Home Soluções Tudo sobre o Steel Frame

Tudo sobre o Steel Frame

É um sistema que não utiliza tijolos e concreto, se compararmos com o sistema de construção de alvenaria, as estruturas de concreto e paredes com tijolos/blocos são substituídas pela estrutura em aço galvanizado revestidas com placas, que ja são prontas para receber pintura ou revestimento.

A principal diferença entre a construção a seco em Light Steel Frame (LSF) e outros métodos construtivos é o nível de industrialização que ele possui.

Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, resultando em um produto final de qualidade incomparável. Além disso, em todas as etapas da construção a utilização da água é mínima.steel frame

Sua estrutura metálica é feita através de perfis de aço galvanizado, a galvanização consiste na aplicação de uma camada bem fina de zinco, protegendo o aço e evitando a corrosão.

Pode ser utilizado para a montagem de edificações com diversos tipos de usos, tais como: residências, escritórios, hospitais, escolas e edifícios. As estruturas de Steel Frame começaram a ser utilizadas por volta dos anos 1800 nos Estados Unidos, e foi algo que revolucionou a construção civil.

Hoje é possível encontrar diversos países desenvolvidos na América do sul, América do norte, Ásia e Europa onde o sistema Steel Frame é predominante, perante outro tipo de construção. É amplamente utilizado em países onde existe uma grande variação de temperaturas extremas, nos quais é necessário um desempenho térmico maior para proporcionar mais conforto nos lares.

O que é Steel Frame?

O light steel frame é um tipo de construção que consiste em uma estrutura de perfis de aço galvanizado (aço leve) e fechamentos com placas cimentícias (ou placa glasroc, panel H ou outras opções) na face externa da parede e gesso acartonado e placas OSB (opcional) na face interna da parede.

Conheça o sistema

Aplicações Steel Frame

Para cada tipo de obra, a Espaço Smart indica uma forma de utilizar o Steel Frame para a montagem da estrutura de aço.

Para um casa nova, o mais indicado é o kit Smart Frame, onde transformamos o projeto arquitetônico em estrutural e produzimos a estrutura metálica personalizada. Os perfis possuem marcações para facilitar a instalação, um caderno de montagem indicando como montar cada painel (parede) e um caderno de obra, mostrando como alocar os painéis na obra, e fazer as devidas fixações.

Quando é utilizado o aço engenheirado, os perfis saem da fábrica com os tamanhos certos, sem precisar de cortes extras para a montagem da estrutura e vão diretamente para o canteiro de obra. Os materiais de fechamento (placas, fixadores, massas, etc) saem da loja mais próxima para sua obra. Steel Frame

No caso de reformas e ampliações, indicamos a comercialização de perfis metálicos com tamanhos padrões (3 metros e 6 metros) que podem ser encontrados em todas as nossas lojas fisícas e online Estes perfis comerciais facilitam a montagem nos encontros com a obra existente.

Em ambos os casos é fundamental um projeto estrutural de um engenheiro ou arquiteto, realizando o dimensionamento da estrutura e o quantitativo de materiais da obra.

Outra situação muito comum e bastante durável é a utilização de Steel Frame para estrutura de cobertura, em qualquer sistema construtivo e independente do modelo de telha a ser utilizada. Neste caso o mais indicado seria a utilização de perfis com tamanho padrão de 6 metros, o espaçamento e a especificação da espessura do perfil, vai variar de acordo com a telha aplicada.

Lembrando que para todas as situações citadas acima, é fundamental a contratação de profissionais qualificados para garantir a qualidade que os materiais proporcionam. 

A Espaço Smart é a empresa no Brasil pioneira e que mais investe em qualificação desses profissionais, com mais de 6 mil pessoas treinadas, e um curso completo credenciado pelo SENAI em 6 cidades do país, onde os aluno ganham uma carga teórica e prática com a montagem de uma ”casa” de 30 m² com todas as situações de obra em 5 dias.

 

Sua casa pronta em até 150 dias

steel frame

Dependendo do tamanho do seu projeto , complexidade e quantidade de pessoas trabalhando na obra. 

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade também é um ponto a destacar que a construção em steel frame proporciona. A não utilização de água no processo, a falta de desperdício de materiais, o uso de materiais de extrema qualidade, o fato de proporcionar um isolamento térmico superior evitando assim posteriormente o uso de ar condicionado, são fatores que cada vez mais tornam este sistema Ecofriendly.

Como a sustentabilidade está em alta em todo o mundo, é possível agregar valor para todos os envolvidos na obra, desde o arquiteto que projetou a casa, o construtor que construiu e o consumidor final que irá morar em uma casa com muito mais qualidade em todos os sentidos, desde conforto termoacústico à qualidade de acabamento interno e externo.

Na Espaço Smart, sempre fazemos questão de disseminar este tipo de informação, pois acreditamos que podemos fazer a diferença neste segmento que é o mais poluente no mundo.

Em todas as lojas, redes sociais e site é possível encontrar o nosso ”Sustentômetro Smart” com os benefícios que nossos clientes geraram desde o ano de 2015. steel frame

 

Vantagens e desvantagens do sistema Light Steel Frame

Vantagens

  • Melhor desempenho acústico e térmico para sua casa;
  • Consumo de até 90% menos água durante a obra;
  • Facilita limpeza e organização do canteiro de obras, melhorando a gestão dos recursos e melhores condições de segurança ao trabalhador;
  • O Light Steel Framing possibilita aos arquitetos total liberdade de criação, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão marcante;
  • Precisão orçamentária;
  • Menos desperdício de materiais;
  • Os materiais utilizados no sistema, são menos agressivos ao ambiente e podem ser reciclados em sua grande maioria;
  • Estruturas em Light Steel Framing reduzem em até 30% o custo das fundações, por serem mais leves que as estruturas de alvenaria.

Conheça todos os benefícios termoacústicos do sistema Steel Framing.

 

Desvantagens

Limite de Altura: Os perfis de aço galvanizado são muito resistentes, porém o aço é um material leve o que faz com que o sistema seja limitado a no máximo 5 pavimentos. Porém este limite pode ser excedido se mesclado com outros sistemas construtivos.steel frame

Falta de mão de obra especializada: É um sistema de construção de fácil instalação, mas que precisa de mão de obra especializada pra garantir a qualidade final. O número de profissionais especializados em Steel Framing ainda é baixo no Brasil.

Aceitação Cultural: O uso do Light Steel Framing está processo de crescimento no Brasil, mas ainda há uma grande resistência para substituir os processos tradicionais da construção civil, que em grande parte é por desconhecimento das inúmeras vantagens do sistema construtivo.

Depois de conhecer tudo sobre o sistema, a conclusão que podemos tirar é que o Light Steel Framing é o sistema mais indicado para você!

Você pode encontrar todas as opções de materiais para Steel Framing em nossas lojas físicas ou em nosso e-commerce! E qualquer dúvida ou orçamento pode nos chamar no whatsapp, nossa equipe esta pronta a lhe atender das 8:00 às 18:00h de segunda à sexta-feira.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar