Início » Forro para teto: conheça os tipos, materiais e onde usar!

Forro para teto: conheça os tipos, materiais e onde usar!

Ambiente sofisticado com forro fiberwood

Atualmente, a construção civil vem passando por diversas inovações e mudanças significativas. Entre elas, o tradicional forro de PVC vem sendo trocado por forros para teto que ajudam na termoacústica do ambiente e oferecem designs interessantes, além de outros grandes benefícios para o projeto e para a estrutura da reforma ou construção.

Confira no blog da Espaço Smart algumas dicas para que você possa selecionar o modelo ideal de forro para seu projeto, agregando o visual que você procura com a durabilidade necessária, sustentabilidade e instalação facilitada que só as versões apresentadas podem oferecer. Confira e conheça muito mais!

Qual é a função do forro de teto?

O forro de teto tem várias funções em um projeto, seja ele residencial ou comercial. Os forros ajudam a melhorar a aparência estética de um ambiente, cobrindo a estrutura do telhado, vigas, dutos e fiações expostas, proporcionando também acabamento suave e uniforme.

Além disso, alguns modelos de forros contribuem para o isolamento térmico, ajudando a manter o ambiente mais fresco no verão e mais quente no inverno. Outra função importante é o isolamento acústico, que atua absorvendo e dissipando o som indesejado, tornando o ambiente mais confortável acusticamente.

Alguns tipos de forros fornecem uma camada adicional de proteção contra incêndios, especialmente quando é feito de materiais com propriedades retardantes de chamas, permitindo ao mesmo tempo a ocultação e proteção de instalações, como fiações elétricas e sistemas de ventilação. Além disso, pode ser projetado para acomodar iluminação embutida.

Tipos de forro para teto: conheça quais são!

Devido ao aumento significativo de sua popularidade no mercado de construção convencional e à seco, os forros de teto podem ser encontrados nos mais variados tipos e modelos, cada um com suas próprias características e aplicações específicas.

Suas diversas particularidades oferecem uma gama ainda maior na hora da escolha do tipo de forro sendo ideal para, praticamente, todas as necessidades específicas do projeto, considerando fatores como estética, funcionalidade, desempenho acústico, isolamento térmico, resistência à umidade e também o orçamento disponível.

Conheça as principais opções de tipos de forro para teto:

Forro em Drywall

O forro em drywall é um tipo de acabamento utilizado em construções para criar um teto falso que imita a laje. Feito com placas de gesso acartonado que são fixadas em uma estrutura metálica suspensa no teto e aparafusadas nos perfis, formando uma superfície lisa e contínua.

Forro em Drywall

Existem diferentes tipos de placas de gesso acartonado que podem ser usadas para o forro em drywall, dependendo dos requisitos específicos do projeto. Por exemplo, existem placas com características de isolamento térmico ou acústico aprimoradas, resistentes à umidade ou ao fogo.

Vantagens

  • Rapidez e facilidade de instalação;
  • Flexibilidade de design, permitindo recortes, curvas e diferentes níveis;
  • Acesso fácil para manutenção de instalações elétricas e hidráulicas;
  • Excelente isolamento térmico e acústico;
  • Acabamento liso e uniforme.

Forro Mineral

Fabricados na Alemanha, a linha de Forros Minerais OWA é sinônimo do mais alto padrão de qualidade, tornando-se referência nos quesitos de conforto acústico, redução de ruído, resistência ao fogo e proteção à saúde.

ambiente corporativo com Forro Mineral

Produzidos a partir da fibra mineral branca biossolúvel pura e com compostos naturais, o forro é totalmente livre de formaldeído, resistente a fungos e bactérias (DIN 53739), apresenta pintura de ação bacteriostática e são certificados pelo instituto alemão RAL.

Vantagens

  • Personalização – além da variedade de cores, os forros minerais da OWA também podem ser personalizados com tonalidades diferentes ou até mesmo imagens ou logomarcas;
  • Possibilidade de aplicação de sistemas com bordas ocultas;
  • Facilidade de manutenção em locais com eletro-calhas, ar condicionado, etc;
  • Equalização do ambiente, com o controle da reverberação;
  • Facilidade de instalação e reparo;
  • Ótimo custo benefício.

Características

  • Conforto Acústico – elevada absorção sonora (NRC e SRA);
  • Créditos LEED – redução do consumo de energia, declaração ambiental do produto, produtos com baixa emissão de VOC’s, luz natural e desempenho acústico.
  • Reação e Proteção ao Fogo – classe II A (Instrução IT 10); A2-s1-d0 (Norma EN 13501-1); REI 180 (Norma EN 13501-2);
  • Proteção ao Meio Ambiente – não contém formaldeído, produzido em pura fibra mineral branca biossolúvel e compostos naturais, reciclável;
  • Proteção à Saúde – selo BLUE ANGEL;
  • Resistência a fungos e bactérias (DIN 53739);
  • Não emitem compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

Forro de Lã de Vidro

A linha de forros de lã de vidro é uma solução excelente e desenvolvida especialmente para acabamento de tetos em projetos que requerem melhoria do isolamento térmico acústico e maior economia em sua instalação.

creche com forro de lã de vidro

Os forros modulares são compostos por lã de vidro com uma camada de acabamento na parte inferior, podendo ser uma película em PVC (Polyvinyl chloride) ou mesmo um véu de vidro. A absorção sonora e resistividade térmica destes forros garantem maior performance térmica e acústica para os ambientes.

Vantagens

  • Facilidade de manutenção em locais com eletro calhas, ar condicionado e outros;
  • Pode ajudar na equalização do ambiente com maior controle da reverberação;
  • Equalização da temperatura nos ambientes que evita interferência de temperaturas externas;
  • Facilidade de instalação e reparo.

Características

  • Conforto acústico – sua composição traz ótimos índices de absorção e isolamento acústico, reduzindo os ruídos nos ambientes;
  • Alta resistência – sua composição é flexível, portanto não quebram no processo de movimentação das placas na instalação e manutenção. Proporciona até 5% de economia no projeto;
  • Vida útil – o material não perde estabilidade dimensional com o calor (não empena e nem deforma). Resiste à umidade e não prolifera fungos e bactérias. Sua baixa condutividade térmica resiste a elevadas temperaturas;
  • Fácil instalação e limpeza – a limpeza deve ocorrer de forma periódica, porém, será necessário o mínimo de uso em produtos e acessórios;
  • Maior segurança ao projeto – atende às normas ABNT – NBR 9442, Classe A IT10, Classe II A (Instrução técnica n°10 do Corpo de Bombeiros da PMESP).

Nexacustic

A linha Nexacustic une a elegância e nobreza da madeira ao desempenho acústico, compondo uma ampla gama de forros e revestimentos com diferentes modelos de frisos e perfurações. A linha de produtos atende diversas necessidades em projetos, podem ser instaladas também como painéis, revestimentos e forros.

ambiente corporativo com forro Nexacustic

Vantagens

  • Resistência ao fogo e altas temperaturas;
  • Sustentabilidade e FSC;
  • Garantia de 5 anos respeitando as condições de armazenamento e instalação recomendadas pelo fabricante;
  • Conforto acústico;
  • Facilidade de instalação e manutenção.

Modelos

Produzidos em MDF, os forros Nexacustic oferecem acabamento em melamina, folha de madeira ou laqueado em várias cores. Podem ser encontrados à venda nas modulações 625x625mm e 600x600mm, opção de borda tegular square e oculta. Sua instalação é feita utilizando sistema de perfil clicado T, o mais tradicional de mercado.

Smart Clean – Forro de gesso com PVC

Os forros Smart Clean são produzidos com placas de Drywall com uma película rígida de PVC, contendo em seu verso uma película aluminizada. As bordas contém aplicação de filme plástico de proteção, com a finalidade de evitar quebras e sujeira. É um dos tipos de forro mais interessantes para uso em ambientes internos.

Loja com forro Smart Clean ou Forro de gesso com PVC

Vantagens

  • Vida útil ilimitada;
  • Extremamente leves, o que evita sobrecarga em estruturas e telhados;
  • Montagem rápida;
  • Facilidade na limpeza.

Qual o melhor tipo de forro para meu projeto?

A escolha do melhor tipo de forro para sua obra irá depender principalmente do tipo de projeto que você almeja ou tem em mãos. Ou seja, irá depender do estilo desejado, das necessidades específicas do ambiente, dos valores que cada tipo apresenta e também das preferências pessoais desejadas para a construção.

Por isso, é preciso sempre ficar atento a alguns fatores na hora de escolher o seu forro de teto ideal. Entre eles, o estilo e estética que você deseja alcançar, a funcionalidade e necessidades específicas do ambiente, materiais com bom desempenho acústico, que tipo de manutenção e durabilidade o forro oferece e, claro, o orçamento disponível para o projeto.

Qual o tipo de forro para teto é o mais barato?

De forma bastante geral, os forros para teto oferecem preços bastante interessantes. E o forro com melhor custo e benefício sempre será aquele que atenda às necessidades do seu ambiente, dispensando a necessidade de manutenções frequentes ou troca.

Que tipo de forro para teto esquenta menos?

Em termos de redução de calor, alguns tipos de forro de teto têm melhores propriedades de isolamento térmico do que outros, já que cada um é desenvolvido com particularidades especiais de uso.

Entre os principais tipos com alto desempenho nessa ação, o forro de gesso é o que possui maior eficiência. Com a adição de lãs termoacústicas sob as placas de gesso acartonado, ele passa a apresentar maior desempenho, ajudando a reduzir a transferência de calor através do teto e diminuindo a absorção de calor, o que mantém o ambiente mais fresco.

Como escolher o melhor tipo de forro para teto?

O melhor tipo de forro para teto será aquele que irá oferecer ao seu projeto tudo o que você precisa em funcionalidade, estilo e comodidade, além, do máximo de conforto térmico e proteção contra as adversidades externas sem causar nenhum tipo de dano à estrutura do forro.

corredor com forro de gesso e pvc

Considere o estilo e a estética desejados para que o forro complemente o design e a decoração desejados. Tenha em mente o quanto o forro pode oferecer em durabilidade e manutenção e sempre se atente ao custo e orçamento disponível para o projeto.

Avalie o ambiente onde ele será instalado

Ao avaliar o ambiente para determinar o melhor tipo de forro de teto a ser instalado, é importante considerar alguns aspectos extremamente relevantes para que o projeto saia da maneira certa, tais como:

  • Avalie qual será o uso principal do ambiente, seja uma residência ou um estabelecimento comercial;
  • Leve em consideração as condições climáticas da região onde o ambiente está localizado;
  • Avalie se o ambiente requer algum tipo de controle acústico;
  • Considere se o ambiente requer um forro de teto de fácil limpeza e higiene, como em cozinhas, áreas de preparação de alimentos;
  • Determine o estilo e a estética desejados para o ambiente considerando o estilo específico do forro;
  • Defina o orçamento disponível para o projeto do forro de teto e certifique-se de que o tipo de forro escolhido esteja dentro dos gastos.

Estude o projeto decorativo

O estudo do projeto decorativo para a instalação do forro de teto envolve várias etapas importantes e algumas considerações precisam ser feitas durante esse estudo. Por exemplo:

  • Observar o estilo e tema desejado;
  • Escolher bem as cores e materiais que serão utilizados no espaço;
  • Considerar as opções de iluminação do ambiente e sua integração com o forro;
  • Avaliar a proporção e a escala do ambiente;
  • Considerar a funcionalidade do espaço.

    ambiente confortável com forro nexacoustic

Lembre-se que consultar profissionais especializados em design de interiores ou arquitetura pode ser extremamente útil para auxiliar no estudo do projeto decorativo e na escolha do forro de teto mais adequado.

Ambientes comerciais Vs. ambientes residenciais

Ambientes comerciais

Geralmente possuem requisitos de desempenho mais rigorosos em termos de resistência ao fogo, isolamento acústico e tendem a ter designs mais neutros e versátil para se adequar a uma variedade de estilos e layouts.

ambiente comercial com forro de gesso

Também requerem maior flexibilidade para acomodar diferentes necessidades e mudanças futuras, assim como a integração de sistemas de iluminação, ventilação e outras tecnologias.

Em ambientes comerciais, os forros mais utilizados são os modulares, de fibra de vidro, smart clean e drywall, mas também os nexacustic e rigitone são opções muito utilizadas devido seu alto desempenho acústico e sua estética.

Ambientes residenciais

Os ambientes residencias exigem estética e estilo com maior liberdade para poder expressar personalidade e seguir um estilo decorativo específico. Precisam apresentar diferentes variações mais em termos de isolamento acústico, controle de temperatura e apelo estético.

ambiente residencial com forro de gesso

Nesses locais os tipos de forros mais escolhidos são os forros de drywall e os forros nexacustic, sendo este uma opção bastante utilizada para quem deseja elegância e alto desempenho acústico.

Blog Espaço Smart: inspiração para o seu projeto!

Além do melhor forro para teto, é preciso pensar também em qual o melhor tipo de piso para sua casa ou loja nova. E para isso, nosso blog também pode te ajudar oferecendo informações detalhadas sobre pisos vinílicos para que você possa conhecer o que é e também se inspirar na hora de escolher o seu.

Fique de olho em nossos textos novos toda a semana e tenha o melhor em informação sobre designs e materiais para a sua construção civil. Aproveita também para conhecer em detalhes o que é o Steel Frame como material inovador para sua obra!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar