• Quem somos
  • Nossas lojas
  • Compre aqui
olá cliente | sair
Minha ContaMeus Pedidos

Bem-vindo! Já é cadastrado?

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
Início » Placa cimentícia: o guia completo para a construção a seco
Soluções Para Sua Construção e Reforma

Placa cimentícia: o guia completo para a construção a seco

Escrito por Ana Claudia Thomaz 16 de janeiro de 2022
placa cimenticia
33,5K

A placa cimentícia surgiu como a resposta definitiva para quem busca uma construção moderna, rápida e sustentável. Embora seja amplamente reconhecida como a solução de vedação ideal para o sistema Light Steel Framing (LSF),  sendo utilizada em fachadas de residências e edifícios, a verdade é que sua versatilidade abriu espaço em outras etapas da obra. 

Hoje, as placas cimentícias são também estrelas na decoração de interiores, em divisórias de áreas úmidas e no acabamento em geral. Sua estabilidade dimensional, resistência à umidade e flexibilidade a tornam a favorita tanto de construtoras pela facilidade de instalação, quanto de arquitetos pela versatilidade na criação de projetos.

Se você está construindo ou reformando e quer saber mais detalhes sobre o que é, quais são as vantagens reais e onde aplicar as placas cimentícias para elevar o nível da sua obra, você está no lugar certo. Continue a leitura! 

Conteúdo ocultar
1 O que é placa cimentícia?
2 Quais as vantagens da placa cimentícia?
2.1 Custo benefício
2.2 Precisão orçamentária
2.3 Material versátil
2.4 Desempenho térmico e acústico
2.5 Produto resistente e leve
2.6 Excelente acabamento e rapidez na aplicação
2.7 Obra sustentável
3 Onde posso usar a placa cimentícia?
4 Pode molhar a placa cimentícia?
5 Orientações e especificidades da placa cimentícia
5.1 Armazenagem
5.2 Fixação
5.3 Mão de obra
5.4 Formatos
6 A placa cimentícia como padrão de inovação

 

O que é placa cimentícia?

É um material produzido industrialmente com alto padrão de qualidade e durabilidade, que não utiliza amianto. As placas são feitas a partir de uma mistura homogênea de cimento, fios sintéticos de polipropileno, celulose reforçada, entre outros aditivos naturais. Também recebem tratamento adicional de impermeabilização na massa, deixando a placa mais protegida.

Surgiu no mercado durante a década de 1970, a partir das necessidades da indústria da construção civil por inovação, rapidez e praticidade, mas sua comercialização ganhou impulso a partir dos anos 1990 com o crescimento do sistema de construção a seco no país.

Atualmente, algumas placas cimentícias são produzidas com um pré-acabamento que garante alta resistência e durabilidade. Em algumas versões, o material já recebe tratamento de impermeabilização de fábrica, o que amplia sua proteção contra umidade e permite aplicações externas com excelente desempenho.

Quando utilizadas como acabamento aparente, recomenda-se complementar a proteção com a aplicação de impermeabilizante ou resina incolor, especialmente nas bordas, juntas e regiões de corte, garantindo maior durabilidade e uniformidade estética às fachadas.

 

Quais as vantagens da placa cimentícia?

A placa cimentícia apresenta vantagens para qualquer projeto arquitetônico, especialmente na otimização do espaço físico e na busca por alta qualidade de acabamento. Entre os principais benefícios do material, podemos destacar alguns que vão te ajudar a decidir por incluir elas na sua obra.

 

Custo benefício

Utilizar as placas cimentícias na obra ou reforma facilita outros processos e fases da construção, diminuindo tempo e gastos adicionais. Por exemplo, as instalações de elétrica e hidráulica são mais rápidas, pois os espaços internos existentes entre as estruturas simplificam o processo.

Para futuras manutenções não é necessário quebrar as paredes, ao ser realizada somente a troca da placa avariada. Além disso, com o uso da placa cimentícia é eliminada a necessidade do chapisco, emboço e reboco, proporcionando mais praticidade e agilidade na obra, por consequência, diminuindo custos com materiais e mão-de-obra.

 

Precisão orçamentária

Nessa mesma lógica, outra grande vantagem de usar placa cimentícia na sua obra ou reforma é a precisão orçamentária. A quantidade de placas necessárias na construção é calculada na fase de projeto, por isso não existem surpresas com custos adicionais, além de reduzirem o desperdício de material devido à variedade de tamanhos.

Usos placa cimenticia

Com medidas padronizadas e cálculo preciso, as placas cimentícias permitem planejar cada etapa da obra sem surpresas no orçamento

O mesmo acontece em casos onde o material é utilizado como piso, forro ou divisórias, proporcionando máxima precisão de orçamento e maior segurança na aplicação. Vale lembrar que a placa para piso possui especificações diferentes das demais, desenvolvida para suportar cargas e esforços maiores.

 

Material versátil

É um material muito versátil e se adequa tanto a projetos residenciais, quanto a obras comerciais e industriais. Também pode ser utilizado em construções, pequenas ou grandes reformas, ampliações de ambientes ou divisórias.

Outro destaque em sua versatilidade é que a placa cimentícia pode ser usada em ambientes internos ou espaços externos, como fachadas, beirais, entre outros, sendo uma alternativa para as placas de Glasroc x.

 

Desempenho térmico e acústico

Em construções onde o conforto interno é prioridade, a placa cimentícia apresenta excelente desempenho. Quando utilizada no sistema Steel Framing e associada a materiais isolantes na cavidade da parede, ela contribui significativamente para o isolamento térmico e acústico.

Essa combinação ajuda a manter a temperatura interna mais estável, reduzindo a necessidade de climatização artificial, e minimiza a transmissão de ruídos externos e entre ambientes, proporcionando espaços mais silenciosos e confortáveis.

 

Produto resistente e leve

As placas cimentícias não são inflamáveis e são resistentes à flexão, intempéries, fungos, insetos, roedores, entre outros fatores. Elas também não oxidam, não são tóxicas e são resistentes a impactos. Apesar de serem materiais muito resistentes, são leves e geram menor sobrecarga de peso em sua base, fundações e lajes.

É importante ressaltar que a Norma NBR 15775-4, da ABNT, determina os parâmetros da placa cimentícia empregada em paredes internas e externas. Ela define, entre outras coisas, os níveis de resistência a impactos. Por isso, ao investir no material, escolha fornecedores que são referência em construção a seco, e que trabalhem com placas produzidas conforme todas as normas e exigências do setor.

 

Excelente acabamento e rapidez na aplicação

As placas cimentícias se destacam no revestimento decorativo por oferecerem um excelente acabamento. Sua superfície permite fácil pintura ou pode ser mantida ao natural. Além disso, a versatilidade se estende: o material serve como base sólida para diversos outros revestimentos, como cerâmicas, pastilhas e texturas.

A aplicação é outro grande diferencial. A instalação é rápida e simples, contribuindo para a redução significativa do tempo de obra. Esse processo ágil é facilitado pelo alto rigor dimensional das placas, e pela facilidade de manuseio — o corte pode ser feito com discos rotativos comuns, garantindo bordas íntegras e um resultado final preciso.

Por fim, a alta durabilidade é outro ponto forte, graças à sua fórmula robusta e livre de elementos degradáveis, assegurando longevidade ao projeto. É fundamental, contudo, que em todas as aplicações, os painéis recebam o tratamento de superfície ou a impermeabilização necessários para garantir a máxima performance do material.

placa cimenticia aparente

Acabamento elegante e proteção garantida: as placas cimentícias aparentes, aliadas à impermeabilização adequada, unem beleza e resistência no Steel Frame.

Obra sustentável

A sustentabilidade está cada vez mais presente no canteiro de obras e é uma das fortes tendências da construção civil. Com esse movimento e a união da tecnologia, surgem opções de materiais que atendem aos requisitos sustentáveis, como a placa cimentícia.

O sistema de construção a seco por si só já é sustentável e utiliza o mínimo de água. Com o uso da placa isso é ainda mais efetivo e produz muito pouco resíduo, proporcionando uma obra limpa e sem desperdícios de materiais. A movimentação do material é 10% do total de movimentações de uma obra de alvenaria.

 

Onde posso usar a placa cimentícia?

A placa cimentícia de 8 mm de espessura pode ser usada para paredes de áreas internas, como base para revestimento (incluindo de forros), divisórias de ambientes, escadas, shafts e dutos, além de serem ótimas aliadas nos projetos de decoração de interiores. Também podem ser usadas em áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e lavanderias.

Os espaços externos também são beneficiados pelo uso de placas cimentícias É possível, por exemplo, aplicar os modelos de 10 a 12 mm de espessura na construção de platibandas, beirais e marquises, fazendo detalhes e curvos para deixar o projeto moderno. Outra opção interessante consiste na aplicação de placa cimentícia para o fechamento de fachadas, tanto em residências quanto em edifícios comerciais.

 

Pode molhar a placa cimentícia?

Elas podem ser utilizadas externamente desde que possuam tratamento de superfície ou impermeabilização. Recomendamos que as placas não sejam utilizadas em locais onde possam ficar submersas ou em contato direto com a água, como saunas, piscinas e reservatórios, uma vez que sua função principal é compor estruturas.

Para tornar a placa cimentícia impermeável, é necessário aplicar um revestimento impermeabilizante específico, como tintas impermeáveis, selantes ou membranas impermeáveis, conforme necessário para a finalidade desejada, afinal, elas são verdadeiras coringas quando o assunto é construção e reforma.

 

Orientações e especificidades da placa cimentícia

Para garantir a máxima performance e durabilidade das placas cimentícias em sua obra, é muito importante entender as especificidades desse material e as orientações de manuseio e instalação para assegurar que a obra atinja o máximo de qualidade e durabilidade. 

 

Armazenagem

As placas devem ser estocadas em áreas cobertas em piso plano, dispostas na horizontal sobre calços de madeira nivelados. Estes calços devem ser colocados a cada 40 cm e o comprimento do apoio deve ser igual a largura das placas.

 

Fixação

Para instalação no sistema construtivo Steel Frame, as placas devem ser fixadas com parafusos sobre a placa OSB já revestida pela membrana hidrófuga. O espaçamento entre os parafusos é de 300mm, que devem estar embutidos na placa com uma profundidade de 1mm em relação a superfície aparente da placa cimentícia.

placa cimentícia fixação

A fixação correta das placas cimentícias sobre o OSB revestido com membrana hidrófuga garante estabilidade, precisão e desempenho.

É indicado o afastamento das placas entre 3 a 5mm. Após a fixação das chapas é realizado o tratamento de juntas, no qual é possível deixar a placa aparente com o aspecto natural de cimento ou finalizá-la com pintura, texturas ou outro tipo de revestimento escolhido. Quando for utilizada a placa aparente é indicado que seja aplicado impermeabilizante ou selador acrílico incolor para proteger a superfície.

 

Mão de obra

A instalação deve ser realizada por profissionais especializados em obras de Steel Framing para garantir a qualidade final da construção. Apesar da mão de obra ser especializada é uma instalação bastante simples e rápida, com prazo reduzido de execução da obra, diferentemente  dos sistemas tradicionais de construção.

 

Formatos

As placas cimentícias são encontradas em diversos tamanhos. A largura é fixa em 1,20 metro e o comprimento mais comum é de 2,40 metros. As espessuras das placas influenciam em seu uso:

  • – Placas de 4  a 6 mm são utilizadas para forros
  • – Placas de 8 mm são usadas para paredes internas e em algumas especificações para paredes externas
  • – Placas de 10 a 12 mm para paredes externas e fachadas

A escolha da placa ideal deve levar em consideração muitos fatores, como o local onde ela será instalada, as condições do ambiente e o uso, como já citado acima. 

 

A placa cimentícia como padrão de inovação

A placa cimentícia transcende a função de um mero material de vedação e se estabelece como um componente chave na evolução da construção civil moderna. Sua adoção representa uma clara inclinação por métodos construtivos mais inteligentes, que unem a robustez e a estética monolítica do cimento à leveza, rapidez e sustentabilidade das soluções a seco. 

E se você quer implementar uma solução de ponta na sua próxima obra ou reforma, consulte um de nossos especialistas. Dê o primeiro passo rumo a uma construção mais rápida, eficiente e com um acabamento superior, garantindo o máximo em inovação e durabilidade para seu investimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Construção a secoPlaca CimentíciaPlacas Cimenticias
0 comentário
Ana Claudia Thomaz

Sou Analista de Marketing, Arquiteta Urbanista, Pedagoga e pós-graduada em MBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Na Espaço Smart, minha missão é levar conhecimento e inovação para transformar a construção no Brasil. Apaixonada pela construção a seco, acredito que essa tecnologia é o futuro, mais inteligente, sustentável e eficiente. Aqui, buscamos ser muito mais do que uma fonte confiável de conhecimento; queremos inspirar profissionais, empresas e todos os envolvidos no ecossistema da construção a repensar a forma de construir, com soluções práticas que aceleram processos e entregam resultados com mais qualidade e eficiência.

postagem anterior
Estrutura de cobertura metálica em Steel Frame
próxima postagem
Carpete para sala: saiba como escolher e os benefícios de usar

Você pode gostar

Como ter um canteiro de obras eficiente e...

28 de outubro de 2025

Drywall com isolamento acústico: desempenho e passo a...

29 de setembro de 2025

Guia completo do forro acústico: diga adeus ao...

27 de setembro de 2025

Forro modular para escritórios: a solução ideal para...

31 de agosto de 2025

Desempenho e aplicação de Drywall em banheiros e...

27 de agosto de 2025

A importância de escolher bons fornecedores para construção...

21 de agosto de 2025

Agilidade e flexibilidade em projetos comerciais com Painel...

14 de agosto de 2025

Erros comuns em reformas e construções e como...

10 de junho de 2025

Redução de custos na obra: como economizar sem...

10 de junho de 2025

Painel Wall na construção civil: como ele reduz...

5 de junho de 2025

Posts recentes

  • Espaços que contam histórias: revestimentos para ambientes temáticos
  • Como escolher o instalador ideal para garantir a perfeição do seu telhado shingle
  • Como ter um canteiro de obras eficiente e sem desperdícios
  • O guia completo do painel ripado em WPC
  • Projeto arquitetônico em Steel Frame: sua casa dos sonhos com a expertise da Espaço Smart

Siga-nos

Facebook Instagram Pinterest Linkedin Youtube Email Whatsapp

Feed do Facebook

Feed do Facebook

Popular Posts

  • 1

    Platibanda: o que é, diferença entre beiral e vantagens!

  • 2

    Steel Frame: conheça o método construtivo mais eficiente e moderno!

  • 3

    Estrutura de telhado em Steel Frame: a melhor escolha para qualquer projeto de cobertura

  • 4

    Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Categorias

  • Aprenda
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos para sua casa
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
  • Steel Framing
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp


© Desenvolvido por: ESPAÇO SMART

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma