• Quem somos
  • Nossas lojas
  • Compre aqui
olá cliente | sair
Minha ContaMeus Pedidos

Bem-vindo! Já é cadastrado?

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
Início » Energia solar: como funciona, vantagens e preço médio
Soluções Para Sua Construção e Reforma

Energia solar: como funciona, vantagens e preço médio

Escrito por Ana Claudia Thomaz 12 de janeiro de 2022
Energia Solar
7,3K

O Sol tem se tornado uma das fontes de energia favoritas para quem deseja economizar ao longo do tempo, podendo tornar o uso da eletricidade mais versátil em diversos sistemas, como no aquecimento de piscinas, torneiras, iluminação e eletrodomésticos, como secadoras e aquecedores.

Utilizado há milhares de anos como uma fonte de energia limpa e inesgotável, sua aplicação tem ganhado cada vez mais espaço nas casas, comércios e empresas. Além disso, de todos os recursos renováveis, a energia solar é a mais constante e previsível.

Atualmente, a facilidade em adquirir o sistema e a economia que gera na conta de luz são diferenciais que fazem cada vez mais pessoas aderirem ao sistema. Porém, apesar de já ser muito popular, a tecnologia ainda gera diversas dúvidas.

Continue a sua leitura e conheça tudo sobre a energia solar, como ela funciona, quais são seus tipos e o preço médio das placas. 

Conteúdo ocultar
1 O que é energia solar?
2 Quais são os tipos de energia solar?
2.1 Fotovoltaica
2.2 Térmica
2.3 Heliotérmica
3 Quais as etapas da instalação de placas solares?
4 Energia solar: vantagens e desafios de um investimento sustentável
4.1 Vantagens e benefícios
4.2 Desvantagens e considerações iniciais
5 Há produção de energia solar quando não há sol?
6 Qual é o preço médio das placas solares?
6.1 Análise econômica
7 Os dados da energia solar: economia e benefícios comprovados

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte de energia renovável e alternativa, captada diretamente da radiação do Sol, sendo considerada uma das mais promissoras para o futuro devido à sua sustentabilidade e segurança. 

Sua captação é realizada principalmente por painéis solares, onde a radiação é convertida tanto em energia elétrica (processo fotovoltaico) quanto em energia térmica, utilizada para o aquecimento de água ou ambientes.

A energia solar se destaca como uma das formas mais limpas e seguras de geração, pois sua operação não produz resíduos radioativos nem emite gases do efeito estufa. Atualmente, ela representa uma parcela significativa da capacidade e produção mundial de eletricidade. 

Graças à sua localização geográfica privilegiada, o Brasil possui elevados índices de irradiação solar, tornando a utilização dessa tecnologia uma alternativa energética extremamente competitiva e viável para o fornecimento de energia em todo o país.

 

Quais são os tipos de energia solar?

Apesar de ser um tipo de energia oriunda do Sol, existem diferentes tipos de energia solar, que utilizam métodos distintos para converter a radiação solar em energia útil. Essas tecnologias possuem características únicas de aplicação e eficiência. Entenda como funciona cada tipo e saiba qual atende melhor às suas necessidades.

 

Fotovoltaica

O processo de conversão de energia solar em energia elétrica baseado no sistema fotovoltaico funciona de forma muito simples: a luz solar incide sobre os painéis solares, cujas placas convertem o calor em energia através do fenômeno fotoelétrico: absorção de fótons e liberação de elétrons. Os painéis fotovoltaicos são semicondutores compostos por silício monocristalino, policristalino ou amorfo.

O fornecimento da energia gerada é feito através do inversor solar, equipamento com a função de converter a corrente contínua em corrente alternada, e a transformadores que elevam a corrente alternada de baixa tensão para média tensão (de 380 – 800 V até 36 kV). 

Existem duas opções de sistemas: Off-Grid, no qual a energia é armazenada sem conexão com a rede elétrica principal e alimentado por baterias, e On-Grid, que é conectado à rede da concessionária de energia ou diretamente à rede elétrica ─ neste segundo caso, em momentos em que a produção de energia é maior, a energia excedente é repassada a rede de energia elétrica, retornando em forma de créditos para os usuários.

Painel Solar

Mais eficiência, durabilidade e benefícios de longo prazo para seu imóvel.

Térmica

A energia térmica, também chamada de aquecedores solares, é um tipo de energia solar aplicada especialmente para o aquecimento de água, seja em residências, comércios ou indústrias. Ela é uma excelente opção para quem deseja obter vantagens hídricas da energia sem ter que dedicar muito espaço para sua instalação.

Este tipo capta a energia solar, utilizando o calor gerado para aquecer imediatamente outro elemento como a água ou os gases, permitindo que você tenha água aquecida em diversos ambientes, sendo uma excelente alternativa para residências.

 

Heliotérmica

Também chamada de energia termossolar, a energia heliotérmica é um tipo de energia gerada por raios solares de maneira indireta, por ser um tipo que capta a luz e a armazena, para depois ser transformada em energia solar e posteriormente convertida em energia elétrica.

Este tipo de energia utiliza painéis coletores de energia (heliostatos) que são semelhantes a um espelho que refletem a luz do sol e concentram-na em um único ponto, este ponto é o responsável por gerar e produzir a energia. Esse tipo de energia exige que haja um local para o receptor ser instalado, podendo ser uma calha parabólica, fresnel, torre solar ou disco parabólico.

 

Quais as etapas da instalação de placas solares?

O processo de instalação de um sistema de energia solar é dividido em etapas fundamentais, que garantem a eficácia, a otimização da geração e a legalização da sua operação.

  • – Estudo de viabilidade e dimensionamento:
    • 1. Uma equipe de especialistas realiza uma avaliação detalhada do local (casa, empresa ou indústria).
    • 2. Este estudo faz o dimensionamento do local e define a solução ideal de  energia, incluindo a potência e os tipos de painéis solares necessários, considerando a área disponível. 
  • – Desenvolvimento do projeto e aprovação:
    • 1.  Engenheiros especializados desenvolvem o projeto técnico.
    • 2. Esta fase inclui a gestão da aprovação junto à concessionária de energia local, o que é crucial para a interligação do sistema à rede elétrica.
  • – Instalação e configuração:
    • 1. É realizada por mão de obra e profissionais experientes, garantindo a otimização da geração de energia.
    • 2. Os serviços incluem a preparação do local, a montagem dos painéis (sendo a face norte a ideal para o Brasil, visando o melhor potencial solar) e a instalação do Inversor Solar e demais componentes (como a ligação ao QGF – Quadro Geral de Força), que convertem a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) para uso e distribuição.
  • – Conexão e uso (início da economia):
    • 1.  Após a aprovação e instalação, o sistema é ativado e a energia passa a ser distribuída na residência ou empresa, podendo ser usada em qualquer equipamento elétrico.
    • 2. O excesso de energia produzida retorna para a rede elétrica pública através de um relógio bidirecional, gerando créditos que podem ser usados à noite ou nos meses seguintes, resultando em uma economia de até 95% na conta de luz.

Além de atender às necessidades elétricas e seu sistema se paga em aproximadamente 60 meses. Esse recurso energético é uma das melhores formas de economizar dinheiro no longo prazo, significando cada vez menos despesas para sua casa ou empresa e mais comodidade.

 

Energia solar: vantagens e desafios de um investimento sustentável

A energia solar fotovoltaica se consolida como um investimento altamente benéfico e sustentável, mas, como toda tecnologia, apresenta considerações iniciais a serem ponderadas.

Vantagens e benefícios

O sistema oferece uma vasta gama de vantagens que o tornam atraente a longo prazo:

  • – Economia financeira: permite gerar sua própria energia, o que proporciona independência energética e uma redução expressiva na fatura, com economia de até 95% (ou até 97%) no custo mensal da conta de luz.
  • – Retorno sobre o investimento: apesar do custo inicial, o retorno financeiro do investimento ocorre em um período médio de até 60 meses.
  • – Sustentabilidade e limpeza: é uma fonte 100% livre de poluentes, sustentável e inesgotável (dependente do Sol).
  • – Créditos de energia: o excesso de energia gerada durante o dia é injetado na rede da distribuidora e se transforma em créditos de energia, utilizados para abater o consumo noturno.
  • – Durabilidade e manutenção: os equipamentos possuem uma garantia de 20 anos e uma vida útil de mais de 25 anos. A manutenção necessária é baixa, e as placas são resistentes a intempéries.
  • – Valorização e praticidade: contribui para a valorização do imóvel após a instalação, ocupa pouco espaço, tem funcionamento silencioso e sua instalação é rápida.
  • – Tecnologia reciclável: os equipamentos fotovoltaicos demonstram um alto índice de responsabilidade ambiental, podendo ser reciclados com uma eficiência de até 97%.
  • – Monitoramento: o sistema pode ser monitorado para acompanhamento da produção.
instalação-painel-solar-no-telhado-shingle

Energia solar: economia, sustentabilidade e valorização em um único sistema.

Desvantagens e considerações iniciais

Apesar dos benefícios, alguns fatores também devem ser considerados ao planejar a instalação:

  • – Custo inicial: o custo inicial de aquisição dos materiais e instalação é considerado elevado. Contudo, esse valor é rapidamente compensado pela economia gerada durante a longa vida útil do equipamento.
  • – Geração noturna: a energia solar não é produzida durante a noite (o consumo noturno é suprido pelos créditos gerados durante o dia).
  • – Necessidade de mão de obra especializada: a instalação exige a contratação de mão de obra especializada para evitar erros e garantir a total eficiência do sistema e a otimização da geração.
  • – Anti-ilhamento: em caso de interrupções na rede elétrica da distribuidora, o sistema realiza um desligamento automático (anti-ilhamento), o que pode causar uma pausa no funcionamento da geração de energia limpa por segurança.

 

Há produção de energia solar quando não há sol?

A produção de energia solar depende da radiação solar, ou seja, da luz do sol. É importante esclarecer que, embora a produção seja afetada pela intensidade da luz:

  • – Em dias nublados ou chuvosos: a produção de energia não é interrompida. Os painéis continuam gerando eletricidade ao capturar a luz solar difusa que atravessa as nuvens. Nesses dias, a geração é menor em comparação a dias ensolarados, mas a produção não é nula.
  • – Durante a noite: a produção dos painéis fotovoltaicos é zero, devido à ausência total de radiação. Para garantir o consumo noturno, o sistema utiliza o excesso de energia injetado na rede elétrica durante o dia. Esse excedente se transforma em “créditos” para serem utilizados à noite ou em períodos de baixa geração.

Para garantir a melhor eficiência do sistema e a máxima economia, é fundamental que um profissional qualificado realize o dimensionamento e a análise da insolação local antes da instalação. Essa estimativa garante a otimização da produção de energia para a sua região.

 

Qual é o preço médio das placas solares?

O preço médio de um kit solar, seja para uso residencial ou comercial, pode variar bastante. Os custos dependem de fatores como fabricante, tecnologia utilizada, tipo de célula fotovoltaica, potência do equipamento e capacidade de geração de energia. Por isso, é importante avaliar cada projeto individualmente para obter uma estimativa adequada às necessidades do consumidor.

Apesar de inicialmente ter um custo alto, o sistema se paga em um curto prazo e, atualmente, você encontra empresas que efetuam a avaliação e instalação para você, possibilitando o financiamento de toda a mão de obra e materiais, sem valor mínimo.

 

Análise econômica

Confira um comparativo de uma unidade consumidora com o sistema de geração conectado à rede, tendo em vista um consumo médio de 500 kWh/mês.

infográfico com análise econômica da energia solar

Análise econômica da energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia que mais atende quem busca por economia ao longo prazo, além de qualidade no fornecimento de energia, não tendo que se preocupar com eventuais quedas.

Avaliando o custo da energia hidrelétrica, que aumenta com o avanço dos anos devido à complexidade de sua geração, ela acaba se tornando uma opção mais econômica também, tendo um cenário favorável de valorização para o futuro.

 

Os dados da energia solar: economia e benefícios comprovados

A adoção da energia solar é um investimento inteligente que oferece benefícios financeiros imediatos e de longo prazo. Um dos principais atrativos é a valorização do imóvel. Pesquisas, como a do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA), indicam que propriedades equipadas com sistemas fotovoltaicos podem ter seu valor de mercado elevado em uma faixa que varia entre 4% e 6%.

Em escala global, a energia solar se estabeleceu como uma potência econômica. Segundo a consultoria Bloomberg New Energy Finance, ela já se tornou a fonte de energia renovável mais barata do mundo, superando até mesmo a energia eólica. A projeção é que, até 2050, a solar será a fonte de produção de energia mais barata e mais utilizada globalmente.

No contexto brasileiro, a geração própria de energia fotovoltaica oferece uma proteção crucial contra a instabilidade do mercado elétrico:

  • – Autonomia financeira: você deixa de ficar submisso ao preço do kWh cobrado pela distribuidora e se protege de tarifas de reajustes e bandeiras tarifárias.
  • – Controle de custos: nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou cerca de 47%. Além disso, o Brasil chegou a ocupar o segundo lugar no ranking de países com a energia mais cara do mundo em 2021, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace).

Esses dados reforçam a urgência e a importância de utilizar fontes renováveis, como a energia solar, como a principal estratégia para diminuir custos e garantir uma economia significativa na fatura de luz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Energia Solar
0 comentário
Ana Claudia Thomaz

Sou Analista de Marketing, Arquiteta Urbanista, Pedagoga e pós-graduada em MBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Na Espaço Smart, minha missão é levar conhecimento e inovação para transformar a construção no Brasil. Apaixonada pela construção a seco, acredito que essa tecnologia é o futuro, mais inteligente, sustentável e eficiente. Aqui, buscamos ser muito mais do que uma fonte confiável de conhecimento; queremos inspirar profissionais, empresas e todos os envolvidos no ecossistema da construção a repensar a forma de construir, com soluções práticas que aceleram processos e entregam resultados com mais qualidade e eficiência.

postagem anterior
Forro para teto: conheça os tipos, materiais e onde usar!
próxima postagem
O mezanino ideal: praticidade, rapidez e versatilidade da construção a seco

Você pode gostar

Lã de vidro, lã de rocha ou lã...

3 de dezembro de 2025

Banda acústica: o segredo invisível contra ruídos e...

27 de novembro de 2025

O que é Construção Industrializada e por que...

25 de novembro de 2025

Como ter um canteiro de obras eficiente e...

28 de outubro de 2025

Drywall com isolamento acústico: desempenho e passo a...

29 de setembro de 2025

Guia completo do forro acústico: diga adeus ao...

27 de setembro de 2025

Forro modular para escritórios: a solução ideal para...

31 de agosto de 2025

Desempenho e aplicação de Drywall em banheiros e...

27 de agosto de 2025

A importância de escolher bons fornecedores para construção...

21 de agosto de 2025

Agilidade e flexibilidade em projetos comerciais com Painel...

14 de agosto de 2025

Posts recentes

  • Lã de vidro, lã de rocha ou lã de PET: guia definitivo para escolher o melhor isolante acústico e térmico
  • Banda acústica: o segredo invisível contra ruídos e vibrações
  • Quanto tempo dura a Telha Shingle? Guia completo da vida útil e fatores de durabilidade
  • O que é Construção Industrializada e por que ela é o futuro das obras
  • Projetos hidráulico e elétrico em construções com Steel Frame

Siga-nos

Facebook Instagram Pinterest Linkedin Youtube Email Whatsapp

Feed do Facebook

Feed do Facebook

Popular Posts

  • 1

    Platibanda: o que é, diferença entre beiral e vantagens!

  • 2

    Steel Frame: conheça o método construtivo mais eficiente e moderno!

  • 3

    Estrutura de telhado em Steel Frame: a melhor escolha para qualquer projeto de cobertura

  • 4

    Telhado Shingle: o que é, vantagens e como instalar

Categorias

  • Aprenda
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos para sua casa
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma
  • Steel Framing
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp


© Desenvolvido por: ESPAÇO SMART

Espaço Smart
  • Steel Framing
  • Dicas e inspirações
  • Revestimentos
  • Cases em Construção a Seco
  • Coberturas com Telhas Shingle
  • Soluções Para Sua Construção e Reforma