Home Aprenda Isolamento e Tratamento Acústico: Entenda a diferença

Isolamento e Tratamento Acústico: Entenda a diferença

Você conhece a diferença entre Isolamento e Tratamento acústico? Sim eles são diferentes, acompanhe nossa matéria e conheça as principais diferenças entre eles e os materiais que podem ser utilizados.

Isolamento e Tratamento Acústico: Entenda a diferença

O som quando excessivo passa a ser um ruído e afeta o corpo e a mente, assim impactando também nas atividades cotidianas.

 O isolamento e tratamento acústico melhoram a qualidade de vida e o conforto num ambiente de ruído excessivo. Mas nem todos sabem a diferença entre isolar e tratar acusticamente.

O que é Isolamento Acústico?

Na maioria dos projetos e especificações de construções, o isolamento acústico passa despercebido, mas ele é primordial para uma edificação de qualidade. Ele tem como objetivo barrar a entrada e/ou saída dos ruídos entre cômodos de um local ou ruídos externos.

tratamento acustico

Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado tem o desempenho acústico superior em até 7dB perto de uma parede de alvenaria de mesma espessura.

Porém, ainda é possível utilizar manta termoacústica no interior das paredes o que aumenta consideravelmente o desempenho das obras realizadas com Light Steel Framing deixando-a com uma acústica várias vezes superior a uma parede construída em alvenaria, sem a necessidade de aumentar o seu peso e espessura.

O isolamento acústico pode ser realizado através da utilização de um material de alta densidade, uma vez que o peso dificulta a vibração, ou seja, a propagação do som.

Também se tem a utilização de um conjunto chamado massa-mola-massa, onde a descontinuidade dos meios é responsável pela atenuação das ondas sonoras, em que o isolante acústico é inserido entre as placas de OSB e os perfis de aço.

O que é Tratamento Acústico?

Locais com tratamento acústico adequado diminuem o stress, aumentam a concentração e criatividade, proporcionam maior qualidade de vida e conforto nos ambientes.

O custo de soluções corretivas é sempre maior do que se fossem planejadas durante projeto, então o ideal é sempre sejam analisadas as opções já na fase de planejamento.

O tratamento acústico é o tratamento do som dentro de um ambiente, aumentando o conforto sonoro, que podem ser realizados até em cantos da sala, escritório ou comércio.

 Normalmente através do condicionamento as reverberações excessivas do som (sons semelhantes ao eco) são amenizadas.TRATAMENTO ACUSTICO

Esse procedimento inclui ações como a utilização de materiais em posições estratégicas e especificas para um determinado espaço.

O uso desses materiais que possuem a capacidade de absorção sonora resulta na redução do nível de ruído interno, maior clareza, audibilidade (poder escutar bem) e inteligibilidade (entender o que está sendo dito).

Os materiais absorvedores fazem com que as superfícies tratadas com estes materiais apresentem uma redução da energia sonora que é refletida.

Esses materiais devem ser porosos ou fibrosos, assim permitem que o som passe pela sua estrutura e por atrito seja dissipado, que podem ser fibras ou lã minerais, espumas técnicas, painéis, dentre outros.

Estes materiais podem ser aplicados em quaisquer superfícies e locais, como escritórios, teatros, estúdios e salas de aula.

Quais são os materiais usados para Isolamento e tratamento acústico?

A escolha dos materiais depende de diferentes fatores, mas principalmente da necessidade dos proprietários e qual tipo de som deseja evitar. Dentre tantas opções podemos destacar:

1.Lã de Vidro

tratamento acustico A lã de vidro é constituída por feltro de lã de vidro fabricado a partir de sílica e sódio, aglomerados por resina sintética. É comumente usado no interior de paredes ou sobre forros, sua função é isolar os ruídos entre os ambientes internos e unidades residenciais como casas e apartamentos. Conheça mais sobre a lã de vidro: o que é, usos e vantagens

2.Lã de Pet

A lã de Pet é produzida com base na lã de garrafa Pet, matéria prima 100% reciclável, antialérgica, não prolifera bactérias e mofo, não retém umidade e é atóxica. Ela reduz a transmissão sonora que se propaga através das paredes por meio de vibrações, potencializando e melhorando ao desempenho acústico doa ambientes internos.

3.Lã de Rocha

A lã de rocha é um excelente isolante térmico e acústico, tem uma ótima absorção acústica nas médias e altas frequências. é composto por longas fibras isolantes minerais (rocha) entrelaçadas e aglutinadas com resinas especiais. É muito utilizado como miolo, dentro de paredes e divisórias para melhorar o desempenho acústico do ambiente.

4.Esquadrias de PVC

A maleabilidade do PVC permite que a indústria tenha liberdade no desenho dos perfis, permitindo criar um design totalmente estanque, atendendo a grandes vãos, com ótima isolação e reduzindo ruídos de até 45dB. As esquadrias de PVC são a melhor escolha de esquadrias acústicas e de qualidade para sua obra.

5.Forro

Os forros acústicos existem de variados tipos e com desempenho extraordinário como:

tratamento acustico

  •  Forro Mineral: Produzidos em pura fibra mineral branca biossolúvel com compostos naturais livres de formaldeído. São resistentes a fungos e bactérias e equalizam o ambiente controlando a reverberação; Conheça as 20 vantagens do forro mineral em nosso blog.
  •  Forro de lã de vidro: Os forros modulares são compostos por lã de vidro com uma camada de acabamento na parte inferior, sendo uma película de PVC ou mesmo um véu de vidro. A absorção sonora e resistividade térmica destes forros garantem performance térmica e acústica nos ambientes. Eles equalizam o ambiente com o controle da reverberação;
  •  Rigitone e Gyptone: Forro de gesso perfurado com função de absorção do som no ambiente e estruturado com perfis em aço galvanizado. Possui alta tecnologia em absorção e reflexão do som ambiente;
  •  Smart Clean: Os forros Smart Clean são placas de drywall com uma película rígida de PVC, contendo em seu verso uma película aluminizada.

6.Pisos Vinílicos

O piso vinílico diminui a reverberação das ondas sonoras, diminuindo a propagação do som. Ele é bastante usado em home theater, isola sons de sapatos e ruídos de patas de animais domésticos entre andares de apartamentos evitando que os ruídos cheguem no andar inferior.

O piso vinílico abafa sons em áreas comerciais. Em academias ele ajuda as ondas sonoras não se propagarem, formando barreiras sonoras dentro do ambiente. Em hospitais e consultórios ele evita o som de sapatos, televisores, conversas, rodas de macas e cadeiras de rodas.

No ambiente escolar o piso vinílico não deixa que os ruídos e ecos da sala se propaguem pela escola, se for um edifício, ele permite que os sons e ruídos não se propaguem para os andares inferiores (arrastar de cadeiras, sons de sapatos, músicas, conversas).

Conheça a matéria de nosso blog e confira as 10 vantagens que o piso vinílico garante.

   7. Carpete

Carpetes são uma excelente opção para quem busca conforto térmico e acústico aliados a design e sofisticação. Os sons de impacto como tic-toc de sapatos, quedas de objetos, móveis sendo arrastados são reduzidos devido os ruídos serem absorvidos pelo carpete.

Sua capacidade de absorver sons (músicas e vozes) é de até 10 vezes mais que outros revestimentos, ele garante um ambiente com som equilibrado e harmonizado.

É um ótimo material para ser usado em residenciais, ambientes corporativos, salas de reuniões, áreas de home theaters, além de ajudar na acústica eles também são antialérgicos e com grande variedade de cores e modelos.

   8. Nexacustic e Nexalux

tratamento acustico

A Linha Nexacustic une a elegância e nobreza da madeira ao desempenho acústico, com a equalização do ambiente, compondo uma ampla gama de forros e revestimentos com diferentes modelos de frisos e perfurações.

A linha de produtos atende diversas necessidades em projetos: com painéis, revestimentos e forros.

Os painéis acústicos Nexalux podem ser aplicados em tetos ou paredes, oferecendo elegância e conforto acústico para ambientes, como salas de conferência, auditórios, escritórios, restaurantes, edifícios comerciais, institutos de ensino, entre outros.

   9. Sonare

Os painéis Sonare são revestimento para paredes que melhoram a inteligibilidade do som reduzindo a sensação de “eco” no ambiente. Ideais para quem procura flexibilidade de projeto e personalização de ambientes.

Reduzem os efeitos da reverberação sonora, minimizando a propagação de ruídos e proporcionando maior conforto aos usuários. Fabricados em lã de vidro, são comprovadamente sustentáveis e seguros ao fogo.

  10. Sonex Iltec

A linha de forros OWA Sonex Illtec apresenta elevada absorção sonora (NRC). tratamento acusticoDistribuída na quantidade correta em teto ou paredes, elimina boa parcela do som refletido pelas superfícies, reduzindo o nível de ruído ambiente e promovendo condições de trabalho e comunicação adequadas.

A linha é composta por placas acústicas, painéis Baffles e Nuvens Acústicas, disponíveis em diversas cores, modulações e formatos geométricos. As espumas acústicas são muito utilizadas em armadilhas de graves de estúdios.

As espumas acústicas também são muito utilizadas em armadilhas de graves de estúdios, além das espumas ajudarem nas frequências médias e baixas dos estúdios musicais.

11.Optima Piso

É uma solução especialmente desenvolvida para tratar ruídos de impacto gerados no pavimento de um ambiente e transmitidos a outros através das estruturas das edificações.

Indicados para qualquer edificação que precise tratar o ruído de impacto propagado entre andares, é usado entre laje e contrapiso.

12.Isosound

É um painel rígido composto por lã de vidro aglomerada com resinas sintéticas revestido em uma ou ambas as faces com véu de vidro, tecido de vidro.

Eles proporcionam conforto acústico para ambientes que precisam de alta absorção de ruídos.

tratamento acustico 13.Fiberwood

É um painel de fibra de madeira mineralizada (wood wool) que oferece ótima performance acústica, segurança ao fogo, ação bacteriostática e fungistática, resistência à umidade e elevada durabilidade.

Ele apresenta elevada absorção sonora contribuindo para a redução de ruído e conforto acústico dos mais variados ambientes.

14.Facefelt

É composto por lã de vidro aglomerado por resinas sintéticas, revestido em sua face interna com laminado branco e fios de reforço.

 É um isolamento para coberturas de pavimentos únicos com grande metragem, ele auxilia no controle da reverberação de ruídos principalmente em grandes áreas gerando excelente performance acústica.

Existem variadas opções de produtos para isolamento e tratamento acústico. Eles podem ser incorporados e adaptados ao projeto de forma harmoniosa. Venha até nossas lojas e conheça de pertinho todos os produtos para a acústica de seu projeto.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar