Home Aprenda Você já conhece os 7 tipos de placas de Drywall?

Você já conhece os 7 tipos de placas de Drywall?

Você sabia que existem vários tipos de placa para drywall? Conheça todos

Drywall

O Drywall é um sistema estruturado com placas de gesso acartonado e perfis em aço galvanizado. Estas placas de gesso são encontradas em diferentes tipos, funções e cores diferenciadas. Conheça os modelos de placas e as suas informações.

Você já conhece os 7 tipos de placas de Drywall?

Você sabia que existem vários tipos de chapas de Drywall? Elas possuem funcionalidades especificas e cores diferenciadas. Aqui você vai conhecer 07 modelos de placas para te ajudar na melhor escolha para sua obra!

Conheça a composição do Drywall

O sistema de paredes em Drywall é formado por uma estrutura em perfis de aço galvanizado com fechamentos em placas de gesso acartonado. Neste sistema também pode ser utilizado manta termoacústica para potencializar as propriedades de isolamento térmico e acústico do Drywall.

As placas de gesso acartonado são painéis formados por sulfato de cálcio hidratado (gesso) com ou sem aditivos pressionado com papel cartão duplex.

A construção em Drywall é bem mais vantajosa que o sistema de construção de paredes em alvenaria, ela possui resistência ao fogo, baixa absorção, isolamento acústico e resistência ao impacto. Em virtude de seu peso ser menor, ele reduz a carga total da estrutura e fundação da edificação.

Visto que o Drywall é um sistema industrializado a execução tem o tempo reduzido, os custos com mão de obra também são menores. Você pode comprar os materiais para Drywall em nosso site sem sair da comodidade de sua casa.


07 tipos de placas de Drywall

Para o fechamento do sistema Drywall existem diversos modelos de placas para diferentes ambientes e funções.

Visto que as placas de gesso mais usadas no Drywall são as placas de gesso acartonado ST, a placa RU e a RF, mas também existe a placa Performa, a placa Hábito e para o forro a placa Lev.

1.Placa de Drywall Standard (ST)

placa de drywall

A placa ST é a mais utilizada, ela é conhecida como placa branca e é indicada para instalação em ambientes internos e secos.

 Sua espessura varia de 6mm (para forro); 12,5mm e de 15mm e as medidas mais usadas são de 1200x1800mm e de 1200x2400mm.

2. Placa de Drywall para áreas úmidas (RU)

placa de drywall

Mais conhecida como placa verde, a placa RU possui resistência à umidade. 

Esta chapa de drywall é usada para ambientes sujeitos à ação da umidade por tempo limitado e de forma intermitente, como cozinhas, banheiros, lavabos e área de serviço. Sua espessura é de 12,5mm ou de 15mm e as medidas mais usadas são de 1200x1800mm e de 1200x2400mm.

3. Placa de Drywall com resistência ao fogo (RF)

placa de drywallAs placas RF são conhecidas por placas rosas, conferem proteção a incêndios, além disso são excelentes para áreas com exigência de requisitos normativos como saídas de emergência, escadas enclausuradas e paredes com partimentação. Sua espessura é de 12,5mm ou de 15mm e as medidas mais usadas são de 1200x1800mm e de 1200x2400mm.

4. Placa Performa

A placa performa possui resistência a impacto, tecnologia que une desempenho acústico, resistência ao impacto e suporte para fixação de cargas. Sua espessura é de 12,5mm as medidas são de 1200x1800mm.placa de drywall

Seu uso é interno em áreas secas,  as placas de drywall podem ser usadas em paredes, forros e divisórias. Suas principais vantagens são:

Reduzir o ruído em até 50%, ganhando mais de 3dB na substituição as placas convencionais;

50% mais resistentes ao impacto em comparação as placas convencionais;

Suporta até 50kg diretamente na placa, dispensando o uso de reforços;

Possui facilidade de instalação;

5. Placa Habito

É uma placa com desempenho superior em relação a resistência ao impacto. Uso interno em áreas secas e pode ser usado em paredes, forros e divisórias.

placa de drywall

A placa desmistifica a ideia de fragilidade nas paredes de Drywall, ela traz liberdade à obra e permite fixação de objetos pesados como televisores e ar condicionado. Sua espessura é de 12,5mm as medidas são de 1200x2000mm.

Possui vantagens como:

A placa Habito reduz em 50% os ruídos internos, o ganho de isolamento acústico é de 3dB em comparação as placas convencionais.

Ela suporta até 35kg de carga de cisalhamento (carga aplicada tangencialmente à superfície) com a colocação de um parafuso direto na placa, sem bucha. Sem reforço e com bucha é possível fixar até 100kg diretamente na placa, considerando a carga de cisalhamento.

Sua resistência é de 9 maior do que as placas convencionais, não sofrendo deformação, rachadura e fissuras facilmente.

6. Placa Lev

A placa LEV é uma placa rígida e leve desenvolvida para forros de áreas internas e secas. Sua espessura é de 12,5mm, e o tamanho mais usado é de 1200x1800mm.

placa de drywall

Seu peso é de 10% a menos que as placas padrão para forro;

Permite acabamento mais preciso, pois como suas bordas são mais rígidas é possível um melhor tratamento de juntas e pintura;

Solta menos gesso no corte das placas e na fixação dos parafusos, gerando menos pó na obra;

7. Placa Glasroc X

A placa Glasroc X é uma placa de gesso revestida nas duas faces com véu de vidro e aditivos, sendo indicado para uso geral, para todos os tipos de construção, uso externo e também interno.

placa de drywall

 Possui excelente resistência contra intempéries e melhor desempenho em relação a fungos.

Suas vantagens estão em:

  Facilidade de manipulação e no corte;

  Resistência contra intempéries;

  Grande resistência a fungos e mofo;

  Resistência a impactos;

  Menor probabilidade de trincas ou fissuras;

  Incombustível;

  Flexibilidade se adaptando a qualquer projeto;

  Facilidade de instalação;

Portanto, o Drywall é um material industrializado que possibilita a construção de paredes e forros com excelência de qualidade. 

Você sabe como é realizada a instalação das paredes em Drywall? Conheça como ela é realizada em nossa matéria: instalação das paredes em drywall em 10 etapas.

As placas de gesso utilizadas podem variar conforme ambientes e funções.

Consequentemente pode ser escolhida a opção mais viável para sua obra, dentre as opções de placa de gesso ST, RU, RF, Performa, Habito, Lev e Glasroc X. Além da escolha da placa ideal, também é necessário uma atenção na escolha dos parafusos, perfis, tipo de fita e massa.

O Drywall é a opção com maior rapidez na instalação, leveza, versatilidade e diminuição de resíduos sendo a melhor opção para obra.

 A eficiência do sistema e rapidez com qualidade na obra fazem do Drywall um diferencial em materiais para fechamentos com alta qualidade. Adquira os materiais de drywall em nossas lojas, ou se preferir pode comprar em nosso e-commerce de forma online, sem sair de sua casa. Tem dúvidas? Pode chamar nossa equipe de atendimento no whatsapp que vamos te ajudar!

Você pode gostar