Início » Como especificar piso vinílico nos projetos?

Como especificar piso vinílico nos projetos?

Acerte na escolha do piso vinílico ideal para o projeto do seu cliente! Confira quais informações são necessárias para a escolha correta.

Arquitetos e Designers de interiores muitas vezes possuem dúvidas em relação a escolha do melhor piso vinílico para seus projetos. O piso vinílico é o piso mais usado em obras que desejam o conforto e eficiência, ele é utilizado principalmente em residências e comércios, mas seu uso em obras hospitalares, educacionais e industriais tem se mostrado grandioso.

O que é Piso Vinílico?

O Piso Vinílico é um piso conhecido por seu conforto, ele é fabricado a partir de uma mistura de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. O PVC é o material principal e é responsável pela durabilidade e resistência a umidade do piso. As cargas minerais e os plastificantes são adicionados para melhorar as propriedades mecânicas do piso, enquanto os pigmentos e aditivos são utilizados para dar cor e textura ao revestimento.

Mas, como especificar o modelo de Piso Vinílico correto?

Os Pisos Vinílicos possuem diferenças entre si, não somente com respeito ao formato, cores e forma de instalação, mas, aos dados técnicos de cada modelo.

Primeiramente é importante definir para qual segmente seria o piso, para após escolher sua espessura, capa de uso, formato, tamanho e textura.

Qual o Piso Vinílico mais utilizado?

Para pisos residenciais as opções disponíveis são enormes, mas os mais utilizados ainda são os modelos convencionais de piso em réguas e na cor amadeirada no sistema de instalação colado.  Mas fora os pisos em réguas também podem ser opções de utilização os pisos em manta, placa e Paviflex.

Já para hospitais e áreas de saúde é muito comum a utilização de Piso Vinílico em manta, que cobre grandes áreas, possui resistência, é um piso monolítico com quantidade reduzida de juntas, o que facilita a limpeza e reduz a proliferação de bactérias. O Piso Vinílico em manta da Tarkett atende as recomendações da RDC50 da Anvisa para áreas críticas e semicríticas.

Para áreas comerciais as opções mais utilizadas são em régua e em placas, mas os pisos em manta e paviflex também podem ser instalados nestas áreas.  Uma grande solução para poupar tempo com a obra é a instalação do piso clicado que agiliza a instalação do piso, adiantando a data de abertura do comércio.

Para áreas de escritórios e outros locais que precisam utilizar pisos elevados, o piso da linha Square da Tarkett é o material ideal, ele proporciona funcionalidade e praticidade para ambientes corporativos.

Para áreas esportivas como quadras de esporte e academias o piso utilizado deve proporcionar segurança e proteção anti-impacto como a linha de Pisos Vinílicos Omnisports.

Para áreas educacionais, corporativas, hotelaria, industriais e demais áreas que precisam de facilidade de limpeza, durabilidade e conforto termoacústico o Piso Vinílico também faz a diferença no projeto.

Mas, para a especificação correta de cada piso é necessário conhecer a classificação de uso antes da escolha.

Classificação de uso dos Pisos Vinílicos

Os Pisos Vinílicos possuem diferenças entre si não só pelos modelos, cores e formatos, mas também por sua capa de uso. Conforme as características de uso e de trafego são especificados os pisos ideais para o local, por exemplo para uma área com médio e alto tráfego precisamos escolher uma opção que atenda esta demanda, e assim irá garantir maior resistência e durabilidade do piso.

Os Pisos Vinílicos possuem diferenças nas espessuras de capas de uso, que é uma camada de poliuretano (PU) aplicada na superfície dos Pisos Vinílicos. Assim é de extrema importância analisar o tráfego e as características do local para especificar o piso vinílico ideal, por exemplo em ambientes com mais movimento precisam de uma capa de uso com espessura maior.

Por exemplo um piso heterogêneo com espessura de 5mm e capa de uso de 0,7 mm possui mesma resistência que um piso de 2mm de espessura e capa de uso de 0,7mm, pois os dois pisos possuem a mesma classificação de uso, e podem ser usados para locais com o mesmo trafego.

A norma brasileira NBR 14.917 determina a classificação dos produtos de acordo com as suas características de resistência à abrasão (T, P, M ou F) e espessura da capa de uso.

Classificação por intensidade de uso dos pisos heterogêneos compactos:

Classificação por intensidade de uso dos pisos vinilicos heterogêneos compactos

A especificação adequada garante que os pisos tenham durabilidade nas áreas onde estão instalados

Como especificar piso vinílico

A espessura da capa de uso deve ser a recomendada para a classificação desejada, pois uma espessura inferior pode ocasionar o desgaste do piso.

Tipos de Pisos

Piso Vinílico LVT (Luxury Vinyl Tile) são pisos heterogêneos, ou seja, ele possui várias camadas, eles podem ser clicados (de encaixe), colados ou autoportantes.  As estampas nos pisos LVT possuem alta resolução e riqueza de detalhes que são impressos em filme de PVC. Os pisos Tarkett possuem proteção extra contra raios UV, o extreme Pretection que também proporciona uma facilidade de limpeza de até 7 vezes maior se comprado a um LVT comum.

O Piso Vinílico Paviflex natural, é um piso que possui em sua composição plastificantes biodegradáveis a base de óleo de soja, é fabricado com cerca de 95% de matérias primas naturais. Duas coleções estão disponíveis, a Thru e a Fit, com uma variedade de cores e dimensões ele também está disponível nas espessuras de 2,0mm e de 3,2mm.

O Piso Vinílico em manta comerciais podem ser encontradas nas opções de mantas homogêneas (uniforme com uma única camada) e heterogêneas (múltiplas camadas). Já as mantas residenciais possuem composição Heterogêneas somente.

As mantas propiciam maior higienização pois possuem um número reduzido de juntas, e as juntas são seladas com cordão de solda. Assim o piso fica sem frestas ou rejuntes que acumulam sujeira, também proporcionam um aspecto monolítico ao ambiente. Os Pisos Vinílicos em mantas da Tarkett possuem baixo índice de emissão de Compostos Orgânicos Voláteis e não possuem ftalatos (compostos químicos) sendo seguras para ambientes como hospitais escolas e áreas de saúde.

Piso Vinílico em manta permitem recortes criando paginações únicas e diferenciadas conforme especificado em projeto.

Piso Vinílico na versão colada é o mais tradicional e mais utilizado, por isso está disponível no mercado um maior número de modelos, cores e texturas. Mas o modelo clicado, com sistema de encaixe “macho-fêmea” possibilita uma instalação sem o adesivo, pois ele funciona como um quebra cabeça.

Texturas

Os Pisos Vinílicos possuem paletas de cores incríveis, trazendo modernidade e sofisticação aos projetos, além dos clássicos amadeirados com texturas dos veios da madeira, também os pisos similares ao concreto, granilite, ladrilho hidráulico e outras opções para uma composição única e que combinam com todos os estilos de projetos.

Os Pisos Vinílicos são flexíveis, com ótimo desempenho termoacústico e com a especificação correta contam com a melhor performance e durabilidade. Na Espaço Smart você encontra toda a linha de Pisos Vinílicos, acesse nosso site e conheça nossos modelos a pronta entrega, ficou alguma dúvida com relação ao piso vinílico? Visite uma de nossas lojas físicas que nossa equipe está pronta para lhe atender, ou se preferir um atendimento online você pode conversar com nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Facebook
Instagram
Pinterest
Linkedin
Youtube
Email
Whatsapp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você pode gostar