Home Aprenda O que é Drywall e quais são as suas vantagens?

O que é Drywall e quais são as suas vantagens?

Conheça o sistema que pode mais agilidade e qualidade de acabamento em sua obra interna

Drywall Vantagens

Conheça o que é drywall e quais são as vantagens de contratar esse tipo de serviço para sua obra.

O que é Drywall e quais são as suas vantagens?

O Drywall é um material bastante utilizado na construção de paredes e forros por sua leveza e possibilidade de personalização. Possui muitas vantagens como a rapidez na instalação, versatilidade, diminuição de resíduos e resistência.

 

O que é Drywall?

O Drywall é um sistema para construção de paredes, forros, revestimentos e mobiliário que surgiu em 1898 nos Estados Unidos. Além disso, a invenção de Augustine Sackett trouxe uma inovação à construção civil com um sistema de construção baseado em painéis ou chapas fabricadas com gesso natural revestido com papel-cartão.

O drywall em tradução literal do inglês significa “parede seca”, isso porque ela substitui os materiais molhados como o cimento usado nas paredes de alvenaria por materiais secos. É um sistema composto por:

Drywall

 Perfis;

 Tratamento acústico (lã isolante);

 Placas de drywall;

 Fixadores;

 Fita;

 Massa para acabamento;

 Banda Acústica;

Por se tratar de um material industrializado, o uso do drywall permite uma construção muito mais limpa e de rápida instalação com um acabamento perfeito.

O formato de montagem e os componentes industrializados permitem que a parede atenda variados níveis de desempenho e necessidades de cada local, sejam eles acústicos, térmicos, mecânicos ou de comportamento frente ao fogo.

Como é a parede de Drywall?

1. Estrutura

Uma parede de drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado, na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso para drywall . Os perfis utilizados são de 48mm; 70mm e 90mm, podendo ser perfis simples ou duplos. O espaçamento entre os montantes (perfis verticais) são de 400mm ou 600mm em paredes retas, para paredes curvas o espaçamento é menor, variando conforme o raio de curvatura.

2. Chapas

As placas de gesso acartonado podem ter várias medidas sendo as mais comuns de 1200x1800mm e de 1200×2400. Elas podem ser encontradas em três tipos de placas que são diferenciadas por cores e usos:

Drywall

Placa Standard (ST): a placa ST é a placa branca ou cinza que é usada para uso geral em áreas secas. Ela é amplamente usada em paredes e forros.

Resistente à Umidade (RU): A placa RU é a placa verde utilizada para aplicação em áreas úmidas que possui em sua composição silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso. Eles protegem de respingos de água e umidade, mas não é a prova d’agua.

Resistente ao Fogo (RF): a placa RF é a placa de cor rosa, ela possui em sua composição fibra de vidro que garante maior resistência ao calor. É indicada para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio.

Se está na dúvida de qual placa usar, escolha qual a opção mais se adapta ao seu projeto conheça os 7 tipos de placas de Drywall disponíveis;

3. Acabamento

Para a realização do acabamento é necessário que a área esteja limpa e bem lixada. Aplica-se para união das placas a massa e a fita. Após a secagem é aplicada a massa para o acabamento final.

Como é o forro de Drywall?

O forro é formado pelas placas de gesso acartonado parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado. Existem dois tipos de forro:

Estruturado:

Sistema no qual são parafusadas na estrutura metálica uma ou mais placas de gesso acartonado de 1200mm de largura, neste sistema a estrutura é suspensa por meio de pendurais. Pode ser executado com cantoneiras no caso de forro estanque, ou de tabica no caso de forro dilatado.

No sistema estruturado é usado:

  Tirante;

  Pendural F530;

  Perfil F530;

 Emenda F530;

  Parafuso 4,2x13mm;

  Tabicas;

  Parafuso CHIP 5,0x400mm;

  Bucha 6mm com anel;

  Placa de gesso acartonado;

  Parafuso GN25;

  Lã isolante (opcional);

  Massa para tratamento de junta;

  Fita papel;

Aramado:

Pode ser usado no sistema aramado, formado pela justaposição de chapas de gesso acartonado com 600mm de largura que são unidas por meio de junções H. É suspenso por arame galvanizado e o perímetro pode ser estanque ou dilatado.

Os dois forros são fixos e proporcionam superfícies sem emendas. Ele também é utilizado com bordas longitudinais rebaixadas, as quais recebem tratamento de juntas para regularização da superfície.

Conheça o case de sucesso do exuberante forro em drywall de uma igreja. Confirmando a versatilidade do forro, inclusive para tetos curvos.

 

Quais as vantagens do Drywall?

Economia de materiais

Vantagens Drywall

O desperdício não passa de 5% e os resíduos podem ser reciclados. Com a precisão deste tipo de construção, não existe compra de material em excesso evitando o acúmulo de entulho na obra e gerando uma economia na hora da compra e do descarte.

Rapidez

Mão de obra facilitada, pois dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento.

Leveza

O Sistema drywall pode ser até 6 vezes mais leve do que a construção de alvenaria, oferecendo uma redução significativa de carga na estrutura.

Fácil manutenção

Quando se faz necessário realizar reparos nas placas é muito simples, fácil e rápido. Não gera desperdício de materiais pois não há necessidade de reconstruir a parede, somente realizar a troca da placa avariada.

Flexibilidade

O drywall proporciona total liberdade de criação se adaptando perfeitamente a qualquer layout de projeto e é extremamente vantajoso por ter uma execução mais limpa e simples. Além de ganho de área útil, pois as paredes são menos espessas.

Isolamento acústico e térmico

O produto por si só já possui bom isolamento térmico e acústico, porém pode-se aumentar o rendimento incluindo entre as chapas de drywall materiais fibrosos como a lã de rocha, lã de PET ou lã de vidro. Elas atribuem características de absorção, atenuação e isolamento de sons, deixando estável a temperatura no ambiente.

O drywall é um sistema de vedação de construção a seco que permite flexibilidade no projeto, mas ele não pode ser considerado estrutural.

Além das placas contamos com todos os materiais para drywall que estão de acordo com as normas vigentes. Venha conhecer nossos produtos e o showroom de nossas lojas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar