Home Case de Sucesso Condomínio Familiar em Light Steel Framing

Condomínio Familiar em Light Steel Framing

Conheça as residências familiares construídas em Light Steel Framing

Condomínio Familiar em Light Steel Framing

Este case de sucesso é especial. É um projeto com três residências em um mesmo terreno, um condomínio familiar. As casas foram construídas em LSF (Light Steel Framing) por ser um sistema rápido, resistente e limpo.

O LSF é um sistema construtivo industrializado, composto por várias estruturas em aço galvanizado divididas de maneira que cada uma delas possa resistir a uma pequena parcela da carga total e distribuir para a fundação.

Trata-se de um modelo construtivo em que é possível trabalhar com diversos tipos de materiais, ele é customizável, o que ajuda no controle dos gastos na fase de projeto, além de ser reciclável, possuir grande durabilidade e ter alta resistência ao fogo.

O Light Steel Framing é muito utilizado em países desenvolvidos como nos Estados Unidos, Canadá e Japão. É um sistema construtivo onde é utilizado estrutura metálica e o fechamento interno é feito por placas de gesso acartonado, já o fechamento externo pode ser realizado por placas cimentícias, Smartside  Panel H, Smartside LAP, Siding Vinilico, Glasroc X. 

A estrutura é em aço leve, aço galvanizado enformado a frio. O sistema Light Steel Framing possui alta resistência além de ser sustentável, pois contribui para a conservação dos recursos naturais.

Por ser uma estrutura leve, sua fundação é rasa e necessita de menos concreto, aproximadamente 1/3 do que seria utilizado  em uma estrutura de alvenaria, gerando uma economia para sua obra.

A alta resistência e durabilidade são um dos pontos mais importantes. Além disso, os materiais são leves, de grandes dimensões e seguindo uma modularidade, o que permite uma maior produtividade.
light steel framing

Os proprietários já conheciam o método construtivo e optaram por ele devido as vantagens encontradas neste sistema, principalmente pela termoacústica.

O sistema possui desempenho térmico e acústico superior,  a troca térmica entre ambiente externo e interno é muito baixa, proporcionando maior qualidade e conforto a edificação.

De acordo com Rafael Buss, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto estrutural em Steel Framing “foi realizado uma compatibilização de projetos para assim minimizar ao máximo interferências na execução da obra.”

Para Rafael:  “a obra tem variados detalhes construtivos que precisaram de uma atenção maior na parte estrutural, como é o caso dos grandes vãos de laje, como o vão da garagem.

Detalhes de coberturas com diversas águas e janelas no formato circular também mereceram cuidado especial. Mas a atenção maior foi em relação as chaminés que foram estruturadas em aço, uma das chaminés tem quase 6 metros de altura e foi tão bem pensada que não houve necessidade de reforços.”light steel framing

O projeto foi realizado pela Arte Arquitetura “sendo os projetos das três casas diferentes, mas todas foram projetadas no estilo americano e foram pensadas para usar o sistema construtivo de Steel Framing” comenta.

 Características do sistema:

Sustentabilidade ( – Resíduos, – Água, Materiais Recicláveis) ;

 Obra Leve, resultando em menos custo de fundação. (Radier) ;

 Velocidade de execução ;

 Facilidade de execução ;

 Durabilidade e resistência idênticas ou superior à alvenaria ;

 Manual e Garantia de produtos dados pelos fabricantes ;

 Organização de Canteiro de Obras ;

 Qualidade final e alta possibilidade de acabamentos ;

 Fidelidade orçamentária ;

 Facilidade na manutenção ;

 Conforto na utilização (Térmico, Acústico e ambientes livres de fungos e bolores).

 

Como a escolha do revestimento pode trazer benefícios à obra

As casas ficam localizadas em Florianópolis e foram construídas entre 2015 e 2016, a casa de número 01 possui 281,00m², a casa de número 02 possui 252,00m² e a casa de número 03 possui área total de 279,00m².

É muito importante na hora de construir pensar nas novas tecnologias construtivas que geram menos impacto ao meio ambiente e ao mesmo tempo geram conforto, como o sistema Steel Framing que a família escolheu.light steel framing

Também é importante optar por materiais construtivos de baixa manutenção. Pensando nisso as 3 casas foram revestidas externamente com Smartside LAP. Que é uma régua com aparência de madeira natural, fabricada com a tecnologia da placa OSB, que são prensados com resinas resistentes a intempéries e de extrema durabilidade.

As réguas de madeira são dispostas horizontalmente sobre as placas OSB formando uma espécie de “escama”, aparência comum nas casas americanas.

O Uso do LAP traz variadas vantagens à obra:

 Proteção contra cupins e degradação por fungos;

light steel framing

Ótimo rendimento e economia;

 Versatilidade: adapta-se a qualquer projeto arquitetônico;

Rapidez de instalação;

Superfície adaptada para diminuir o acúmulo de sujeira ou pó;

Ótimo desempenho acústico;

Garantia de 20 anos;

Além de tudo isso as réguas podem ser pintadas facilmente, como foi a opção escolhida pelos proprietários para suas casas, trazendo cor as fachadas. O Smartside LAP vem de fábrica na cor natural bege mas podem ser pintadas com a cor desejada com tinta acrílica e vernizes.

Além do Smartside LAP, existem diversas opções de materiais para fechamento, como pode ser verificado no blog revestimentos externos de vedação para Light Steel Framing

 

Sofisticação e qualidade para o projeto com as telhas shingle

Para a cobertura das casas foram escolhidas as telhas shingle, que trazem beleza e sofisticação ao projeto. 

light steel framing

O sistema é composto pela estrutura metálica, contraventada por placas OSB, que servem de base para a aplicação da Subcobertura  e da Telha Shingle. A subcobertura protege e garante a estanqueidade da cobertura. 

Conheça as 5 principais vantagens:

  1. Permitir a execução de qualquer tipo de telhados, inclusive curvos;
  2. Possuir grande resistência;
  3. Pode ser usada em qualquer clima;
  4. Na instalação possui rapidez e praticidade;
  5. É quatro vezes mais leve que outras telhas;

A telha Shingle se adapta a diversos tipos de projetos, desde os mais simples aos mais ousados. Ela pode ser aplicada em qualquer tipo de construção, seja ela residencial, comercial, industrial ou pode ser usada também com função decorativa.

 

Isolamento termo acústico eficiente

As construções deste sistema de construção civil possuem maior eficiência, seu grande desempenho termo acústico, devido ao conjunto de materiais que formam as paredes, mas pode se tornar mais eficiente se acrescentado junto a estrutura manta isolante que pode ser lã de pet, de vidro ou de rocha. Nas casas foi optado pela utilização da lã de vidro.

A lã de vidro é fabricada a partir de sílica e sódio aglomerados por resina sintética, ela possui formação fibrosa. Quando a onda sonora entra em contato com a lã, é facilmente absorvida devido a porosidade do material.

Com o atrito entre a onda e a superfície das fibras parte da energia sonora é convertida em calor, o que a faz perder intensidade e resultando no aumento de absorção ou isolação sonora. É um excelente isolante termo acústico.

O Light Steel Frame é o sistema construtivo que traz maior qualidade,  com maior eficiência e limpeza do canteiro de obras. O alto nível de industrialização possibilita controlar e mensurar exatamente todos os insumos que serão utilizados na construção, como chapas, parafusos, massas, estruturas, etc. Você pode conhecer mais sobre o sistema de construção inovador que é o steel framing em nosso blog.

O que assegura a fidelidade orçamentaria do sistema, proporcionando maior precisão nos custos previstos.

Você pode adquirir os materiais para Steel Framing em nossas lojas ou em nosso e-commerce, tudo isso sem precisar sair da comodidade de seu lar.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar