Início » Brises: saiba o que é, para que serve e como usar!

Brises: saiba o que é, para que serve e como usar!

Os Brises são uma das saídas mais interessantes em todos os sistemas construtivos, especialmente para quem procura manter a temperatura interna da edificação bem mais agradável e ainda oferecer um visual moderno tanto para as fachadas quanto para as janelas.

Para você que ainda não conhece tudo o que os brises tem a oferecer e pretende utilizar eles como um meio de trazer o máximo de conforto térmico ao seu projeto, leia até o final e saiba tudo sobre esses revestimentos para fachadas, como usá-los e quais são os principais tipos disponíveis à venda atualmente. Confira!

O que são brises e qual a sua função?

Uma variável do nome Brise Soleil, e que pode ser traduzido como “quebra sol”, os Brises são elementos arquitetônicos que possuem a função principal de diminuir a incidência direta de sol dentro dos ambientes. São produtos que auxiliam no conforto térmico da edificação proporcionando também maior privacidade aos usuários, fazendo também grande diferença no design da fachada.

fachada de casa com brise de aluminio

Isso se dá porque os Brises “envelopam” a estrutura externa do local de forma bastante elegante, protegendo as fachadas de vidro, janelas ou aberturas e oferecendo o máximo de aconchego a cada um dos ambientes.

Atualmente, é um elemento cada vez mais utilizado na arquitetura de países quentes e clima tropical, sendo um excelente aliado de projetos funcionais que prezam pela qualidade.

Além de todas essas características, os Brises também têm como suas principais funções:

  • Oferecer características estéticas com maior apelo no design;
  • Ajustar parcialmente a entrada da luz natural de forma difusa e atenuada;
  • Diminuir a força dos ventos;
  • Evitar o calor excessivo nos ambientes;
  • Deixar os ambientes mais confortáveis acusticamente;
  • Ajudar a camuflar equipamentos técnicos;
  • Reduzir as cargas térmicas dos vidros;
  • Reduzir o ofuscamento.

Quais são os tipos de brises

Atualmente, existem dois tipos de Brises disponíveis no mercado, os Brises verticais e os Brises horizontais. Ambos oferecem melhor orientação visual e controle adequado da luz e podem ser usados em conjunto com outros elementos no projeto de fachada, dependendo das suas necessidades específicas e do clima local.

Além disso, os Brises também podem ser encontrados em diferentes modelos, cada um com características e funções específicas. Entre os principais modelos estão:

Brises de concreto

Os Brises de concreto são produzidos em concreto pré-fabricado, oferecendo grande durabilidade e resistência ao produto. Pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, permitindo a criação de designs personalizados, como lâminas, painéis perfurados ou elementos vazados. Um ponto negativo do material é sua deterioração com o passar dos anos, além da necessidade de manutenção frequente.

Brises de madeira

O modelo ideal para quem procura conferir um toque estético mais natural à fachada, os Brises de madeira são fabricados totalmente em lâminas e que apresentam elementos vazados de madeira. Podem ser produzidos a partir de diferentes tipos, como cedro, pinho, mogno, entre outros. Porém, assim como os modelos em concreto, exigem manutenção frequente e pouca durabilidade.

Brises de alumínio

O alumínio é um elemento amplamente utilizado na construção civil devido à sua capacidade de resistir a intempéries e desgaste, além de leveza, resistência e durabilidade ao elemento.

Também possuem uma aparência moderna, permitindo a criação de designs personalizados que se harmonizam com a estética do projeto.

Brises de metal

Outros tipos de metais também são comuns na fabricação de Brises, como aço galvanizado, aço inoxidável ou mesmo cobre. Cada um deles possui propriedades específicas e apresentam alta durabilidade e oferecem aparência estética moderna que também influenciam o desempenho do produto.

Os Brises de metal são bastante versáteis e oferecem alta flexibilidade em termos de design e configuração. Podem ser adaptados a diferentes tamanhos de vãos, formas de fachada e orientações solares, permitindo soluções personalizadas que atendem às mais diferentes necessidades de cada projeto.

Leia também: Revestimento para fachada: 5 opções para você apostar!

Qual é o melhor tipo de brises?

Ainda que cada um dos modelos de Brise ofereça uma grande variedade de vantagens e possa ser usado nos mais diferentes tipos de construções, os modelos de alumínio e são, atualmente, os mais interessantes de serem utilizados.

fachada de casa moderna com brise de aluminio

Por oferecerem alta maleabilidade, os brises metálicos ou de alumínio possuem alta durabilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, são feitos com material que pode ser reciclado, podendo ser reinserido no ciclo de fabricação de novos produtos.

Também é um material que possui resistência mecânica e condução térmica ideais, absorvendo o calor antes de aquecer a parede da edificação. Da mesma forma, quando esfria, é capaz de dissipar o frio antes de ser transmitido para dentro da edificação.

É um material leve, e não necessita de limpezas constantes, onde pode ser utilizada água e detergente neutro. A instalação do painel preferencialmente é feita na horizontal, fixadas pelo porta painel que serve como ponto de apoio para o acessório. As instalações na vertical podem ser realizadas, desde que haja ponto de apoio para o painel.

Quais são as vantagens dos brises?

Os oferecem uma série de benefícios significativos em projetos de construção em sistema Steel Frame. São bastante versáteis e podem ser incorporados a diferentes projetos, visando sempre para melhorar o conforto e a eficiência energética do edifício. Entre suas principais vantagens estão:

Controle solar

Maior controle da entrada de luz solar direta, ajudando a reduzir o brilho excessivo, o aquecimento interno e o ofuscamento, além de maior economia de energia e menor demanda por ar condicionado.

Sombreamento

Alto sombreamento nas áreas externas, criando espaços mais agradáveis e protegidos do sol, já que, além das fachadas, também podem ser usadas em outras áreas externas como terraços, varandas e pátios, mesmo em condições de alta exposição solar.

Privacidade

Brises horizontais ou verticais podem ser utilizados para oferecer maior nível de privacidade aos ambientes internos, bloqueando a visão de pessoas na área externa e sem comprometer a entrada de luz natural.

Estética e design

Os Brises são elementos que adicionam um toque moderno ao projeto como um todo e podem apresentar diferentes formas, materiais e padrões, permitindo uma ampla gama de opções de design.

edifício comercial com brise de aluminio

Ventilação

Dependendo do design e da configuração dos Brises, eles podem permitir a passagem de ar, promovendo a ventilação natural do ambiente. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar interno, reduzir a umidade e proporcionar conforto térmico.

Redução do impacto ambiental

Com a utilização do Brises é possível contribuir para a sustentabilidade e reduzir a dependência de sistemas de resfriamento artificial. E por ter materiais como alumínio utilizados em sua fabricação, oferecem maior reaproveitamento.

Flexibilidade

Os Brises podem ser projetados e adaptados de acordo com as necessidades específicas do projeto, considerando a orientação solar, as condições climáticas, as preferências estéticas e funcionais, permitindo soluções personalizadas.

Como posicionar os brises?

O posicionamento dos Brises irá depender de alguns fatores cruciais para sua instalação. É importante destacar que, seja qual for o modelo, o posicionamento deve ser cuidadosamente planejado e considerado ainda durante a fase de projeto, levando em conta as características específicas do local e as necessidades da edificação.

Para isso, algumas diretrizes gerais precisam ser estabelecidas, como:

  1. A orientação solar deve levar em consideração a trajetória do sol ao longo do dia e ao longo do ano. Em áreas de clima quente, onde o sol está alto, os brises horizontais podem ser mais eficazes para bloquear a luz direta. Em áreas de clima frio, onde a luz solar é desejada para aquecimento passivo, os brises verticais precisam permitir a entrada de luz;
  2. Os brises da fachada devem ser posicionados nas áreas onde há maior incidência solar direta para proporcionar sombreamento e controle solar adequados, como nas fachadas voltadas para o leste e oeste a fim de bloquear a luz solar da manhã e da tarde;
  3. A inclinação e a projeção dos brises devem ser ajustadas de acordo com a latitude e a orientação da edificação, otimizando o bloqueio da luz solar indesejada e fornecendo sombreamento adequado nas horas mais quentes do dia;
  4. A altura também é relevante, já que os brises devem ser posicionados em uma altura que permita o sombreamento adequado e a proteção contra o sol sem bloquear a entrada de luz natural nas áreas internas da edificação;
  5. Os brises devem ser projetados de forma a oferecer design integrado ao projeto arquitetônico, considerando a estética e a harmonia com os demais elementos que podem ser incorporados como parte do design da fachada.

Além desses ponto, é importante ressaltarmos que para total eficiência dos brises no conforto ambiental, eles devem ser dimensionados por um especialista conforme a carta solar do local.

Onde comprar os brises?

A Espaço Smart trabalha com os brises metálicos, que são modelos ideais para utilização no sistema Steel Frame. Eles possuem design moderno e sistema de encaixe por pressão exclusivo que garante maior facilidade e agilidade na instalação, além da segurança e resistência ao conjunto.

casa com brise de aluminio

E se você quer saber mais sobre diferentes materiais que transformarão a sua fachada, aproveite para conferir também aqui no blog tudo sobre o revestimento de parede Texturise e como deixar a fachada da a sua casa com estilo. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar