira o passo a passo que você precisa saber para a instalação das paredes de Drywall. Confira as vantagens que ele proporciona em comparação as paredes de alvenaria:

 

1. Materiais em mãos

 Para isso você vai precisar de:

  Placas de gesso acartonado;Instalação Drywall

 Perfis U enrijecido (montante);

 Perfis U (Guia);

 Massa de juntas;

  Fita de papel microperfurada;

  Parafusos;

  Fixadores;

  Banda acústica;

Se está na dúvida de qual placa usar, escolha qual a opção mais se adapta ao seu projeto conheça os 7 tipos de placas de Drywall disponíveis;

2. Marcação do local

Inicia a marcação com nível, onde serão fixadas as guias de piso, teto e parede de drywall é necessário marcar os locais de hidráulica, elétrica e locais de portas.

 

3. Instalação de banda acústica nos perfis guias

A banda acústica é uma espuma autoadesiva indicada para uso em todo o perímetro da estrutura de paredes, ela impede a passagem do som pelas frestas e elementos da estrutura.

Ela também minimiza o efeito das vibrações transmitidas pela estrutura para a vedação e da vedação para a estrutura. A aplicação da banda acústica na guia inferior evita que a umidade suba para a parede.

 

4. Instalação das guias e montantes perfis (perfis)

A espessura dos perfis varia de 48, 70 ou 90mm, a escolha da espessura ideal é feita conforme o projeto. 

parede drywall

O alinhamento e a fixação das guias (horizontais) e o posicionamento dos montantes (verticais) deve ser realizado corretamente. Os montantes são posicionados dentro das guias.

Deve-se obedecer uma distância entre os montantes de 40 a 60 cm. Em paredes curvas o espaçamento é menor, variando conforme o raio de curvatura.

5. Fixação das chapas de gesso acartonado

A instalação das chapas de drywall deve ocorrer com elas posicionadas verticalmente. Primeiro é realizado a instalação das placas de maneira que as juntas das placas sejam alternadas em relação a face oposta.

O encontro das placas deve ser feito sobre os perfis de aço galvanizado. As placas devem ser parafusadas nos montantes e guias e dispostos a no máximo 1cm da borda da placa. É necessário deixar uma distância de 25 a 30 cm entre os parafusos e 1cm entre a chapa e o piso.

É preciso realizar o fechamento de um lado da estrutura com as placas e passar para a etapa de instalação da rede elétrica e hidráulica, assim como a etapa de isolamento termoacústico, para só então realizar o fechamento do outro lado da estrutura da parede divisória.

Quando a altura da chapa é insuficiente é preciso completar com outro pedaço de chapa fazendo a amarração, lembrando de deixar as juntas alternadas.

 

6. Rede elétrica e hidráulica

Estas instalações transitam nos vazios internos das paredes e tetos, os montantes são furados de forma alinhada, assim os fios e instalações hidráulicas passam por dentro dos perfis.

Nas placas é necessário realizar furos para a instalação das caixas elétricas e para passagem dos eletrodutos e tubulação hidráulica.

As caixas de eletricidade quando instaladas em ambos os lados da parede de Drywall, devem ficar em posições desencontradas para evitar que sejam caminhos diretos de passagem de som.

 

7. Isolamento acústico e térmico (opcional)

parede drywallPara o isolamento térmico e acústico é utilizado a lã mineral de sua preferência (lã de vidro, PET ou de rocha), que é instalada entre os montantes. Elas isolam ainda mais os sons, ruídos, além do calor e do frio no ambiente. 

 

8. Instalação das placas no lado oposto

Instalar as chapas do outro lado da parede, cuidando para não deixar as juntas alinhadas com juntas das placas instaladas da parte oposta.

 

9. Tratamento de juntas

O tratamento de juntas pode ser feito aplicando em todas as emendas das chapas a massa de tratamento de juntas com o auxílio de uma espátula e depois a fita de papel. 

Comprimir a fita para melhor aderência. Aplicar a massa também nos parafusos para total regularização. Você pode comprar os materiais para Drywall em nosso site sem sair da comodidade de sua casa.

 

10. Acabamento

Após a secagem da massa as placas de drywall são lixadas, resultando em um acabamento uniforme de cada lado, onde pode ser aplicado o revestimento ou pintura de sua preferência.

Para concluir, a instalação do Drywall é um processo simples que traz rapidez e eficiência em sua obra interna. As paredes de gesso permitem um excelente acabamento e uma obra limpa com resistência ao fogo.

O formato de montagem e os componentes aplicados permitem que a parede atenda vários níveis de desempenho conforme a necessidade de cada tipo de construção. As informações sobre a instalação mostram como ela é rápida e fácil, mas lembrando que recomendamos que seja feito por um instalador profissional. Aproveite para ler  sobre O que é Drywall e quais são as suas vantagens .

A  Espaço Smart comercializa produtos que promovem a industrialização e sustentabilidade na construção civil e é referência de construção a seco no Brasil. A eficiência e sustentabilidade fazem do Drywall a solução ideal para sua obra! Venha realizar seu orçamento conosco, ou compre online em nosso e-commerce.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar