• Quem somos
  • Nossas lojas
  • Compre aqui
olá cliente | sair
Minha ContaMeus Pedidos

Bem-vindo! Já é cadastrado?

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
Início » Drywall: o que é, aplicações, tipos e onde comprar!
Dicas e inspiraçõesSoluções Para Sua Construção e Reforma

Drywall: o que é, aplicações, tipos e onde comprar!

Escrito por Ana Claudia Thomaz 23 de abril de 2021
ambiente sendo construído e revestido com drywall
78,K

O drywall é um componente de construção a seco que está ganhando a preferência de quem deseja adicionar praticidade, economia e rapidez ao seu projeto, principalmente quando o assunto é levantar ou remover paredes, criar divisórias ou projetar ambientes inteiros. Com alto desempenho térmico e acústico, ele é uma opção ideal tanto para obras residenciais como para obras comerciais.

O sistema é composto por perfis de aço galvanizado, chapas de gesso acartonado e lã isolante na parte interna, sendo todos materiais fabricados com rigorosos padrões de qualidade e normas. Continue a leitura e conheça tudo sobre o drywall: o que é, para que serve, como utilizar, suas vantagens e desvantagens, além de um guia completo sobre os tipos de placas e onde comprar!

Conteúdo ocultar
1 Drywall: o que é e para que serve?
2 Como funciona o sistema drywall?
2.1 Como fazer parede de Drywall?
2.1.1 Estrutura
2.1.2 Chapas
2.1.3 Isolamento
2.1.4 Acabamento
2.2 Pode usar drywall no forro?
2.2.1 Estruturado
2.2.2 Aramado
3 Quais são as vantagens do drywall?
3.1 Redução de desperdícios de materiais
3.2 Economia de tempo
3.3 Manutenção rápida e econômica
3.4 Isolamento acústico e térmico
3.5 Melhor utilização do espaço
3.6 Resistência à umidade
3.7 Flexibilidade de layout
3.8 Leveza e redução de carga
3.9 Sustentabilidade
4 Quais são as desvantagens do drywall?
5 Tipos de drywall: conheça quais são e onde usar
6 Drywall: preço e onde comprar?

Drywall: o que é e para que serve?

O Drywall é um sistema indicado para construção de paredes e forros, sendo amplamente utilizado desde 1898, considerada uma inovação para a construção civil da época. As placas são fabricadas com gesso natural revestido com papel-cartão e possuem sistema de vedação com estrutura de aço galvanizado e painéis ou chapas para o fechamento.

Em tradução literal do inglês, “Drywall” significa “parede seca”, isso porque ele substitui os materiais molhados, como o cimento usado nas paredes de alvenaria por materiais secos. É um sistema composto por:

  • – Perfis
  • – Isolamento térmico e acústico com lã mineral ou PET
  • – Placas de gesso acartonado
  • – Fixadores
  • – Fita
  • – Massa para acabamento
  • – Banda acústica
  • – Revestimento ou pintura.

Por se tratar de um material industrializado, o uso do Drywall permite uma construção muito mais limpa, de rápida instalação e com um acabamento perfeito. Além disso, o formato de montagem e os componentes industrializados permitem que o sistema atenda variados níveis de desempenho e necessidades, sejam eles acústicos, térmicos, mecânicos ou de comportamento frente ao fogo ou umidade.

 

Como funciona o sistema drywall?

O sistema drywall é composto por painéis de gesso revestidos de ambos os lados por papel-cartão resistente, isolamento e acabamento. Esses painéis são fixados em uma estrutura metálica leve, formando uma parede sólida. Entenda como fazer parede e teto em diferentes projetos:

imagem ilustrativa indicando como funciona uma parede de drywall

Como fazer parede de Drywall?

Apesar de ser um sistema fácil e rápido é importante que você sempre trabalhe com os materiais certos, garantindo a melhor resistência e desempenho térmico e acústico da estrutura. Confira o passo a passo de como instalar drywall em paredes. 

Estrutura

Uma parede de Drywall é constituída por uma estrutura de perfis de drywall de aço galvanizado, na qual são parafusadas, em ambos os lados, as chapas de gesso acartonado. Para a estrutura, podem ser utilizados perfis com larguras de 48 mm, 70 mm e 90 mm, podendo ser simples ou duplos, conforme especificado no projeto.

O espaçamento entre os montantes (perfis verticais) pode ser de 400 mm ou 600 mm em paredes retas, para paredes curvas o espaçamento é menor, variando conforme o raio de curvatura.

Chapas

As placas de gesso acartonado são prontas para uso, possuem conformidade com a Norma ABNT NBR 14.715 e podem ter várias medidas, sendo as mais comuns de 1200 mm x 1800 mm e de 1200 mm x 2400 mm. As placas tradicionais podem ser encontradas em sete tipos que atendem a diferentes necessidades de uso, como em locais úmidos, que pedem mais resistência ou até proteção contra o calor.

chapas de diferentes tipos de drywall empilhadas

Isolamento

O Drywall já possui um bom isolamento térmico e acústico devido às propriedades do gesso, mas é possível incluir lãs termoacústicas no interior da parede, como as lãs de PET, de vidro ou de rocha que deixam o ambiente mais confortável e com desempenho termoacústico mais elevado.

Acabamento

Para a realização do acabamento, é necessário que a área esteja limpa e bem lixada. Aplica-se para união das placas a massa de tratamento de juntas e a fita. Após a secagem, é aplicada a massa para o acabamento final.

Pode usar drywall no forro?

Sim! Uma das vantagens deste sistema é a sua ampla versatilidade e possibilidade de usos. Além de deixarem o ambiente mais limpo e sofisticado, promovem também um grande conforto. No forro, o drywall é instalado com placas de gesso acartonado parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado. Existem dois tipos de forro:

Estruturado

É o sistema no qual são parafusadas na estrutura metálica as placas de gesso acartonado. Neste sistema, a estrutura é suspensa por meio de pendurais. Ele pode ser executado com cantoneiras no caso de forro estanque, ou de tabica no caso de forro dilatado. No sistema estruturado são usados:

  • – Tirantes
  • – Pendurais F530
  • – Perfis F530
  • – Empendas F530
  • – Parafusos 4,2x13mm
  • – Tabicas
  • – Parafusos CHIP 5,0x400mm
  • – Buchas 6mm com anel
  • – Placas de gesso acartonado
  • – Parafusos GN25
  • – Lãs isolantes (opcionais)
  • – Massas para tratamento de juntas
  • – Fitas papel

forro de drywall estruturado com caneleta

Aramado

O sistema também pode ser aplicado no forro aramado, que é formado pela justaposição das placas de gesso acartonado que são unidas por meio de junções. É suspenso por arame galvanizado e o perímetro pode ser estanque ou dilatado.

forro aramado para drywall

Os dois forros são fixos e proporcionam superfícies sem emendas. Ele também é utilizado com bordas longitudinais rebaixadas, as quais recebem tratamento de juntas para regularização da superfície.

 

Quais são as vantagens do drywall?

O sistema drywall apresenta várias vantagens em comparação com os métodos tradicionais de construção, as principais são:

Redução de desperdícios de materiais

O desperdício não passa de 5% e os resíduos podem ser reciclados. Com a precisão deste tipo de construção, não existe compra de material em excesso e evita-se o acúmulo de entulho na obra, gerando uma economia na hora da compra e do descarte.

Economia de tempo

Com uma mão de obra qualificada é possível construir paredes e forros com apenas dois instaladores, com uma capacidade de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas, a parede está pronta para receber o acabamento.

Manutenção rápida e econômica

A manutenção de paredes de drywall é baixíssima, mas quando é necessário realizar reparos nas placas é muito simples, fácil e rápido. Não gera desperdício de materiais, pois não há necessidade de reconstruir a parede, somente realizar a troca da placa avariada, ou reutilizar a mesma placa.

Isolamento acústico e térmico

O produto por si só já possui bom isolamento térmico e acústico, mas é possível aumentar o rendimento incluindo no interior das paredes materiais fibrosos como a lã de rocha, lã de PET ou lã de vidro. Elas atribuem características que deixam a temperatura no ambiente estável e também melhoram a acústica.

O isolamento não é um item obrigatório, mas com ele, você garante um ambiente fresco no verão e quentinho no inverno, diminuindo, assim, o uso do ar condicionado e automaticamente economizando na energia elétrica.

Abaixo, confira o desempenho comparativo entre paredes de alvenaria convencional e suas equivalentes em drywall sem e com lã isolante de isolamento acústico:

figura que apresenta o potencia de Isolamento acústico e térmico de drywall

*Dados retirados do manual de acústica da associação de Drywall.

                                               

Melhor utilização do espaço

Diferente das construções em alvenaria, as paredes construídas à seco possuem uma espessura menor, otimizando os espaços dos ambientes. Os perfis possuem uma largura de 48 mm, o que diminui a espessura das paredes, aumentando a área útil interna.

Resistência à umidade

Antigamente tinha-se o conceito de que as paredes construídas com gesso acartonado não poderiam receber água e umidade, pois isso acabaria prejudicando toda a estrutura. Atualmente, é possível encontrar placas de gesso, como as drywall RU de cor verde, que possuem excelente resistência à umidade e podem ser instaladas em locais como cozinhas, lavanderias e banheiros.

Flexibilidade de layout

O drywall proporciona total liberdade de criação, se adaptando perfeitamente a qualquer layout de projeto, além de ser extremamente vantajoso por ter uma execução mais limpa e simples. 

A praticidade de instalação e remoção facilita muito a adaptação de um novo layout quando você sentir necessidade de ter uma divisória a mais no seu espaço. E sua versatilidade se reflete no uso em paredes internas, forros, sancas e até móveis, além de ser possível realizar curvaturas com o material.

Leveza e redução de carga

O sistema é significativamente mais leve que a alvenaria, podendo ser até 6 vezes menos pesado. Essa característica é crucial para a engenharia estrutural, pois promove uma redução significativa da carga sobre as lajes e fundações. 

Ao diminuir o peso estrutural, torna-se possível otimizar o dimensionamento de vigas e pilares, o que resulta em uma potencial economia nos custos da estrutura da obra. É, também, a solução ideal para reformas em edifícios mais antigos onde a limitação de carga é uma preocupação.

Sustentabilidade

Seus materiais, incluindo placas e perfis metálicos, contam com certificados de eficiência energética e ambiental. A minimização do desperdício no canteiro, um grande diferencial do sistema, simplifica a gestão de resíduos. 

Além disso, o gesso é reciclável e o uso do drywall, especialmente quando combinado com isolantes como a lã de vidro, otimiza a eficiência energética do imóvel, contribuindo para a redução do consumo de energia com climatização.

 

Quais são as desvantagens do drywall?

Embora o sistema drywall tenha várias vantagens, também apresenta algumas desvantagens que precisam ser consideradas no momento da projeção de sua obra. As principais são:

  • –Resistência das placas ST: as placas ST possuem baixa resistência a impactos e pontos de fixação de cargas. Apesar disso, hoje existem no mercado soluções como a utilização de placas OSB, uso de chapas Gousset ou a utilização de placas de maior resistência como as placas Performa que resolvem essas questões.

homem carregando uma chapa de drywall branco

  • – Indicado para ambientes internos: o sistema foi criado para utilização em ambientes internos, portanto as placas utilizadas no sistema não podem ser expostas a intempéries, ventos e calor.
  • – Utilização exclusiva para vedação: há uma diferença entre os perfis de steel frame e drywall, sendo que o sistema drywall é utilizado exclusivamente para vedações e não possui função estrutural, já que não suporta cargas de telhados, lajes e paredes.
  • – Materiais que não seguem normas: existe uma variedade de perfis no mercado, mas poucos possuem a certificação com base nas normas obrigatórias. Para a qualidade e durabilidade do sistema e segurança da obra é ideal que você busque um fornecedor confiável, que ofereça materiais normatizados.

Sempre conte com um profissional ou fornecedor que entenda de construção à seco e tenha experiência na área, para que você sempre escolha materiais de alta qualidade e não precise se preocupar com problemas futuros.

 

Tipos de drywall: conheça quais são e onde usar

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de placas de gesso para drywall. São opções que atendem a todos os tipos de projetos internos, garantindo qualidade na obra e muito conforto e segurança para quem ocupará os ambientes. Os principais tipos de drywall são:

  • – Placa de Drywall Standard (ST): placa branca, ideal para instalação em ambientes internos.
  • – Placa de Drywall para áreas úmidas (RU): placa verde, indicada para ambientes com incidência de umidade.
  • – Placa de Drywall com resistência ao fogo (RF): placa rosa, com proteção a incêndios, ideais para saídas de emergência.
  • – Placa Performa: placa de alta resistência aos impactos, com excelente desempenho acústico e suporte para fixação de cargas.
  • – Placa Performa RU: placa com todo o desempenho da Performa e com resistência à umidade.
  • – Placa Hábito: placa com alta dureza e resistência aos impactos, ideal para locais secos.
  • – Placa Lev: placa indicada para forros, com 10% a menos de peso do que as comuns.

Com uma ampla variedade de placas disponíveis no mercado atualmente, é possível investir na construção à seco em diversos ambientes internos, garantindo muito conforto e economia em todas as etapas da obra!

 

Drywall: preço e onde comprar?

Para saber o preço de todo o sistema de drywall, é necessário realizar um orçamento de uma parede, teto ou o local inteiro, tirando as medidas necessárias de comprimento e o pé direito (altura da parede) do ambiente.

É importante lembrar que o drywall é considerado um sistema de vedação, pois os perfis utilizados não possuem função estrutural, ou seja, não podem receber cargas de lajes e telhados.

Você pode comprar placas, massas, fitas, perfis e todos os materiais e acessórios para Drywall em nosso site ou lojas físicas especializadas em construção à seco. Na Espaço Smart, você encontra materiais de qualidade e normatizados para uma obra eficiente e segura. Faça seu orçamento através do atendimento no WhatsApp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

ArquitetoEngenheiroMontadorPlaca de Drywall
1 comentário
Ana Claudia Thomaz

Sou Analista de Marketing, Arquiteta Urbanista, Pedagoga e pós-graduada em MBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Na Espaço Smart, minha missão é levar conhecimento e inovação para transformar a construção no Brasil. Apaixonada pela construção a seco, acredito que essa tecnologia é o futuro, mais inteligente, sustentável e eficiente. Aqui, buscamos ser muito mais do que uma fonte confiável de conhecimento; queremos inspirar profissionais, empresas e todos os envolvidos no ecossistema da construção a repensar a forma de construir, com soluções práticas que aceleram processos e entregam resultados com mais qualidade e eficiência.

postagem anterior
Diferencial do curso em LSF em obra residencial de São Paulo
próxima postagem
Casa de Steel Frame em 150 dias

Você pode gostar

Construção sustentável: entenda o impacto, os objetivos e...

30 de dezembro de 2025

Painel Wall ou concreto: a batalha dos sistemas...

12 de dezembro de 2025

Preparação de contrapiso para piso vinílico: soluções práticas...

5 de dezembro de 2025

Lã de vidro, lã de rocha ou lã...

3 de dezembro de 2025

Banda acústica: o segredo invisível contra ruídos e...

27 de novembro de 2025

O que é Construção Industrializada e por que...

25 de novembro de 2025

Como ter um canteiro de obras eficiente e...

28 de outubro de 2025

Drywall com isolamento acústico: desempenho e passo a...

29 de setembro de 2025

Guia completo do forro acústico: diga adeus ao...

27 de setembro de 2025

Forro modular para escritórios: a solução ideal para...

31 de agosto de 2025

1 comentário

#137:Você sabia que em locais como saídas de emergências é obrigatório que a construção seja feita com materiais resistentes a incêndios? Descubra qual produto usar. – UltraObra 14 de março de 2025 - 09:47

[…] uma solução eficiente na prevenção de incêndios, entre outras vantagens do drywall, ele tem se tornado cada vez mais popular nas mais diversas construções. Com resistência ao […]

Comentários estão fechados.

Posts recentes

  • Construção sustentável: entenda o impacto, os objetivos e o caminho para o futuro da obra
  • Forro modular e integração de sistemas de automação
  • Painel Wall ou concreto: a batalha dos sistemas construtivos para mezaninos e lajes
  • Telhado Shingle pode ser instalado em casa de alvenaria?
  • Preparação de contrapiso para piso vinílico: soluções práticas para irregularidades e umidade

Siga-nos

Facebook Instagram Pinterest Linkedin Youtube Email Whatsapp

Feed do Facebook

Feed do Facebook

Popular Posts

  • 1

    Platibanda: o que é, diferença entre beiral e vantagens!

  • 2

    Steel Framing: conheça o método construtivo mais eficiente e moderno

  • 3

    Estrutura de telhado em Steel Frame: a melhor escolha para qualquer projeto de cobertura

  • 4

    Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Categorias

  • Aprenda
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos para sua casa
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
  • Steel Framing
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp


© Desenvolvido por: ESPAÇO SMART

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma