Home Aprenda Como fazer manutenção em Steel Frame?

Como fazer manutenção em Steel Frame?

Acompanhe como a manutenção no sistema é fácil, rápida e limpa!

Quem nunca se perguntou como são realizadas as manutenções em construções de Steel Frame? Essa é uma dúvida bastante comum, mas vamos explicar aqui para você! Confira!

Como fazer manutenção em construções de Steel Frame?

Seu principal diferencial em relação aos outros métodos construtivos  da construção civil são a fidelidade ao orçamento, conforto, rapidez e facilidade de manutenção. 

No entanto, apesar de ser um modelo construtivo bastante simples, é importante que seja realizada a manutenção quando houver necessidade para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar problemas futuros. Neste post, vamos explicar como deve ser feita a manutenção do sistema construtivo Steel Frame. Fique ligado!

O Sistema

É  um sistema modular e de fácil manuseio composto por perfis leves de aço galvanizado (guias e montantes), os quais geralmente são espaçados entre 400 mm ou 600 mm, dependendo do dimensionamento e esforços solicitantes.

Todos os materiais utilizados são industrializados, proporcionando à obra rapidez, organização e etapas de serviços bem definidos. 

manutenção em steel frame

O sistema de construção a seco, em especial o Steel Frame apresenta diversas vantagens, além disso,  seus perfis de aço galvanizado são leves e duráveis.

Manutenções

Todos os tipos de edificações devem considerar as manutenções periódicas para que a estrutura obtenha uma vida útil prolongada. As construções metálicas não são diferentes, necessitando de cuidados em sua manutenção.

O processo de manutenção no Steel Frame podem ser preventivas ou corretivas. As preventivas têm como objetivo evitar danos à estrutura e aumentar sua vida útil, já as corretivas são necessárias quando houver problemas na estrutura. Mas, se sua obra for realizada conforme o projeto e com mão de obra especializada você não terá problemas para corrigir em sua construção.

Aço

Se surgir a necessidade de alterar a estrutura da modulação das paredes, é importante que um profissional avalie a alteração para que ela não prejudique a estrutura existente.

Pois, não devem ser cortados ou retirados perfis dos seguimentos, ou dos componentes dos painéis de paredes, coberturas ou lajes sem examinar se a falta deles poderá comprometer as estruturas de aço.

Quando houver a necessidade de realizar manutenções nas instalações, recomenda-se utilizar os furos de serviço existentes no montante. Caso haja a necessidade de executar mais aberturas, deve-se seguir a recomendação com base na norma ABNT 15253 que considera a distância entre furos de no mínimo 600 mm.

O espaço entre a extremidade do perfil e o centro do primeiro furo deve ser maior que 300 mm. Já a distância entre a extremidade de uma abertura e a face lateral do apoio da viga deve ser de no mínimo 250 mm. Caso sejam feitas aberturas maiores que as recomendadas desde que sejam realizados reforços nestas aberturas.

Placas

Em casos como vazamentos, problemas elétricos, entupimentos ou outras adversidades, no Light Steel Frame é fácil e rápido realizar estas manutenções. Como as paredes do sistema são ocas, é muito mais simples de trabalhar, relocando as tubulações ou instalando novas.

Para iniciar os reparos nas paredes e forros, basta retirar a placa de fechamento ou recortar as placas que estão instaladas. Após realizar o trabalho na manutenção necessária, elas podem ser trocadas por chapas novas ou simplesmente encaixando um pedaço de placa no local recortado, que pode ser o mesmo pedaço que foi cortado se ele estiver em perfeitas condições de uso.

Manutenção steel frame

Caso este pedaço recortado não seja utilizado neste reparo ele pode ser guardado para futura utilização em manutenções, reaproveitando os materiais e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Como as obras de alvenaria, as obras em Steel Framing precisam de reparos ao longo de sua vida útil. Mas como a estrutura é modular e os materiais industrializados, a instalação é rápida e fácil, além disso, não faz sujeira e seus materiais podem ser reciclados e reaproveitados.

Manutenção Preventiva

A limpeza das fachadas pode ser feita anualmente ou quando houver necessidade. Para a limpeza podem ser utilizados a água, produtos neutros e esponja ou escova de cerdas macias. Não é recomendado a utilização de lavadoras de alta pressão e objetos cortantes, pois podem danificar o tratamento de juntas entre as placas.

O tratamento de juntas é muito resistente e dura muito tempo. Mas é indicado sempre verificar se não está ocorrendo fissuras no tratamento de juntas das placas ou outros problemas no acabamento das paredes. Caso isto ocorra é necessário que um profissional avalie a necessidade de reparos.

Materiais para criar estruturas de alto desempenho é nossa especialidade! Aqui na Espaço Smart você encontra todos os materiais necessários para a construção em Steel Framing. Além de diversas opções de piso vinílico, revestimentos, telha shingle, dentre outros produtos de qualidade e eficiência.

Você pode comprar diretamente em nossas lojas físicas ou se preferir pode adquirir nossos produtos de forma online em nosso e-commerce, o processo é rápido e seguro! A Espaço Smart fornece as melhores opções para a residência dos seus sonhos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Você pode gostar