• Quem somos
  • Nossas lojas
  • Compre aqui
olá cliente | sair
Minha ContaMeus Pedidos

Bem-vindo! Já é cadastrado?

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
Início » Steel Framing ou alvenaria: qual é a melhor escolha para sua obra?
Steel Framing

Steel Framing ou alvenaria: qual é a melhor escolha para sua obra?

Escrito por Ana Claudia Thomaz 20 de maio de 2025
Alvenaria ou Steel Framing?
801

Se você vai fazer uma construção, provavelmente vai se deparar com alguns métodos frequentemente utilizados, como o Steel Framing e a alvenaria. Mas qual deles escolher para o seu projeto?

Cada tipo de construção possui suas características específicas, que acabam influenciando diretamente no resultado final da obra. Por isso, é essencial entender como cada um funciona para definir aquele que melhor vai atender às suas necessidades.

Neste conteúdo, você vai descobrir quais são as principais diferenças entre o Steel Framing e a alvenaria, dois dos principais métodos utilizados atualmente na construção civil, além de entender quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Continue a leitura e saiba como escolher a melhor opção para a sua obra!

Conteúdo ocultar
1 Qual a diferença entre Steel Framing e alvenaria?
1.1 Materiais utilizados
1.2 Custo da obra
1.3 Planejamento
1.4 Instalações elétricas e hidrossanitárias
1.5 Velocidade da construção
1.6 Durabilidade da estrutura
1.7 Desempenho térmico e acústico
1.8 Sustentabilidade
2 Vantagens e desvantagens: Steel Framing vs. alvenaria
2.1 Vantagens e desvantagens do Steel Framing
2.2 Vantagens e desvantagens da alvenaria
3 Steel framing ou alvenaria, qual escolher?
3.1 Quando optar pelo steel framing?
3.2 Quando optar pela alvenaria?

Qual a diferença entre Steel Framing e alvenaria?

As diferenças entre o Steel Framing e a alvenaria não se limitam apenas ao tipo de material utilizado, mas também em diversos outros pontos que podem fazer toda a diferença no seu projeto.

Veja a seguir quais são as principais distinções entre esses dois métodos de construção civil. 

 

Materiais utilizados

A construção em steel framing é composta por um esqueleto de perfis de aço galvanizado (montantes e guias) e placas para a vedação (internamente pode ser utilizado placas de gesso acartonado, o drywall), e para o fechamento externo existem variadas opções de vedação, como sistema EIFS, sistema Nextera (placa cimentícia) e Glasroc X. Por não utilizar água durante a montagem, é considerado um método de construção à seco.

Já a alvenaria é um sistema de construção antigo, erguido com estruturas de vigas e pilares em concreto. Para moldar estas vigas e pilares são utilizadas peças de madeira, onde é inserido o concreto. Após a secagem estas madeiras são retiradas e descartadas. Para vedação das paredes são utilizados tijolos ou blocos de concreto que são assentados com o uso de argamassa. Por utilizar a mistura de cimento e água, é considerada como um método de construção úmido.

 

Custo da obra

O custo final de uma obra executada em Steel Framing é bastante similar e próximo ao valor de uma construção convencional (alvenaria). No entanto, o Steel Frame oferece uma série de benefícios diretos e indiretos que a tornam uma escolha mais inteligente e vantajosa, proporcionando mais qualidade de vida aos envolvidos na obra, aos moradores e também ao time de montagem.

Fidelidade orçamentária do steel frame

Mais previsibilidade financeira graças ao sistema industrializado

Uma grande diferença reside na fundação: enquanto na alvenaria ela consome cerca de 10% a 15% do orçamento total da obra devido às cargas pontuais, no Steel Framing esse valor é reduzido para apenas 5% a 7% com a utilização de cargas distribuídas.

Além disso, o Steel Frame proporciona uma fidelização orçamentária superior. Diferente da alvenaria, onde o valor final é difícil de prever por conta das faltas ou sobras imprevistas de materiais, o sistema Steel Frame é composto por materiais com medidas padrões. Isso facilita muito o cálculo preciso do valor total a ser gasto, garantindo um orçamento fiel e sem surpresas no final da obra.

Por fim, o Steel Frame se destaca como uma solução mais sustentável, apresentando um gasto de água muito inferior e reduzindo significativamente o desperdício de materiais, enquanto entrega uma melhor performance térmica e acústica, o que o demonstra como uma excelente opção para quem deseja construir ou reformar de forma inteligente.

 

Planejamento

Por se tratar de uma solução industrializada, o Steel Framing exige um planejamento mais detalhado da obra, já que os perfis são fabricados de acordo com o projeto criado.

Enquanto isso, a alvenaria permite iniciar a obra sem planejamento. Porém, isso tende a gerar muito mais retrabalho, desperdícios e tomadas de decisões que não foram planejadas de acordo com o projeto, gerando ainda mais infidelidade orçamentária.

 

Instalações elétricas e hidrossanitárias

O processo de execução e manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias é significativamente diferente entre os sistemas. Na alvenaria, para a instalação inicial de canos e eletrodutos, é necessário quebrar as paredes e, posteriormente, fechá-las novamente. Para manutenções futuras, o processo se repete: é preciso quebrar a parede, realizar o reparo e, em seguida, fechar, lixar e pintar o local, sempre com cuidado para garantir que o acabamento não seja comprometido por deformações.

Já no Steel Framing, as instalações transitam pelos vazios internos das paredes, lajes e forros, sendo fixadas após a montagem da estrutura. Os perfis metálicos já contam com furos de serviço projetados especificamente para a passagem de eletrodutos e tubulações, eliminando a necessidade de cortes na parede para a instalação.

Além disso, a manutenção é muito mais rápida e prática no Steel Framing. As intervenções elétricas ou hidráulicas são feitas simplesmente removendo as placas de fechamento e, após a manutenção ser concluída, as placas são recolocadas no local, sem a sujeira e o trabalho de reconstrução e acabamento exigidos pela alvenaria.

 

Velocidade da construção

Como os componentes utilizados para a construção Steel Framing já são pré-fabricadas, a montagem acaba sendo muito mais simples e rápida. Em média, é possível finalizar uma construção de steel framing em até 50% menos tempo do que utilizando o método de alvenaria convencional.

Steel Framing em obra

Tecnologia que reduz prazos e entrega obras com rapidez.

Ao contrário do steel framing, a construção em alvenaria acaba exigindo mais etapas para ser concluída, como, por exemplo, o assentamento dos blocos e tijolos com argamassa, chapisco, emboço e reboco.

 

Durabilidade da estrutura

Quando pensamos a longo prazo, o Steel Framing acaba tendo uma durabilidade muito maior, já que a necessidade de manutenção se torna menos frequente, além de ser resistente a corrosão, pragas e infiltrações, por exemplo.

Já a alvenaria está exposta a esses tipos de problemas, exigindo um cuidado maior com infiltrações, rachaduras e controle de pragas.

 

Desempenho térmico e acústico

O Steel Framing é reconhecido por oferecer um ótimo isolamento térmico e acústico nas construções, pois utiliza materiais isolantes nas paredes que proporcionam índices de desempenho muito superiores aos padrões mínimos exigidos. Isso ocorre porque a troca térmica entre o ambiente externo e interno da edificação é muito baixa, resultando em um conforto significativamente maior.

A alvenaria, por sua vez, possui índices de desempenho térmico e acústico que geralmente seguem apenas as normas mínimas de desempenho. Embora conceda um desempenho adequado em muitos casos, ainda é comum que sejam necessários outros tipos de tratamentos e revestimentos nas paredes para aumentar efetivamente o nível de isolamento e atingir um conforto similar ao proporcionado pelo Steel Frame.

 

Sustentabilidade

Olhando para o lado da sustentabilidade, também é possível observar diferenças importantes entre os dois métodos, principalmente no canteiro de obras.

 

Enquanto o Steel Framing gera menos resíduos, utiliza materiais recicláveis e precisa de menos água para a construção, a alvenaria tende a produzir mais entulho e necessita de mais água em seus processos, visto que é uma construção úmida.

 

Vantagens e desvantagens: Steel Framing vs. alvenaria

Apesar de suas diferenças, tanto a construção de Steel Framing como a alvenaria possuem vantagens e desvantagens, que devem ser observadas na hora de definir qual desses métodos escolher para o projeto.

 

Vantagens e desvantagens do Steel Framing

Vantagens: 

  • – Construção mais rápida;
  • – Melhor custo benefício;
  • – Maior resistência e qualidade da construção;
  • – Maior facilidade nos processos de acabamento da estrutura (instalações hidráulicas e elétricas, por exemplo);
  • – Facilidade na manutenção a longo prazo;
  • – Maior sustentabilidade;
  • – Melhor desempenho de isolamento térmico e acústico.

Montagem de steel frame

Desvantagens:

  • – Falta de conhecimento do sistema no mercado;
  • – Necessidade de lojas especializadas para comercialização dos produtos;
  • – Necessidade de mão de obra especializada no sistema.

Vantagens e desvantagens da alvenaria

Vantagens:

  • – Existem muitas lojas e locais vendendo materiais para obras em alvenaria
  • – Permite alterações no projeto ao longo da execução.

Desvantagens:

  • – Maior tempo para o término da construção;
  • – Baixa sustentabilidade, com produção de entulho e alto consumo de água;
  • – Maior necessidade de reparos a longo prazo;
  • – Infidelidade orçamentária;
  • – Baixa precisão;
  • – Não possui um alto desempenho em isolamento térmico e acústico.

Steel framing ou alvenaria, qual escolher?

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas formas de construção e quais são as suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de saber qual delas escolher para a sua obra.

Para isso, é importante saber qual é o valor do investimento e quais são as necessidades do projeto. Ter isso em mente vai facilitar o momento da escolha e fazer com que você tenha o melhor resultado final.

 

Quando optar pelo steel framing?

O steel framing pode ser a melhor opção quando:

  • – Você quer construir de forma inteligente e sustentável;
  • – Existe a necessidade de concluir a obra de forma mais rápida;
  • – O conforto térmico e acústico são importantes para aquele projeto;
  • – Já existe um planejamento completo e preciso antes do início da obra;
  • – O projeto prioriza a sustentabilidade, com redução de resíduos e uso de materiais recicláveis.

Quando o projeto pede eficiência, conforto e sustentabilidade, o Steel Framing se destaca

 

Quando optar pela alvenaria?

Já a alvenaria deve ser escolhida quando:

  • – Construções tradicionais, onde o cliente busca uma sensação de solidez e paredes mais robustas.
  • – Regiões com escassez de mão de obra especializada em steel frame.
  • – Projetos que não demandam prazos curtos, já que o sistema costuma levar mais tempo para ser executado.
  • – Obras com menor necessidade de modulação e precisão milimétrica, já que o método é mais tolerante a ajustes em campo.

Vai construir utilizando o steel framing? Acesse o site da Espaço Smart e encontre todos os materiais que você precisa para sua construção em Steel Framing. Garanta a qualidade da sua obra com a empresa líder em soluções sustentáveis para construção a seco no Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Construção a secoEspaço SmartSteel FramingSteel Framing ou alvenaria
0 comentário
Ana Claudia Thomaz

Sou Analista de Marketing, Arquiteta Urbanista, Pedagoga e pós-graduada em MBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Na Espaço Smart, minha missão é levar conhecimento e inovação para transformar a construção no Brasil. Apaixonada pela construção a seco, acredito que essa tecnologia é o futuro, mais inteligente, sustentável e eficiente. Aqui, buscamos ser muito mais do que uma fonte confiável de conhecimento; queremos inspirar profissionais, empresas e todos os envolvidos no ecossistema da construção a repensar a forma de construir, com soluções práticas que aceleram processos e entregam resultados com mais qualidade e eficiência.

postagem anterior
Telhado Shingle em diferentes estilos arquitetônicos: como escolher a melhor cor e design
próxima postagem
Piso vinílico ou laminado: qual a melhor opção para cada ambiente

Você pode gostar

Projetos hidráulico e elétrico em construções com Steel...

24 de novembro de 2025

Projeto arquitetônico em Steel Frame: sua casa dos...

14 de outubro de 2025

Como preparar o terreno para sua construção a...

13 de outubro de 2025

Construção vertical eficiente: o Steel Framing em edifícios...

25 de setembro de 2025

Steel Frame e tecnologia: inovações que estão transformando...

21 de agosto de 2025

Casas sustentáveis: como construir um lar ecológico e...

21 de agosto de 2025

Resistência do Steel Framing a enchentes

14 de agosto de 2025

Steel Frame em climas tropicais: desempenho e adaptação...

8 de julho de 2025

Mitos e verdades sobre o Steel Frame: desmistificando...

8 de julho de 2025

Steel Frame e sustentabilidade: redução de resíduos e...

7 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts recentes

  • Banda acústica: o segredo invisível contra ruídos e vibrações
  • Quanto tempo dura a Telha Shingle? Guia completo da vida útil e fatores de durabilidade
  • O que é Construção Industrializada e por que ela é o futuro das obras
  • Projetos hidráulico e elétrico em construções com Steel Frame
  • Espaços que contam histórias: revestimentos para ambientes temáticos

Siga-nos

Facebook Instagram Pinterest Linkedin Youtube Email Whatsapp

Feed do Facebook

Feed do Facebook

Popular Posts

  • 1

    Platibanda: o que é, diferença entre beiral e vantagens!

  • 2

    Steel Frame: conheça o método construtivo mais eficiente e moderno!

  • 3

    Estrutura de telhado em Steel Frame: a melhor escolha para qualquer projeto de cobertura

  • 4

    Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Categorias

  • Aprenda
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos para sua casa
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
  • Steel Framing
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp


© Desenvolvido por: ESPAÇO SMART

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma