Início » Diferenças entre Perfis de Steel Frame e Drywall

Diferenças entre Perfis de Steel Frame e Drywall

Os perfis utilizados nos sistemas construtivos a seco possuem características próprias, confira tudo sobre os perfis!

A industrialização do processo construtivo fez com que surgissem estruturas mais leves, nos quais os perfis formados a frio se enquadram perfeitamente, além disso, os altos benefícios destes sistemas fizeram com que sua utilização resultasse em um rápido crescimento no Brasil. Os perfis utilizados no sistema construtivo em Steel Frame ou no sistema de vedação em Drywall não são os mesmos, pois cada um possui características próprias para cada utilização.

O que são perfis metálicos?

Eles são elementos que compõem a estrutura das construções a seco, como no caso do Steel Framing e do Drywall. Os perfis para ambos sistemas são produzidos em aço e possuem um tratamento de galvanização para proteção contra corrosão.

Eles são fabricados a partir de bobinas de aço por conformação a frio, seu limite de escoamento é de 230 Mpa. As seções mais utilizadas são em “C” ou enrijecidos Ue (montante) e o perfil U (guia).

perfil para steel frame e drywall

Painel de parede apresentando Guias e Montantes – Manual de Arquitetura do CBCA

Os montantes são posicionados na vertical e modulados a 400 mm ou 600 mm, as guias são utilizadas na base e topo dos painéis, elas possuem a função de travamento e união. A modulação ideal é escolhida conforme cálculo estrutural e conforme as placas de fechamento que irão ser utilizadas.

Os montantes possuem furação com espaçamentos padronizados, por estes furos passam as instalações elétricas e hidráulicas no interior das paredes. Os vãos entre os montantes podem ser preenchidos por isolantes termoacústicos, como lã de vidro, PET ou de rocha.

Qual é a diferença entre perfil de Steel Framing e de Drywall?

Os perfis para os sistemas são diferentes, o Drywall é utilizado para paredes internas que separam ambientes, sem função estrutural, assim, as guias e montantes utilizados no Drywall possuem espessura de 0,50 mm e são encontrados em dimensões de 48 mm, 70 mm e 90 mm.

Já os utilizados para Steel Frame possuem função estrutural, com características para suportar cargas (como telhados). Eles possuem espessuras que partem de 0,80 mm até 3,00 mm e suas dimensões podem variar de 90 mm, 140 mm e 200 mm, a escolha da espessura e dimensões ideais dos perfis vai ser determinada conforme especificações do projeto.

Os montantes e guias de Drywall possuem galvanização mínima de Z275, ou seja, 275 gramas de zinco por metro quadrado. Já os de Steel Framing possuem galvanização mínima de Z275 ou galvanização Z350, ou seja, 350 g de zinco por m², este tipo de galvanização é indicado para áreas litorâneas ou industriais de alta agressividade.

Tipos de perfis

Nas obras de Steel Frame são utilizados dois tipos de perfis para a montagem das paredes, os engenheirados e os perfis comerciais ou “Stick”.

Perfis engenheirados: Eles são cortados na fábrica conforme medidas do projeto, todos os perfis que fazem parte do painel de uma parede são separados na fábrica e são envoltos em plástico para facilitar a montagem, assim os perfis para cada painel de parede já chegam até o local da obra separados e prontos para montagem.

Para perfis no sistema engenheirado é necessário que o projetista responsável pelo projeto envie a lista de corte ou que o projeto estrutural seja orçado diretamente pela Equipe da Espaço Smart.

Os perfis ME90 Smart Sistemas Construtivos possuem identificação na região da mesa do perfil, facilitando a montagem, pois as nomenclaturas identificam os perfis (peça), montagem, espessura e o painel que se destinam:

Assim, estes dados são facilmente identificados no caderno de montagem proporcionando rapidez de execução. Com o perfil engenheirado não há perdas, não há necessidade de cortes, a mão de obra é muito mais rápida, eles chegam na obra nos tamanhos corretos e todos possuem identificação.

Perfis avulsos chamados “Stick” ou comerciais: São barras com medida padrão de 3,00 m ou de 6,00 m, a necessidade de ajustes pode ser feita no canteiro de obras adequando-se ao projeto. Os perfis já são perfurados para facilitar a passagem das instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas.

Nomenclaturas existentes nos perfis comerciais:perfil para steel frame e drywall

  1. A) Empresa fabricante;
  2. B) Identificação da funcionalidade (M=montante, G=guia) + altura da alma do perfil;
  3. C) Espessura em mm;
  4. D) Número do lote da matéria prima (para necessidade de rastreabilidade);
  5. E) Espessura do revestimento em zinco em ambas superfícies. Nesse caso equivalente a 275g/m2;
  6. F) Norma Brasileira intitulada “Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis estruturais reticulados em edificações — Requisitos gerais”;
  7. G) Comprimento em mm.

Este é o tipo ideal para utilização em reformas, pois pode ser adaptado no canteiro de obras conforme necessidade da obra.

Posso utilizar os perfis de Drywall em uma obra de Steel Framing?

É uma grande dúvida para quem vai construir, pois, no mercado estão disponíveis perfis de Steel e de Drywall com dimensões de 90 mm, eles possuem muitas semelhanças, mas existem diferenças dimensionais entre ambos, por isso, os perfis de Drywall NÃO podem ser utilizados em obras de Steel Frame.

Eles são fabricados pelo mesmo processo de conformação a frio, porém a espessura das chapas é diferente, os perfis para Drywall são mais finos e não possuem função estrutural, atuando na vedação entre ambientes, já o Steel Frame possui função estrutural, com a distribuição de cargas, pressão da chuva e resistência aos ventos. É de extrema importância a utilização de perfis corretos para o sucesso e qualidade da obra.

A importância dos Perfis Normatizados

Se os materiais utilizados não forem corretos pode ocasionar falhas no sistema, por isso é muito importante que sejam utilizados perfis normatizados, que seguem normas obrigatórias. A utilização de perfis não certificados pode desenvolver fissuras nas paredes, desprendimento de placas, deformações, risco a segurança, dentre outros.perfil para steel frame e drywall

Os montantes e guias para Drywall devem seguir a norma técnica NBR 15217 e para os perfis de Steel Frame a norma NBR 15253. Conforme a empresa Barbieri: “A utilização de perfis normatizados e certificados é uma obrigação legal, pois o descumprimento está sujeito a rigorosas punições e sanções no âmbito administrativo, civil e criminal”.

Por isso profissionais que utilizam este material devem se atentar na utilização de perfis normatizados para não serem prejudicados. As normas técnicas garantem uma obra com qualidade e segurança.

Onde comprar os perfis?

Na Espaço Smart você encontra materiais normatizados e de qualidade para sua obra. Você pode encaminhar seu projeto ou sua lista para nossa equipe orçar, você gostaria de comprar perfis comerciais e outros materiais de forma rápida e sem sair de casa? Acesse nosso site, faça sua compra de materiais e receba em sua obra.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar